• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alterações climáticas - Terra ameaçada pelo aquecimento

BRAVOTANGO

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
939
Gostos Recebidos
0
Os especialistas dizem que o planeta Terra chegou ao ponto de não retorno. Isto significa que, mesmo com toda a boa vontade dos países mais desenvolvidos do Mundo, principais responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, as alterações climáticas e as catástrofes ambientais são uma realidade prestes a acontecer.

O simples aumento de apenas um ou dois graus centígrados, da temperatura média global, produzirá efeitos devastadores em todas as zonas do Planeta, com consequências irreversíveis para a Humanidade.

O degelo dos glaciares e o natural aumento do nível do mar, com o consequente desaparecimento das zonas costeiras mais baixas, períodos cada vez mais longos de seca extrema, intercalados com outros de chuva intensa, são cenários cada vez mais próximos.

ALTERAÇÕES

GRONELÂNDIA

O aumento da temperatura produzirá um degelo significativo, com consequente subida do nível do mar em cerca de sete metros.

AMÉRICA DO NORTE​

Aumento da precipitação na zona mais a norte. A duração da estação da neve diminui drasticamente.

AMÉRICA DO SUL​

Diminuição da precipitação nos Andes e aumento da precipitação no Verão. O aumento do aquecimento supera a média global.

ANTÁRCTICA​

A península antárctica está em risco. O fim da massa de gelo provocará um aumento devastador do nível do mar.

ÁFRICA​

Diminuição da chuva no Norte, durante todo o ano, e no Inverno na zona Sudoeste. A neve no Quilimanjaro desaparece dentro de 20 anos.

EUROPA

No Norte, diminui a queda de neve, aumentando os períodos de chuva intensa. Na zona Mediterrânica, aumentam os períodos de seca.

ÁSIA​

Maior intensidade nas ondas de calor no Verão e da precipitação nas zonas Norte e Este da Ásia e no Tibete. Aumento das chuvas intensas.

AUSTRÁLIA

Aumento da precipitação na zona meridional e ocidental da Nova Zelândia. Aumento devastador dos períodos de seca com calor e eventos extremos.

OS NÚMEROS DE QUIOTO

27% - É o objectivo de Portugal no que diz respeito a emissão de gases com efeito de estufa.

31,9% - Valor que Portugal apresentará em 2010, mesmo accionando os mecanismos de Quioto.

46,7% - Representa a taxa de incomprimento de Portugal, se não alterar as medidas praticadas actualmente.

8% - Percentagem que a União Europeia tem de reduzir entre 2008 e 2012, relativamente a 1990.

20% - Objectivo apresentado pela União Europeia, nas emissões de gases com efeitos de estufa, até 2020.

BUSH QUER ENERGIAS MAIS LIMPAS

Pela primeira vez desde a sua chegada ao poder, em Janeiro de 2001, o presidente George W. Bush admitiu terça-feira que o aquecimento global existe, é responsabilidade do Homem e urge conbatê-lo. No seu discurso sobre o Estado da Nação, o presidente prometeu reduzir o consumo de gasolina nos EUA em 20% nos próximos dez anos e apostar em energias alternativas para minorar a dependência do país face ao petróleo importado. A tecnologia é a solução, afirmou, “vai permitir-nos enfrentar os sérios desafios do aquecimento global”.
in Correio da Manhã - A.P./F.J.G.
 
Topo