• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda nos cabos/esquema/ligação da ADSL ???

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
A ver vamos se montam alguma coisa... ! 1.º porque é assim no site da Vodafone está assim:


A adesão a qualquer serviço Vodafone Tv Net Voz implica um período contratual minimo de 24 meses. Caso o cliente prescinda da campanha de angariação (inclui oferta da instalação e activação) o período é de 12 meses.
A instalação €80 e Activação €20 são gratuitas.

Portanto se não houve instalação pois já estava feita não acho justo ter de "pagar" esses 80€ pago então mais 20€ pela activação essa sim foi feita e fico com um contrato de apenas 12 meses assim já acho justo...

Dizes para não me preocupar pois esse cabo preto é o usado na rua antes ainda de existir ADSL... então isso quer dizer que esse cabo preto é o mais antigo de todos certo???? isso vai significar que terei de levar com a detioração do cobre ao longo de todos estes anos... ou seja isso irá traduzir-se em velocidades piores certo??? Se não atingir pelo menos 18Mb não vou querer o serviço.... pois tive a ler e como estou muito perto do DSLAM (cerca de 100mts em linha reta e talvez uns 250mts de cobre 300mts no máximo dos máximos...) tenho obrigatoriamente de ter boas velocidades... se não tiver alego insatisfação do serviço.....
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Amigo as ofertas da PT, Zon, Vodafone e outras que tais valem o que valem...

Não compete a nenhum deste operadores assegurarem que toda a cablagem existente dentro do prédio (condomínio e proprietários das respectivas frações) estejam nas perfeitas condições. Dentro do edifício compete aos proprietários cuidar da sua instalação.

Este sinal que irás receber provem de um central da PT que só estará obrigada a assegurar a qualidade do cabo até à primeira caixa de entrada no edifício... julgo que isto é uma "situação justa".

Toda a rede de cobre (telefone/ADSL) exterior é feita com esse cabo preto... basta observar os postes da PT. Não sei se onde moras a cablagem é subterrânea. Esse cabo preto deixou de ser usado dentro das colunas dos prédios, sendo substituído pelo cabo de rede, a partir de uma determinada altura (entre 15 a 20 anos). Ou seja, o cabo preto vai até à caixa de entrada do edifício e daí passa ao cabo de rede, nas edificações posteriores à data da entrada do regulamento RITA... possivelmente alguém por aqui te possa explicar melhor datas e/ou procedimentos.

O cabo preto, estando em bom estado, não é pior que o cabo de rede... nem poderia ser senão tinham que mudar toda a cablagem exterior!

Quanto à velocidade de ADSL: a minha é até 24mb e tomara eu ter sempre os meus 2mb estáveis! Possivelmente "prometeram" contratualmente uma velocidade até x... coloca a box a abrir um canal HD e depois vai ao PC verificar a velocidade que te resta...

Já agora, só tens um televisor? Se não, a que vais sintonizar os restantes?
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Amigo as ofertas da PT, Zon, Vodafone e outras que tais valem o que valem...

Não compete a nenhum deste operadores assegurarem que toda a cablagem existente dentro do prédio (condomínio e proprietários das respectivas frações) estejam nas perfeitas condições. Dentro do edifício compete aos proprietários cuidar da sua instalação.

Este sinal que irás receber provem de um central da PT que só estará obrigada a assegurar a qualidade do cabo até à primeira caixa de entrada no edifício... julgo que isto é uma "situação justa".

Toda a rede de cobre (telefone/ADSL) exterior é feita com esse cabo preto... basta observar os postes da PT. Não sei se onde moras a cablagem é subterrânea. Esse cabo preto deixou de ser usado dentro das colunas dos prédios, sendo substituído pelo cabo de rede, a partir de uma determinada altura (entre 15 a 20 anos). Ou seja, o cabo preto vai até à caixa de entrada do edifício e daí passa ao cabo de rede, nas edificações posteriores à data da entrada do regulamento RITA... possivelmente alguém por aqui te possa explicar melhor datas e/ou procedimentos.

