• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Odisseias

Anacom contraria Governo: TDT só dá para mais três canais

antena2007

GF Ouro
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
"Depois de o Governo anunciar que tenciona incorporar mais quatro canais na oferta gratuita da TDT, é agora contrariado por um parecer do regulador. Que avisa também que a definição de quais os canais a incluir deve ser feita consigo e com a ERC.
O alargamento da oferta da TDT – Televisão Digital Terrestre não se adivinha, afinal, tão fácil quanto à partida se poderia supor depois da decisão do Conselho de Ministros, há duas semanas e meia, de acrescentar quatro canais gratuitos aos cinco já existentes. A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações afirmou, num parecer enviado ao Parlamento, em Maio, sobre as propostas de alargamento da TDT que ali estão a ser debatidas, que existe “capacidade disponível na actual rede para o transporte e difusão de mais três serviços de programas nas condições actuais dos serviços concessionados (RTP1 e RTP2) e licenciados (SIC e TVI)”.

O regulador admite também existir “disponibilidade espectral para a instalação de redes de TDT adicionais (…) assim existam interessados com capacidade de investimento para o efeito” – como aliás estava previsto no concurso, mas que seriam pagas. O assunto volta hoje à comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto que discute o texto de substituição das propostas da esquerda.

A Anacom recorda que a nível governamental, durante os últimos anos, foram equacionados vários cenários como a introdução de três canais em SD (definição standard) ou um novo canal SD e um canal em alta definição partilhado. Assumindo não concordar com esta ideia de um canal partilhado – ao contrário da ERC-Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que a apoia -, em que os vários operadores contribuiriam com conteúdos para uma grelha, o regulador lembra ainda que é preciso decidir o que fazer com o espaço reservado para o quinto canal. Este foi alvo de um processo jurídico, entretanto extinto. “É primordial esclarecer a matéria”, salienta a Anacom, deixando no ar a necessidade ou de mais estudos ou de uma posição assertiva do Governo.

Sobre a introdução dos canais públicos temáticos na TDT – RTP 3 e Memória –, como propõem BE e PCP a Anacom considera que essa “primazia” sobre os privados deve ser alvo de “ponderação adequada”, exercida, no âmbito das suas “competências próprias” pelos reguladores da comunicação social (Anacom e ERC) e da concorrência (Autoridade da Concorrência) – um aviso ao Governo para que não se imiscua na definição dos canais.

Apesar da consulta do Parlamento à ERC sobre a questão do alargamento da TDT, o Conselho Regulador não emitiu qualquer parecer porque não conseguiu “reunir os três votos favoráveis estatutariamente necessários” para adoptar uma deliberação. Num comunicado conjunto, a SIC e a TVI mostraram-se contra as propostas dos partidos da esquerda, considerando que vêm distorcer um mercado já de si debilitado e defenderam a necessidade de a TDT investir nos conteúdos em alta definição, considerando-a a tecnologia do futuro.

Os deputados da Comissão de Cultura têm agendadas para hoje, novamente, a discussão e a votação na especialidade do texto de substituição dos projectos de lei da esquerda, depois de há uma semana terem adiado o assunto por falta de entendimento entre BE, PCP e PS."
Fonte: Público.
https://www.publico.pt/politica/not...verno-tdt-so-da-para-mais-tres-canais-1737983

A ANACOM vai continuar a empatar o Avanço da TDT.
Depois da aprovação no parlamento do aumento até 4 canais na TDT, a PT vem classificar esta medida como inconstitucional. A SIC e a TVI, continuam contra a inclusão da RTP3 e Memória, apesar de não lhes ser retirada qualquer publicidade. Agora a ANACOM ou seja os cabrões da ANACOM, que andaram a empatar estes anos todos o avanço da TDT, só agora se lembraram que não há capacidade para 4 canais, mas só para três.
Se não há capacidade para 4 que se avance para três canais e não se ceda a estes abutres!!!
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Mas segundo um parecer recente do regulador das comunicações em Portugal, a TDT em Portugal só dá para mais três canais na oferta gratuita da TDT a acrescentar aos cinco que já são disponibilizados.

