Portal Chamar Táxi

Anticongelante estranho

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boas a todos!

O meu carro está com um problema estranho..

Ultimamente tem perdido anticongelante e eu tenho vindo acrescentar mas não tenho tido grande preocupação porque o óleo está super normal não tem vestígios de água nem aumenta..
Sempre pensei que seria um tubo com alguma fissura e não tinha tratado disso ainda. No Domingo fui acrescentar mais um pouco e ao abrir a tampa devia de estar quente e salpicou pra todo lado mas quando olhei reparei que o que salpicou parecia a cor de leite com café.. Olho pro depósito e tinha uma espuma tipo leite com café.. Acho aquilo estranho vou ver o óleo e está super normal.. Deixei arrefecer o carro e volto abrir o anticongelante e vejo que está com aquela cor azul normal mas mais escura e nas paredes do depósito existe as tais borras de café com leite.. Desapertei as velas e a primeira do primeiro cilindro custou muito a desapertar parecia que tava a ser constantemente sugada pra dentro.. Tinha uma cor alaranjada. As outras nos pólos tavam com cor normal parecia cinza..
O que poderá ser isto?
Ele não aquece.. Não perde óleo, não faz fumo branco, azulado nada desse tipo..
O que será?
O carro é um daewoo matiz 3cilindros..

Obrigado!
 

azzancha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2008
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
principio de junta da cabeça queimada.




cumps
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Amigo faz um teste de compressão e vais ver o resultado final.
so mesmo com uma ferramenta para testar.
Mas em principio é a junta da cabeça.
 

paulo_carvalhas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 14, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião,é a junta da cabeça queimada que esta a dar uma passagem mínima de óleo para a agua,se o teu carro tiver radiador de óleo também pode haver uma passagem,mas é uma questão de verificares se tem ou não esse radiador.
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
968
Gostos Recebidos
31
Bom dia, como ja os outros amigos disseram, eu tambem concordo, junta da cabeça queimada.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Amigo rey400 agradeço uma resposta ao teu problema.
Ja foi resolvido?
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Os membros que vem pedir ajuda acho que o minimo que poderiam fazer era agradecer ou postarem se ficou resolvido ou não.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Bom dia, peço desde já as minhas sinceras desculpas a todos mas não me foi possível aparecer cá no fórum devido a doença de um familiar.

Bem como não tenho tido tempo pra nada o problema não foi resolvido e tenho andado com ele assim mesmo..
Não é que apareça muito óleo na água, se abrir a tampa ainda em quente aparece aquela espuma tipo café com leite em cima da água.. Se abrir a tampa do reservatório da água com ele a frio apenas vejo aquilo grudado nas paredes do depósito e vejo apenas gordura a bóiar na água..
Já na vareta o óleo aparece normal mas no cimo da vareta mesmo no topo onde tem uma borracha que encaixa no tubo onde ela entra, aparece a tal mistura café com leite.. Mas o óleo está normal aquele castanho torrado..
Liguei pro meu mecânico e ele disse que radeador de óleo não tem, e pelos sintomas deve ser uma fissura no bloco porque já levou duas vezes junta da cabeça. A primeira porque perdia água e da segunda vez porque teve de levar segmentos e teve de levar uma junta na mesma.. Da segunda vez não foi feita retificação da cabeça penso se chamar assim.. Não sei se o problema virá daí.. O certo é que ele agora aos poucos perde um pouco de água e agora o mais estranho é que em andamento depois de quente o ponteiro da temperatura cai pro frio e volta a subir pra metade em 3 ou 4 segundo.. É algo estranho mas passar pro quente nunca passou..

O mecânico diz que não vale apena abrir o motor só pra ver de onde vem o problema..
Levar uma nova junta não está nos meu planos financeiros até porque seria a terceira vez e não estou disposto a investir novamento no mesmo veículo.. Diz ele pra ir andado não sei..

O rendimento do carro está igual, não o sinto fraco ou instável mas aquilo é estranho.. Foi à inspeção à menos de um mês e passou..

Qual a vossa opinião?
Será mesmo uma fissura ou junta da cabeça? Ambos os problemas só abrindo o motor não é?

Obrigado a todos e mais uma vez as minhas desculpas.
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Amigo Rey400, essa reparação de que falas foram feitas á muito tempo? O que eu te sugiro e mandar limpar o circuito de refrigeraçao muito bem limpo em primeiro e depois controlar...se esse problema acontece depois de mexerem no motor tens que levar ao mecanico e ele tem que assumir a garantia do serviço. Pode muito bem ser uma pequena passagem pela junta da cabeça do motor. Fissura no bloco não me parece, mas se disses-te que meteram segmentos automaticamente esse problema (fissura ) deveria ser visto. Quanto ao ponteiro de temperatura baixar em andamento, o mais provavel e o termoestato estar avariado. Pede mais opiniões a outors mecanicos.
Cumpr.
PMDIAS
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boas!
Obrigado pela ajuda.

A última reparação (segmentos) fez dois anos em Dezembro que foi feita.. Esse mecânico foi viver para fora do país e já não tenho contacto com ele infelizmente..

Na época ele disse que estava tudo bem e como já tinha feito uma retificação à cabeça à menos de dois anos em outro mecânico ele não iria fazer porque aparentemente estava bom.. Não sei se foi uma atitude correcta porque nada entendo disso mas foi o que ficou na altura acordado com ele..

É o que vou fazer pra já, uma limpeza ao circuito e mudar o termostáto porque não é assim algo dispendioso..

Obrigado!
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

mais uma vez recorro cá à vossa ajuda.