O cabo preto, estando em bom estado, não é pior que o cabo de rede... nem poderia ser senão tinham que mudar toda a cablagem exterior!

Quanto à velocidade de ADSL: a minha é até 24mb e tomara eu ter sempre os meus 2mb estáveis! Possivelmente "prometeram" contratualmente uma velocidade até x... coloca a box a abrir um canal HD e depois vai ao PC verificar a velocidade que te resta...

Já agora, só tens um televisor? Se não, a que vais sintonizar os restantes?

Sim será justo que eles apenas garantam a boa qualidade do serviço até a caixa na entrada do prédio, neste meu caso concreto ESSA CAIXA não existe, logo a 1.ª caixa será e é a aquela que se vê nas imagens já no meu apartamento, ou seja vem directo da rua para o meu apartamento, se fosse da minha responsabilidade tudo bem, eu trocava o cabo a minha conta até a entrada do prédio mas ai já levaria uma emenda o que também não acho interessante... Se este cabo não é pior que o outro pronto isso desconheço e acredito no que me disse, mas interrogo-me se é um cabo com 15 ou 20 anos não deveria de ser substituído??? não estará já demasiado detiorizado??? isso nem deveria ser uma questão, o Própria PT deveria de assegurar a troca dos cabos com mais do que X de anos, para continuar a assegurar um bom serviço ao cliente... Mas como o serviço não é para eles, é para a Vodafone explorar...
Digo isto porque tenho um vizinho 2 prédios ao lado, (cerca de 50mts de mim) mais afastado da DSLAM, que é cliente Sapo, tendo apenas internet e telefone, (de salientar que não estamos em zona sapo) e ele tem nos testes 19Mbs... O que até acho razoável... Mas lá está é cliente PT e foi a PT a montar a linha e com certeza que mandam os homens da ECF fazer tudo como deve ser se não.... Já o quanto as linhas para alugar a outros isp's.... também percebo, que não interesse a PT que eu fique satisfeito com a Vodafone.... Pois assim perderiam todos os clientes... Interessa-lhes sim que eu fique insatisfeito com o serviço dos outros Isp's e se for o serviço deles já fazem tudo as mil maravilhas... Compreendes onde quero chegar???????

PS: quando aderi a Vodafone (comercial a porta) Fiz questão de lhe perguntar que velocidade supostamente seria suposto de obter aqui na minha casa, ele disse não saber ligou a um superior dele, que também desconhecia (ouvi a conversa em mãos livre) que ficou de ligar para um técnico que saberia dar a resposta.. minutos depois retorna a chamada com a informação dada pelo técnico de que teria o mínimo garantido de 17mb..... Portanto só aderi com certezas do que estava a fazer... Não me parece que esteja a exigir o impossível com os 18Mb... Mas pronto poderei aceitar os 17mb ditos pelo técnico nunca menos....
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O facto de existirem linhas da PT a serem utilizadas por outros operadores é uma "imposição" para existir concorrência. Se o teu vizinho tem 19 mb então também deverás ter. Como eu te disse, ninguém quer arriscar a mudar cablagem dentro de condutas velhas com medo de algo correr mal...

As linhas exteriores são mudadas quando existe uma deterioração visível, quando são roubadas ou quando se partem devido a vários fenómenos...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
DCautosport, tenho estado a acompanhar o tópico mas só resolvi intervir agora porque parece-me serem precisos alguns esclarecimentos:

O pessoal que foi aí fazer a ligação trabalha para a PT porque, não existindo ligação anterior activa, a linha é dada como desmontada e só o pessoal da PT é que pode fazer a montagem da linha no exterior, já que a Vodafone não tem rede de par de cobre própria. Por isso é que os tipos da ECF te disseram que o trabalho deles era só até ali. Agora, com a linha activa, o pessoal da Vodafone já pode instalar o equipamento dentro de casa.
Não te preocupes se eles deixarem o modem router ao pé da tomada de telefone. Pelo que tenho visto ultimamente, eles estão a utilizar PLC´s para evitar andar a fazer furos e a meter cabo de rede por fora, portanto quanto menos cabo de telefone tiveres até ao modem, melhor.
Eu se fosse a ti não optava pelos 12 meses, já que não pagas a instalação nem a activação se optares pelos 24 meses. Poupas 100€ e ainda tens mais um ano com a prestação a metade do preço.