[…] capacidade disponível na actual rede para o transporte e difusão de mais três serviços de programas nas condições actuais dos serviços concessionados (RTP1 e RTP2) e licenciados (SIC e TVI)[...]


YLRwhee.jpg


No entanto, a Anacom diz existir também “disponibilidade espectral para a instalação de redes de TDT adicionais […] assim existam interessados com capacidade de investimento para o efeito”. Estas redes TDT seriam pagas.
 

PSonic

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
18
É reduzir o "tamanho" do ARTV que já dá então para o 4º canal.

Fo#%-$! para gentinha mais ignorante e interesses pessoais obscuros (até me fazem falar mal), e o circo continua na cidade!!!!
 

p.rodrigues

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Anacom. Parecer sobre TDT é anterior a novas soluções técnicas

Isto só por cá! :shy_4_02:

O parecer sobre TDT dado pelo regulador "é anterior ao conhecimento das novas soluções técnicas que estão agora a ser implementadas".

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) esclareceu hoje que o parecer sobre Televisão Digital Terrestre (TDT) dada pelo regulador “é anterior ao conhecimento das novas soluções técnicas que estão agora a ser implementadas”.

O esclarecimento do regulador liderado por Fátima Barros surge depois de o jornal Público ter noticiado que a “TDT só dá para mais três canais”, salientando que o regulador “contraria Governo, que quer acrescentar quatro canais grátis”.

O actual Governo, recorde-se, aprovou em conselho de ministros a expansão da oferta de canais na plataforma de TDT para quatro canais: dois para a RTP (sem publicidade) e os restantes para os privados, através de um concurso público. Canais que se irão juntar RTP1, RTP2, SIC, TVI e canal Parlamento actualmente na oferta. Um modelo de expansão já contestado pelos privados que reforçam a necessidade da existência de estudos económicos sobre o impacto do aumento da oferta da plataforma, bem como pela opção de oferta de canais em definição standard em vez de em alta-definição.

“No referido parecer, a Anacom refere que a rede atual tem capacidade para albergar ‘mais três serviços de programas em SD [definição standard], se se considerar a capacidade actualmente utilizada pelos serviços de programas generalistas, ou eventualmente quatro serviços de programas em SD, se se tiver por referência a capacidade utilizada pelo canal Parlamento'”, começa por dizer o regulador.

“Ora, esta posição defendida pela Anacom é anterior ao conhecimento das novas soluções técnicas que estão agora a ser implementadas pelo operador de rede e que permitem uma maior optimização da capacidade existente no MUX A [bolsa de canais]. A Anacom sempre tem defendido e encorajado o alargamento da oferta de TDT ao maior número de canais permitido pela tecnologia disponível em cada momento”, acrescenta o regulador.

A 21 de Junho, numa audição na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, adiantou que “os estudos que foram feitos mostram a viabilidade de acrescentar quatro canais” na plataforma de sinal aberto, que actualmente é gerida pela Meo, da PT Portugal, por sua vez detida pelo grupo Altice. Os estudos “foram feitos com a PT/Altice” e permitiram “determinar que é possível alargar a mais canais, quatro canais no MUX A”, afirmou, na altura, o governante.

O regulador precisa exactamente até onde vai a sua intervenção no que toca à introdução de novos canais temáticos na plataforma. “Sobre a introdução de novos canais temáticos do serviço público de televisão, a Anacom reafirma que as suas competências se limitam a aspectos técnicos relativos à atribuição, utilização e monitorização do espectro”, esclarece a Anacom. “A decisão sobre o tipo de conteúdos que vão ocupar o espaço disponível no MUX é da responsabilidade do Governo, devendo ‘merecer ponderação adequada, o que reclamará, julga-se, o exercício de competências próprias por parte dos reguladores da comunicação social e da concorrência'”, refere o regulador.

