• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Alemanha volta a aprovar exportação de armas para a Arábia Saudita

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,868
Gostos Recebidos
708
Alemanha volta a aprovar exportação de armas para a Arábia Saudita

img_900x508$2022_07_01_22_41_21_1164624.jpg


Desde 2018, a exportação estava proíbida devido à alegada participação da Arábia Sauditra na guerra civil do Iémen e o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.

O Governo alemão aprovou a exportação de armas para a Arábia Saudita no final de 2023, decisão tomada pela primeira vez desde 2018, anunciou esta quarta-feira o porta-voz do executivo, Steffen Hebestreit.

No final do ano passado, foi aprovado o envio de mísseis ar-ar telecomandados do tipo Iris T, como se pode verificar numa comunicação do Ministério da Economia à Comissão de Assuntos Económicos do Bundestag (câmara baixa do Parlamento), segundo a revista Der Spiegel.

Segundo essa comunicação, o fabricante Diehl Defense poderá enviar estas armas para Riade após um acordo alcançado pouco antes do Natal entre o chanceler alemão, Olaf Scholz, e vários ministros.

Em novembro de 2018, Berlim ordenou a cessação das exportações de armas para a Arábia Saudita, alegando a participação daquele país na guerra civil do Iémen e o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.

Ficaram excluídos desta regra as componentes de armas construídas em projetos de cooperação com outros parceiros, incluindo os Eurofighters construídos pela empresa britânica BAE.

A Arábia Saudita tem atualmente 72 caças desse tipo que agora podem ser armados com mísseis Iris T.

O regresso às exportações de armas para a Arábia Saudita representa um abandono do rumo rígido que Berlim tinha seguido, o que gerou críticas por parte de organizações de defesa de direitos humanos.

No entanto, o Governo alemão acredita que a Arábia Saudita está a trabalhar no sentido de uma solução diplomática para o conflito do Iémen.

No domingo passado, a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, disse durante uma viagem ao Médio Oriente que a Alemanha está aberta à possibilidade de enviar 48 Eurofighters para a Arábia Saudita.

Segundo o Governo alemão, a Arábia Saudita bloqueia mísseis disparados do Iémen pelos rebeldes houthi do Iémen contra Israel, numa tentativa de reduzir as possibilidades de uma escalada na região.

Correio da Manhã
 

100nf

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Não a maneira de acabar com as guerras?
 
Topo