DX2
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
O facto de existirem linhas da PT a serem utilizadas por outros operadores é uma "imposição" para existir concorrência. Se o teu vizinho tem 19 mb então também deverás ter. Como eu te disse, ninguém quer arriscar a mudar cablagem dentro de condutas velhas com medo de algo correr mal...

As linhas exteriores são mudadas quando existe uma deterioração visível, quando são roubadas ou quando se partem devido a vários fenómenos...

Queres ver que tenho de ser um fenómeno para me mudarem a linha.. lol lol

A ver vamos se tenho essa velocidade.... estou a espera do técnico da Vodafone... depois postarei o trabalho sinal de como ficou e de como esta e velocidade ou então não... lol se não montarem... depende dos testes que o técnico da Vodafone, alias depende dos resultados desses testes....
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
DCautosport, tenho estado a acompanhar o tópico mas só resolvi intervir agora porque parece-me serem precisos alguns esclarecimentos:

O pessoal que foi aí fazer a ligação trabalha para a PT porque, não existindo ligação anterior activa, a linha é dada como desmontada e só o pessoal da PT é que pode fazer a montagem da linha no exterior, já que a Vodafone não tem rede de par de cobre própria. Por isso é que os tipos da ECF te disseram que o trabalho deles era só até ali. Agora, com a linha activa, o pessoal da Vodafone já pode instalar o equipamento dentro de casa.
Não te preocupes se eles deixarem o modem router ao pé da tomada de telefone. Pelo que tenho visto ultimamente, eles estão a utilizar PLC´s para evitar andar a fazer furos e a meter cabo de rede por fora, portanto quanto menos cabo de telefone tiveres até ao modem, melhor.
Eu se fosse a ti não optava pelos 12 meses, já que não pagas a instalação nem a activação se optares pelos 24 meses. Poupas 100€ e ainda tens mais um ano com a prestação a metade do preço.

DX2

Sim a ECF veio cá fazer o serviço da PT mas não trabalham para a PT são Sub contratados... sim eles montaram (Não montarem nada já estava montado) a linha fizeram sim a activação da linha... que como refere e bem estava desligada, agora montar não posso aceitar essa definição do que eles cá vieram fazer visto não terem montado nada no sentido literal da palavra!!! A questão dos 12 meses de contrato prende-se com o facto de SE O HOMEM DA ECF NADA MONTOU, NÃO TENHO NADA QUE PAGAR ESSES 80€ DE MONTAGEM... MAS SIM APENAS OS 20€ DA ACTIVAÇÃO QUE FOI O QUE ELE UNICAMENTE FEZ!!!!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim. Eu só conheço ligação física (cabo de rede).
Não conheces a PLC ou Power Line Communication? É um sistema que usa a rede eléctrica da habitação como meio de comunicação de sinais de rede informática ou de internet entre dois pontos sem ser através do cabo de rede. Faz uma busca por PLC e logo vês o que é.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim a ECF veio cá fazer o serviço da PT mas não trabalham para a PT são Sub contratados... sim eles montaram (Não montarem nada já estava montado) a linha fizeram sim a activação da linha... que como refere e bem estava desligada, agora montar não posso aceitar essa definição do que eles cá vieram fazer visto não terem montado nada no sentido literal da palavra!!! A questão dos 12 meses de contrato prende-se com o facto de SE O HOMEM DA ECF NADA MONTOU, NÃO TENHO NADA QUE PAGAR ESSES 80€ DE MONTAGEM... MAS SIM APENAS OS 20€ DA ACTIVAÇÃO QUE FOI O QUE ELE UNICAMENTE FEZ!!!!
Vamos lá a ver se nos entendemos:
- Montagem, neste caso, é um termo técnico que significa a ligação do par de cobre dum cliente à central do respectivo operador e não a passagem de cabos, ligações ou qualquer outra operação por parte de quem a vai fazer, portanto o que o pessoal da ECF aí foi fazer foi mesmo a montagem da linha. Não tens que aceitar ou deixar de aceitar porque é assim que eles definem o que aí foram fazer.
- Não tens que pagar nada ao pessoal da ECF nem à PT. Esses valores são pagos, ou não, à Vodafone conforme a tua opção de adesão: se optares pelos 12 meses, tens de pagar a instalação e a activação do serviço; se forem os 24 meses, ambos são grátis. Acho que isso está bem claro na informação da campanha de angariação.

