• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda para tirar virus.

ADNN

GF Bronze
Entrou
Mai 18, 2023
Mensagens
63
Gostos Recebidos
14
Olá amigos.
EStive a instalar um programa de terceiros no meu PC e algo correu mal. O programa não instalou e todos os ficheiros dessa partição ficaram com a extensão .VAPO; Agora ficou tudo incripado. Como sendo: Documento.doc.VAPO; Ora o documento do Word devia ser apenas (Documento.doc). Agora não consigo retirar a extensão "VAPO". Peço a alguem que me possa ajudar a procurar uma ferramenta que possa desencripar isto, pois são alguns documentos de estudo e agora não os consigo ler. Ao que li, parece que são "ransomware" mas eu não sei.
Obrigados
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,262
Gostos Recebidos
2,362
E já experimentou o Malwarebytes?
 

milhafre77

GF Platina
Entrou
Out 22, 2016
Mensagens
1,211
Gostos Recebidos
370
Deves ter um ficheiro criado pelo Ransomware com o nome _readme.txt
Tens lá as instruções para pagar 490 ou 980 paus para recuperar os ficheiros
 

ADNN

GF Bronze
Entrou
Mai 18, 2023
Mensagens
63
Gostos Recebidos
14
E já experimentou o Malwarebytes?
Sim, já experimentei. Corrige alguns erros mas a extensão VAPO continua. Se não conseguir, terei de pagar uma pipa de massa para desencriptar esta.... a não ser que haja aqui alguem que tenha o programa ou que saiba como se faz à unha. Por favor ajudem-me
obrigados.
Deves ter um ficheiro criado pelo Ransomware com o nome _readme.txt
Tens lá as instruções para pagar 490 ou 980 paus para recuperar os ficheiros
É isso mesmo que lá está na compra dum programa que nao sei se funciona.
 

milhafre77

GF Platina
Entrou
Out 22, 2016
Mensagens
1,211
Gostos Recebidos
370
Sim, já experimentei. Corrige alguns erros mas a extensão VAPO continua. Se não conseguir, terei de pagar uma pipa de massa para desencriptar esta.... a não ser que haja aqui alguem que tenha o programa ou que saiba como se faz à unha. Por favor ajudem-me
obrigados.

É isso mesmo que lá está na compra dum programa que nao sei se funciona.
Eu não uso Windows mas ...
O Malwarebytes era óptimo se o tivesses instalado antes porque provavelmente não serias infectado
Numa busca rápida
It’s important to understand that by starting the removal process you risk losing your files, as we cannot guarantee that you will be able to recover them.
Não sei se funciona
 
Última edição:

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Por experiencia própria muito dificil agora conseguires desincripatres isso o Ransomware é mesmo lixado normalmente até as pastas em rede vai tudo,se contigo nao foi assim já tiveste sorte......

No meu caso a soluçao foi: Formatar o pc..... (é o que faz ir para a deepewb)

Mas não posso deixar o post sem dizer que" Deus não bate mas castiga".
 

milhafre77

GF Platina
Entrou
Out 22, 2016
Mensagens
1,211
Gostos Recebidos
370
Por experiencia própria muito dificil agora conseguires desincripatres isso o Ransomware é mesmo lixado normalmente até as pastas em rede vai tudo,se contigo nao foi assim já tiveste sorte......

No meu caso a soluçao foi: Formatar o pc..... (é o que faz ir para a deepewb)

Mas não posso deixar o post sem dizer que" Deus não bate mas castiga".
Os vírus também tem falhas
Já vi casos em que eliminar o ransomware e depois fazer um restauro do sistema para uma data anterior bastava para recuperar os ficheiros
Existem métodos e softwares que podem resultar mas se a informação for mesmo importante convém fazer um backup dos ficheiros encriptados antes de tentar
 

ADNN

GF Bronze
Entrou
Mai 18, 2023
Mensagens
63
Gostos Recebidos
14
Eu não uso Windows mas ...
O Malwarebytes era óptimo se o tivesses instalado antes porque provavelmente não serias infectado
Numa busca rápida
It’s important to understand that by starting the removal process you risk losing your files, as we cannot guarantee that you will be able to recover them.
Não sei se funciona
Já vi isso tudo. Até aconselham a não pagar nada de resgate etç. Mas depois instalo tudo e no final pedem-me 90$ sem que eu tenha a certeça se é assim como ele diz.
 

ADNN

GF Bronze
Entrou
Mai 18, 2023
Mensagens
63
Gostos Recebidos
14
Os vírus também tem falhas
Já vi casos em que eliminar o ransomware e depois fazer um restauro do sistema para uma data anterior bastava para recuperar os ficheiros
Existem métodos e softwares que podem resultar mas se a informação for mesmo importante convém fazer um backup dos ficheiros encriptados antes de tentar
Sim o antivirus tambem tem falhas. Só que o inventor deste virus foi tão esperto que o enviou também para o restauro. Este fica só na data em que o virus foi enviado (esperteza). Mas há mais: eu tinha um pequeno disco externo para fazer cópias de segurança e desta vez esquci-me de o desligar do portatil. Conclusão: ficou tudo cheio de virus na mesma. Foram meses e dias de pesquiza e trabalho que se perdiam. Mas no fim tudo correu bem: levei-o à oficina, e passados 40 minutos tinha tudo de volta outra vez. O que eles fizeram não sei. Nem queria acreditar. 70 €uros paguei por este serviço. Deichar o disco esterno ligado, nunca mais.
Obrigados a todos que pretnderam ajudar.
 

ADNN

GF Bronze
Entrou
Mai 18, 2023
Mensagens
63
Gostos Recebidos
14
Por experiencia própria muito dificil agora conseguires desincripatres isso o Ransomware é mesmo lixado normalmente até as pastas em rede vai tudo,se contigo nao foi assim já tiveste sorte......

No meu caso a soluçao foi: Formatar o pc..... (é o que faz ir para a deepewb)

Mas não posso deixar o post sem dizer que" Deus não bate mas castiga".
SEnhor avense, não entendo a expressão: "Deus não bate mas castiga" ser um bocadinho mais claro, não lhe ficaria mal.
 
Topo