• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alergias vão continuar a aumentar nos próximos 10 anos

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,314
Gostos Recebidos
160
Mais de um terço da população portuguesa sofre de alergias
Mais de um terço da população portuguesa sofre de alergias, um sofrimento muitas vezes silencioso por não estar diagnosticado e faltarem medidas preventivas, alertam os especialistas, prevendo um aumento da prevalência destas doenças até 2020.

Os dados e as tendências para a próxima década são apresentados hoje no Livro Branco sobre o Futuro da Imunoalergologia, numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia, em parceria com a BIAL e o contributo de centenas de peritos.

“É consensual que a prevalência das doenças alérgicas continuará a aumentar e em 2020 poderá afectar cronicamente – com sintomas quase diários – uma percentagem ainda mais elevada da população”, segundo o estudo.

O aumento mais significativo é esperado nas situações de rinite alérgica, alergia a medicamentos e a alimentos, particularmente nas crianças.

Os ambientes, tanto o exterior como o interior, são apontados como os factores de risco com mais tendência a aumentar.

Os especialistas salientam que este ano se verificaram as concentrações de pólenes mais elevadas desde que são registadas, como foi o caso das gramíneas (fenos).

Porém, a maioria dos peritos consideram que, em geral, a qualidade de vida dos doentes tenderá a melhorar até 2020, embora de forma moderada.

Por outro lado, mais de um quarto dos especialistas inquiridos considera que vai piorar a qualidade de vida dos doentes com alergia medicamentosa, alimentar e asma.
Os encargos económicos com estas doenças deverão aumentar também, nomeadamente os custos de assistência, mas irão traduzir-se “numa melhoria na qualidade de prestação”. De uma forma geral, os custos directos decorrentes de hospitalizações, consultas, medicação e exames para tratamento tenderão a aumentar, “especialmente no que refere à asma, rinite alérgica, eczema atópico e alergia medicamentosa e alimentar”, concluem.

O relatório cita dados do Eurostat de 2007 para ilustrar o panorama: “O custo da rinite na União Europeia alcançou 4,7 milhões de euros por ano, enquanto o custo da asma foi avaliado em 29 mil milhões de euros anualmente”.

Globalmente, tratar a população asmática tem um custo cerca de quatro vezes superior relativamente à população em geral.

Uma estimativa do custo total anual da asma em Portugal aponta para um valor superior a 117 milhões de euros, correspondendo os gastos com medicação a cerca de 20 por cento do total e os dias de trabalho perdidos a mais de 60 milhões de euros.

“Análises do impacto económico da asma revelam que a maioria dos custos se relaciona com a falta de controlo da doença”, concluem.

Para reduzir os custos, os médicos recomendam a assistência por especialistas e uma maior aposta na prevenção e sensibilização.

Fonte: Diário Digital / LUSA
 
Topo