DX2
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Vamos lá a ver se nos entendemos:
- Montagem, neste caso, é um termo técnico que significa a ligação do par de cobre dum cliente à central do respectivo operador e não a passagem de cabos, ligações ou qualquer outra operação por parte de quem a vai fazer, portanto o que o pessoal da ECF aí foi fazer foi mesmo a montagem da linha. Não tens que aceitar ou deixar de aceitar porque é assim que eles definem o que aí foram fazer.
- Não tens que pagar nada ao pessoal da ECF nem à PT. Esses valores são pagos, ou não, à Vodafone conforme a tua opção de adesão: se optares pelos 12 meses, tens de pagar a instalação e a activação do serviço; se forem os 24 meses, ambos são grátis. Acho que isso está bem claro na informação da campanha de angariação.

DX2

Então deixa-me perguntar-te o que é a activação (20€) é que a montagem é 80€ e activação são 20€
Já agora vou deixar aqui a definição da palavra montagem para que não digam que tenho de aceitar ou deixar de aceitar seja o que for!!!!

montagem
nome feminino
1. ato ou efeito de montar
2. preparação e disposição de todas as partes de um conjunto para que possa realizar o fim a que se destina; instalação
3. CINEMA seleção e organização das cenas de uma filmagem, ligando-as em sequência
4. TELEVISÃO organização da sequência de apresentação de informações, notícias ou programas
5. (rádio) reunião e ligação conveniente das gravações parcelares, para obter a obra ou emissão acabada
6. operação de técnica de preparação destinada a conservar o objeto em condições de poder ser observado
7. TIPOGRAFIA todas as ações de acerto e separação das cores e colocação das páginas de um texto de acordo com as exigências da dobragem e encadernação
8. secção onde se executam estas ações

(De montar+-agem, ou do francês montage, «idem»)

Portanto se bem entendi ou melhor se bem entendo, na minha casa não foi feita nenhuma montagem!!!!!! Agora a ECF (quem já percebi o pelo menos parece estar a defender) pode-lhe chamar o que quiser, alias os técnicos podem lhes chamar o que quiserem até podem dizer que se chama bacalhau com natas... Agora montagem da linha é que não foi!!!
e se eu quisesse levar esta coisa até outros patamares veríamos quem teria razão na definição da palavra montagem!!!
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Já agora o técnico da Vodafone está cá... super simpático, a explicar tudo como deve ser e com calma... já fez o teste de velocidade... e não é que dá 18mb no router segundo ele não pensava dar tanto... mas refere ser uma boa velocidade... vai começar a montagem embora já me avisou que hoje não vai funcionar nem a TV nem a internet só telefone porque esta com um erro de autenticação...!?!?!?!?!?!?!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Então deixa-me perguntar-te o que é a activação (20€) é que a montagem é 80€ e activação são 20€
Já agora vou deixar aqui a definição da palavra montagem para que não digam que tenho de aceitar ou deixar de aceitar seja o que for!!!!