“Em parte alguma do parecer [foi referido] que a Anacom deverá fazer tal ponderação”, conclui.


fonte

Entretanto já foi publicada em DR a Resolução do Conselho de Ministros.
 

DX2

GF Ouro
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Quer então dizer que o Público é que meteu água ao publicar um parecer que parece "contrariar" as intenções do Governo mas que afinal nada tem a ver com o assunto. Este lançar de confusão deve ter algum objectivo escondido.

DX2
 

songohan

GF Prata
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
DX2, o parecer da Anacom é com referência ao contrato vigente em Abril deste ano. Esse contrato diz que o canal HD é de emissão obrigatória. Daí que só sobrava espaço para 3 novos canais (já estariam a contar com a redução de bitrate do canal Parlamento, algo que sempre foi previsto) em definição igual aos outros 4.
Agora, com o documento na mão, o canal HD foi para as urtigas e o parlamento irá passar a emitir com bitrate igual aos outros. Dá para 4 e ainda fica espaço disponível para mais 1, na pior das hipóteses.
Segundo o pedido do ministro à RTP, a RTP 3 e a RTP Memória devem estar prontas a emitir na TDT até 20 de Setembro de 2016. Sendo que o concurso para os outros 2 canais, deve ser aberto em Agosto, por 60 dias. Se tudo correr bem, em Novembro-Dezembro, o mais tardar, os 2 canais já devem estar disponíveis.
 

t0nito

GF Ouro
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
A RTP tinha dito que os canais entravamm ainda este mês, por este andamento já nem vai ser este ano!
 

DX2

GF Ouro
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A RTP tinha dito que os canais entravamm ainda este mês, por este andamento já nem vai ser este ano!
Não percebo a tua "irritação". Não podes esperar mais mais 2 meses, no máximo? Porquê tanta pressa?

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não percebo a tua "irritação". Não podes esperar mais mais 2 meses, no máximo? Porquê tanta pressa?

DX2

Até eu estou ansioso.... de repente lembrei-me das palavras de Neil Armstrong quando pisou a lua "É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade"...

Aqui podemos tentar isto: "apenas mais dois cliques para cima no telecomando da TDT, uma esperança para muitos mais cliques para cima no futuro"! :naodigas:
 

t0nito

GF Ouro
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Não percebo a tua "irritação". Não podes esperar mais mais 2 meses, no máximo? Porquê tanta pressa?

DX2

Porque nunca cumprem com o que é dito, neste país quando é algo para benifício do povo será "quando calhar".
 

songohan

GF Prata
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Uma das razões para demorar é que o esquema da RTP3 terá de mudar. O canal que está no cabo é, totalmente, baseado em publicidade das operadoras. Até tem programas onde as operadoras tem publicidade introduzida.
Com as regras definidas, é preciso alterar isso. Isso demora mais uns tempos a planificar e precisa do parecer favorável da ERC. Daí o governo ter dado como limite o 20 de Setembro. Assim que tenham tudo pronto, é só o governo enviar a notificação para a ERC, ANACOM, esperar 5 dias úteis pela resposta e passar a ordem para a MEO. Assim que tenham tudo pronto, em príncipio, em 7 a 10 dias, os canais estarão disponíveis. Sendo que a RTP3 não irá de precisar de sintonia dos receptores, pois vai herdar o lugar do HD. A RTP-Memória é que exige que as pessoas realizem uma nova busca nos aparelhos.

(Uma coisa que achei interessante, é que a MEO, que também garantia que não existia espaço disponível, ao ser confrontada com a retirada do canal HD e a redução da carga do Parlamento, aceitou que existe espaço até mesmo para emitir a RTP-Madeira e a RTP-Açores nos lugares que possuem, juntamente com os outros 9 canais. Confirmando o que sempre se disse, que em mpeg4 dava para colocar 11 a 12 canais SD no único mux.)
 
Topo