• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ANACOM diz que actuou sempre com 'transparência' na TDT

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,988
Gostos Recebidos
349
ng1298506_435x190.jpg


A ANACOM disse hoje que actuou sempre «de acordo com o princípio da imparcialidade e da transparência» no processo de implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal, refutando acusações trazidas na terça-feira a público por um estudo.«
A ANACOM seguiu todos os procedimentos a que estava obrigada nos termos da legislação em vigor, tendo sempre actuado de acordo com o princípio da imparcialidade e da transparência, incluindo consultas públicas e concursos públicos, abertos à participação de todos os interessados», diz a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) em nota hoje divulgada à imprensa.
O investigador da Universidade do Minho Sergio Denicoli afirmou na terça-feira que há «fortes indícios» de corrupção na implementação da TDT em Portugal e sublinhou que o processo foi conduzido de forma a «não funcionar».
«Houve uma TDT planeada muito diferente da que foi implementada. Foram prometidos, por exemplo, muitos canais, mas ficou-se apenas pelos quatro que já existiam no analógico. Isso ocorreu por interferências políticas e económicas, o que nos leva a crer que pode ter havido a captura do regulador pela Portugal Telecom [PT], ou seja, a ANACOM teria trabalhado em favor da PT», disse à Lusa o investigador.
A ANACOM diz também que «sempre esteve disponível para prestar todos os esclarecimentos sobre todos os assuntos relativos a este processo», tendo inclusive ido à Assembleia da República e participado «em debates públicos no sentido de esclarecer e responder a todas as questões que lhe foram colocadas».
«São de natureza injuriosa, caluniosa e difamatória quaisquer afirmações que visem atingir o bom nome desta instituição. Assim, a ANACOM não deixará de avaliar todos os danos reputacionais decorrentes para a instituição e de accionar os mecanismos legais existentes para a reparação dos mesmos», prossegue o texto do regulador, assinado pelo conselho de administração.
Sérgio Denicoli defendeu na terça-feira, na Universidade do Minho, a sua tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Sociologia da Comunicação e da Informação, intitulada ‘A implementação da televisão digital terrestre em Portugal’.
O investigador sublinhou à Lusa que a PT foi, «de longe, a principal beneficiada» com a TDT, tendo conseguido 715 mil novos clientes para a MEO.
«Naturalmente, não interessava à PT que a TDT tivesse muitos canais e a entidade reguladora [ANACOM] permitiu isso, beneficiando grupos económicos em detrimento do interesse público», referiu.
E acrescentou que, segundo a organização não-governamental Transparência Internacional, esta actuação configura «uma espécie de corrupção, pois utiliza algo público de forma a garantir lucros privados».
«Não posso afirmar categoricamente que houve corrupção, pois cabe à Justiça tal constatação, mas posso dizer que há fortes indícios e que é importante que as autoridades competentes façam uma averiguação», acrescentou.
O investigador disse que as questões técnicas não foram devidamente explicadas à população, numa estratégia «deliberada ou não» que serviu para «legitimar decisões contrárias ao interesse público», beneficiando sobretudo grupos económicos, cujos laços com o poder político são evidentes».

Fonte: Lusa/SOL
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Transparência? A transparência da ANACOM foi tanta que se tornaram invisíveis durante todo o processo! E não adianta virem agora todos indignados com as constatações da tese do Sérgio porque elas são baseadas em factos, não em suposições.

DX2
 

elportugues

GF Prata
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
147
Gostos Recebidos
0
Também não era de esperar outra resposta, o que todos esperamos é que haja uma investigação e se apure a verdade, e se houver corrupção e favorecimentos, que sejam condenados os infractores. Mas como estamos em Portugal isso deve acontecer só quando as galinhas tiverem dentes.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Mas em portugal alguma dessa gente é condenada , se for um zé ninguem aí acredito que sim, agora esses e eles não , quando as galinhas tiverem dentes aí acredito que sim , antes não
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
Anacom = tránsparente

ANACOM diz que actuou sempre com 'transparência' na TDT---:left: a noite , talvés:naodigas::est48::est48:

fica ai abraço pós transparentes -:Hee:
 
Topo