montagem
nome feminino
1. ato ou efeito de montar
2. preparação e disposição de todas as partes de um conjunto para que possa realizar o fim a que se destina; instalação
3. CINEMA seleção e organização das cenas de uma filmagem, ligando-as em sequência
4. TELEVISÃO organização da sequência de apresentação de informações, notícias ou programas
5. (rádio) reunião e ligação conveniente das gravações parcelares, para obter a obra ou emissão acabada
6. operação de técnica de preparação destinada a conservar o objeto em condições de poder ser observado
7. TIPOGRAFIA todas as ações de acerto e separação das cores e colocação das páginas de um texto de acordo com as exigências da dobragem e encadernação
8. secção onde se executam estas ações

(De montar+-agem, ou do francês montage, «idem»)

Portanto se bem entendi ou melhor se bem entendo, na minha casa não foi feita nenhuma montagem!!!!!! Agora a ECF (quem já percebi o pelo menos parece estar a defender) pode-lhe chamar o que quiser, alias os técnicos podem lhes chamar o que quiserem até podem dizer que se chama bacalhau com natas... Agora montagem da linha é que não foi!!!
e se eu quisesse levar esta coisa até outros patamares veríamos quem teria razão na definição da palavra montagem!!!
Queres saber o que é a activação? E a instalação? Porque não aproveitaste para perguntar ao técnico da Vodafone? Eu não sou técnico nem comercial deles, portanto escusas de me estar a perguntar. Para além disso, não me parece ser muito difícil perceber o que são a activação ou a instalação dum serviço deste tipo.
Quanto à montagem, escusas de estar para aí com lições de Português porque a montagem de linha telefónica referida neste caso é um termo técnico que significa a ligação do par de cobre correspondente ao cabo que tu tens em casa na central, não em tua casa! É assim tão difícil de perceber??? E não estou a defender ninguém muito menos os da ECF, que nem conheço de lado algum. Eles e a empresa a que pertencem.

DX2
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Queres saber o que é a activação? E a instalação? Porque não aproveitaste para perguntar ao técnico da Vodafone? Eu não sou técnico nem comercial deles, portanto escusas de me estar a perguntar. Para além disso, não me parece ser muito difícil perceber o que são a activação ou a instalação dum serviço deste tipo.
Quanto à montagem, escusas de estar para aí com lições de Português porque a montagem de linha telefónica referida neste caso é um termo técnico que significa a ligação do par de cobre correspondente ao cabo que tu tens em casa na central, não em tua casa! É assim tão difícil de perceber??? E não estou a defender ninguém muito menos os da ECF, que nem conheço de lado algum. Eles e a empresa a que pertencem.

DX2

Não é isso que parece... pelo menos... foste tu que escreveste de forma hierónica o "Vamos lá ver se nos entendemos"... E eu não estou a dar lições de Português a ninguém porque não sou professor... Agora sou Português tenho por habito entender a minha Língua... E sei precisamente o que disse!!! e mais sei o ainda seu significado... e como até sugeriste eu perguntar e muito bem ao técnico (coisa que até já tinha feito antes de dizeres) (mas pensei que este fórum servi-se esse mesmo prepósito, o de perguntar o que não sabemos e alguém ajudar ao invés de "criticar", Mas isso será outros 500 com toda a certeza...) Como perguntei e portanto sei do que vou falar a activação da linha é precisamente o que veio o técnico da PT fazer...

Portanto a linha está lá.... Mas encontra-se desativada do serviço da PT é isso que chamas-te e muito bem a ligação do par de cobre à central DSLAM...
Isto é que é a activação da linha, claro está como o Sr.º disse e for aqui transpor
"Para além disso, não me parece ser muito difícil perceber o que são a activação ou a instalação dum serviço deste tipo."
Também não me parece muito difícil perceber por isso eu dizia que eles não fizeram montagem nenhuma apenas a activação da linha, e pelos vistos tinha razão...

