Ampliador
O negativo é apenas um estágio intermediário para o produto final, a prova em papel. Tal como para obter esse negativo foi necessária uma máquina, também para a prova em papel utiliza-se outra, o ampliador.Tal como a maquina fotográfica, o ampliador é um instrumento de precisão, de construção delicada e de elevado custo. Ambos têm igual importância no resultado final, e seria pouco lógico comprar uma maquina cara e boa, e depois poupar na aquisição de um ampliador de 2a. qualidade.
A função do ampliador é projectar o negativo sobre o papel fotográfico dando-lhe ao mesmo tempo o grau de aumento ( ou redução) desejado. Para tal é necessário uma fonte luminosa que emita luz para projetar o negativo e um sistema óptico que permita o aumento (ou redução). Estes elementos estão colocados na "cabeça" do aparelho. A imagem projeta-se numa mesa horizontal, onde deve ser fixo o papel.
Para que a distância mesa-cabeça possa variar, a cabeça fica montada numa coluna fixa na mesa. Quanto mais próximo estiver da mesa menor será a ampliação.
Cabeça, coluna e mesa são componentes comuns a qualquer tipo de ampliador.
Cabeça
A luz que vai projetar o negativo precisa ser concentrada e, sobretudo, uniforme em toda a sua superfície. As diferentes intensidades de luz que chegam ao papel devem depender das diversas densidades do negativo, e não de "manchas" de luz.
No ampliador "directo" a lâmpada é colocada no centro de um reflector esférico e a sua luz passa ainda por dois condensadores.
No ampliador "reflex" o reflector é cilíndrico e utiliza-se um condensador e um espelho.
Nos ampliadores de "luz difusa"(luz fria, ou com difusor) a luz não é concentrada em condensadores, mas simplesmente "suavizada".
Tanto no ampliador direto como no reflex utilizam-se lâmpadas opalinas, o que já causa uma certa uniformização da luz, pelo menos eliminando a "marca" violenta do filamento incandescente.
À parte o vidro opalino, as lâmpadas empregadas são as vulgarmente encontradas no comércio. O único cuidado na compra é escolher a potência apropriada para o amplificador, indicada pelo fabricante. Varia entre 75W e 150W nos ampliadores pequenos.
O negativo fica no "porta-negativos", colocado imediatamente, após a face plana do condensador local onde a luz é menos concentrada e mais uniforme.
A função deste porta-negativos não é só firmá-lo na posição ideal, mas também mantê-lo plano. Para isso o negativo fica entre dois vidros, entre um vidro e o próprio condensador, ou entre duas chapas com aberturas.
A objetiva do ampliador reproduz o negativo no papel do mesmo modo que a objetiva da máquina fotográfica reproduz a qualidade no negativo.
A distância cabeça-mesa corresponde à escala de ampliação do negativo: quanto maior a distância maior a ampliação.
Mas a distância negativo-objectiva também tem que variar de modo que a imagem projectada na mesa fique focada tal como na máquina fotográfica; quanto menor a distância cabeça-mesa maior terá que ser a separação entre o filme e a objectiva, ou seja, maior será a distância focal da objetiva. Para fazer o foco a objetiva tem que estar montada numa extensão variável, normalmente um fole ou uma série de tubos metálicos, com montagem telescópica.
Possui diafragma variável que controla a intensidade da luz e compensa a maior ou menor densidade geral do negativo, mantendo a exposição dentro de limites razoáveis. Assim, um negativo muito denso exigirá o diafragma mais aberto, e um negativo muito transparente, o diafragma bem fechado.
A distância focal da objetiva é a normal para o formato do filme a ampliar. Assim, para o 35mm utiliza-se uma 50 e para o 6x6 uma 75. Uma objetiva de distância focal mais curta que a normal provoca distorção na imagem projectada; uma mais longa não dá aberrações, mas o seu pequeno campo abrangido dá uma escala de ampliação menor.
Finalmente, a cabeça do ampliador tem um filtro vermelho móvel e uma gaveta porta-filtros.
O filtro vermelho permite tornar a luz projectada invisível ao papel ortocromático, quando colocado no percurso da imagem. Assim é possível por o papel na mesa sem velá-lo.