Enganei-me ou melhor esqueci-me que de facto os técnicos da ECF não fizeram montagem nem instalação nenhuma, mas o técnico da Vodafone que veio o a tarde FEZ... E portanto terei de ficar com os 24 meses de contrato na mesma... Ele sim o técnico da Vodafone montou a caixa quadrada montou uma tomada ao lado passou fio até a sala... Montou mais uma caixinha na sala, instalou o router e a box...

PS: Vou transpor outra frase: "É assim tão difícil de perceber???" Não não é.... Aliás já tinha percebido antes de ter comentado... Parece-me aqui que se alguém não percebeu esse alguém não fui eu....
Bem deixando o Off-Topic e mal entendidos de lado, quero agradecer a todos que vieram aqui comentar para me ajudar....
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Continuando o Tópico e para que possa servir de exemplo ou melhor de experiencia a outros utilizadores, eu só posso falar bem do Técnico da Vodafone.... Realmente há Técnicos e técnicos.... e este da Vodafone era daquelas com T grande... Deixou isto numa perfeição (falo das montagens dos fios onde passou o fios mal se nota) foi impecável, atencioso a explicar-me tudo, nada de presa (e falo num dia em que joga Portugal) logo ao principio quando ele chegou disse-lhe para se ele não se importar fazer logo o teste de velocidade porque estava muito reticente com o resultado e s não atinge-se o patamar desejado não montaria a Vodafone... Ele sempre na boa fez o que lhe pedi... sempre a explicar o que estava a fazer... Gostei realmente do serviço (só foi pena não ter ficado nada a trabalhar excepto o telefone devido a um erro de autenticação na linha, alheia a ele) Vou assim que possível fazer um elogio a este técnico no livro de reclamações da Vodafone (sim no livro de reclamações, Mas vou riscar onde diz reclamação e vou escrever ELOGIO e claro vou elogiar) Pois criticar é fácil e toda a gente critica sempre o trabalho dos outros (tal como critiquei o do técnico de manha) Mas há que saber elogiar também quando assim se justifica e assim o farei pois sei bem até a importância que isso poderá ter ao "olhos" da Vodafone sobre aquele funcionário....
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não conheces a PLC ou Power Line Communication? É um sistema que usa a rede eléctrica da habitação como meio de comunicação de sinais de rede informática ou de internet entre dois pontos sem ser através do cabo de rede. Faz uma busca por PLC e logo vês o que é.

DX2

Os PowerLine que usam a rede eléctrica de casa... sim conheço. Mas a Vodafone também fornece esse equipamento?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pois, como suspeitava, teve que passar fios colados, possivelmente junto ao rodapé, até à sala onde deixou o router e abox IPTV ligada a este.

DX2 nem me lembrava dessa tecnologia que injecta o sinal de rede na instalação eléctrica de casa... mas não sei se algum dia a Vodafone ou outro qualquer operador colocará esse equipamento como parte integrante do pacote.

DCautosport que "caixa quadrada" montou o técnico? Essa tomada que tinhas na entrada não ficou operacional? E que outra "caixinha" montou na sala? Deves te estar a referir a uma tomada rita exterior.

Depois colocas por cá umas fotos.
E não vale o pessoal por aqui estar a se "zangar"...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
DX2 nem me lembrava dessa tecnologia que injecta o sinal de rede na instalação eléctrica de casa... mas não sei se algum dia a Vodafone ou outro qualquer operador colocará esse equipamento como parte integrante do pacote.
Sim, conheço vários clientes com duas box a quem a Vodafone instalou as PLC por ser impossível fazer a ligação por cabo de rede.


E não vale o pessoal por aqui estar a se "zangar"...
Deixa lá. Há pessoas que parece não quererem perceber as coisas.

DX2
 
Topo