A gaveta porta-filtros é utilizada tanto na ampliação em cor, como na branco e preto por permitir a colocação de filtros de correção e contraste, necessários quando se utiliza papéis resinados e policontraste:
O negativo é apenas um estágio intermediário para o produto final, a prova em papel. Tal como para obter esse negativo foi necessária uma máquina, também para a prova em papel utiliza-se outra, o ampliador.Tal como a maquina fotográfica, o ampliador é um instrumento de precisão, de construção delicada e de elevado custo. Ambos têm igual importância no resultado final, e seria pouco lógico comprar uma maquina cara e boa, e depois poupar na aquisição de um ampliador de 2a. qualidade.
A função do ampliador é projectar o negativo sobre o papel fotográfico dando-lhe ao mesmo tempo o grau de aumento ( ou redução) desejado. Para tal é necessário uma fonte luminosa que emita luz para projetar o negativo e um sistema óptico que permita o aumento (ou redução). Estes elementos estão colocados na "cabeça" do aparelho. A imagem projeta-se numa mesa horizontal, onde deve ser fixo o papel.
Para que a distância mesa-cabeça possa variar, a cabeça fica montada numa coluna fixa na mesa. Quanto mais próximo estiver da mesa menor será a ampliação.
Cabeça, coluna e mesa são componentes comuns a qualquer tipo de ampliador.
Cabeça
A luz que vai projetar o negativo precisa ser concentrada e, sobretudo, uniforme em toda a sua superfície. As diferentes intensidades de luz que chegam ao papel devem depender das diversas densidades do negativo, e não de "manchas" de luz.
No ampliador "directo" a lâmpada é colocada no centro de um reflector esférico e a sua luz passa ainda por dois condensadores.
No ampliador "reflex" o reflector é cilíndrico e utiliza-se um condensador e um espelho.
Nos ampliadores de "luz difusa"(luz fria, ou com difusor) a luz não é concentrada em condensadores, mas simplesmente "suavizada".
Tanto no ampliador direto como no reflex utilizam-se lâmpadas opalinas, o que já causa uma certa uniformização da luz, pelo menos eliminando a "marca" violenta do filamento incandescente.
À parte o vidro opalino, as lâmpadas empregadas são as vulgarmente encontradas no comércio. O único cuidado na compra é escolher a potência apropriada para o amplificador, indicada pelo fabricante. Varia entre 75W e 150W nos ampliadores pequenos.
O negativo fica no "porta-negativos", colocado imediatamente, após a face plana do condensador local onde a luz é menos concentrada e mais uniforme.
A função deste porta-negativos não é só firmá-lo na posição ideal, mas também mantê-lo plano. Para isso o negativo fica entre dois vidros, entre um vidro e o próprio condensador, ou entre duas chapas com aberturas.
A objetiva do ampliador reproduz o negativo no papel do mesmo modo que a objetiva da máquina fotográfica reproduz a qualidade no negativo.
A distância cabeça-mesa corresponde à escala de ampliação do negativo: quanto maior a distância maior a ampliação.
Mas a distância negativo-objectiva também tem que variar de modo que a imagem projectada na mesa fique focada tal como na máquina fotográfica; quanto menor a distância cabeça-mesa maior terá que ser a separação entre o filme e a objectiva, ou seja, maior será a distância focal da objetiva. Para fazer o foco a objetiva tem que estar montada numa extensão variável, normalmente um fole ou uma série de tubos metálicos, com montagem telescópica.
Possui diafragma variável que controla a intensidade da luz e compensa a maior ou menor densidade geral do negativo, mantendo a exposição dentro de limites razoáveis. Assim, um negativo muito denso exigirá o diafragma mais aberto, e um negativo muito transparente, o diafragma bem fechado.
A distância focal da objetiva é a normal para o formato do filme a ampliar. Assim, para o 35mm utiliza-se uma 50 e para o 6x6 uma 75. Uma objetiva de distância focal mais curta que a normal provoca distorção na imagem projectada; uma mais longa não dá aberrações, mas o seu pequeno campo abrangido dá uma escala de ampliação menor.
Finalmente, a cabeça do ampliador tem um filtro vermelho móvel e uma gaveta porta-filtros.
O filtro vermelho permite tornar a luz projectada invisível ao papel ortocromático, quando colocado no percurso da imagem. Assim é possível por o papel na mesa sem velá-lo.
A gaveta porta-filtros é utilizada tanto na ampliação em cor, como na branco e preto por permitir a colocação de filtros de correção e contraste, necessários quando se utiliza papéis resinados e policontraste:
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