Hoje feriado andei a ver o nível do anti congelante e a ver o óleo e quando reparei tenho o carter a pingar óleo.. Pensei que era o parafuso mal apertado mas estive a ver bem e o óleo vem de cima não é da junta do carter.. Abri a tampa das correias e elas estão todas gordurosas com óleo..
Estive a ver com atenção e até parece óleo com água nem sei bem.. Aquilo será a junta da bomba de óleo e da água que não estão a vedar?
Pode provocar isso o que tem vindo acontecer?

Obrigado.
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Rey400 o melhor é levares isso rapidamente a uma oficina de confiança, se a correia dentada tiver gordura pode partir a qualquer momento e depois o tombo é maior..é dificil assim dar-te alguma opinião sobre o teu problema..possivelmente a fuga de oleo será pelo retentor ou da cambota ou da arvore de cames...da bomba de oleo se não estou em erro isso trabalha com corrente, não tem ploy externa, logo não pode ser porque esta situada dentro do carter...mais uma vez te aconselho a levares isso a um bom mecanico e fazer um diagnostico a isso, depois pedes um orçamento e logo ves qual a melhor solução.
Vai dando noticias.
Cumpr
PMDIAS
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Bom dia!

Agradeço a ajuda e disponibilidade. Amanhã vou leva-lo a uma oficina.

Quanto a polí ele tem uma mas é outra correia uma que vem do alternador penso eu.. Depois a correia de distribuição passa em três rodas dentadas, a maior em cima de tudo penso que seja a árvore de cames e está limpa em volta, outra que é a bomba de água e na última que tem óleo a do fundo de tudo (onde por cima tem a tal polí com a outra correia) que é a bomba de óleo que está toda suja de óleo..
Amanhã já terei notícias e logo que possa passo por cá.

Obrigado a todos!
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Bom dia!

Fui ontem à oficina com o carro e já trago notícias. Peço a vossa opinião.

O mecânico disse que da junta não é que na vareta aquilo que aparece no topo da vareta em cima na borracha não tem mal são gases do óleo e nada influência.. Disse que o óleo estava óptimo não tinha passagem. A tampa do óleo limpa. Tirou as velas e disse que também estavam optimas. Em relação ao anticongelante disse que devia ter sido reação porque tinha um cor de rosa e eu aqui a uns tempos quando faltou juntei azul.. Disse que aquela espuma parecia ferrugem e não óleo..
Quanto à fuga de óleo é mesmo na cambota. Fuga de água é num tubo em metal por de trás do motor mas já está completamente calcinado..
Soluções:
Na água ele disse que tinha de lavar todo o circuito e colocar um produto tapa fugas em pó que é especial que sólidífica só em contacto com o ar porque os tais tubos estão em mau acesso e ao mexer neles iria partir e podia ser umas dores de cabeça.. Quanto ao óleo disse que igualmente existe um produto pra deitar no óleo para os vedantes porque para abrir e tirar as correias e tirar tudo iria ficar muito caro (não disse o preço nem com insistência) e que não valeria apena..

Qual a vossa opinião? Esses produtos existem mesmo e são viáveis?

Abraço!
Obrigado.
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Bom dia!

Fui ontem à oficina com o carro e já trago notícias. Peço a vossa opinião.

O mecânico disse que da junta não é que na vareta aquilo que aparece no topo da vareta em cima na borracha não tem mal são gases do óleo e nada influência.. Disse que o óleo estava óptimo não tinha passagem. A tampa do óleo limpa. Tirou as velas e disse que também estavam optimas. Em relação ao anticongelante disse que devia ter sido reação porque tinha um cor de rosa e eu aqui a uns tempos quando faltou juntei azul.. Disse que aquela espuma parecia ferrugem e não óleo..
Quanto à fuga de óleo é mesmo na cambota. Fuga de água é num tubo em metal por de trás do motor mas já está completamente calcinado..
Soluções:
Na água ele disse que tinha de lavar todo o circuito e colocar um produto tapa fugas em pó que é especial que sólidífica só em contacto com o ar porque os tais tubos estão em mau acesso e ao mexer neles iria partir e podia ser umas dores de cabeça.. Quanto ao óleo disse que igualmente existe um produto pra deitar no óleo para os vedantes porque para abrir e tirar as correias e tirar tudo iria ficar muito caro (não disse o preço nem com insistência) e que não valeria apena..

Qual a vossa opinião? Esses produtos existem mesmo e são viáveis?

Abraço!
Obrigado.

Boa tarde.
Eu pessoalmente não uso esses aditivos, e como não uso não os recomendo aos clientes...isso não vai fazer milagres, a curto prazo os problemas vão continuar, se esses produtos fossem "milagrosos" nós mecanicos não tinhamos que fazer nas oficinas!
Á oficinas que qd aparecem clientes ocasionais em que o serviço não tem interesse despancham com soluçoes pouco transparentes. Isso da fuga de oleo a soluçao é apenas e só substituir o retentor da cambota, claro que para isso é necessario desmontar a distribuição.
Da fuga de água a solução passa por substituir o tubo, lavar o circuito de refrigeração e repor com anticongelante novo! E assim que eu trabalho, agora tb tudo depende da vontade do amigo gastar ou não alguns € na reparação.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

agradeço pela ajuda e resposta.

Também fiquei com a mesma ideia de que estava a despachar serviço mesmo assim para fazer algo simples como deitar dois aditivos pediu para lá deixar o carro dois dias o que achei exagero...

Irei a outra oficina para ver o que dizem.

Assim por alto qual o valor para a substituição do vedante da cambota uma vez que se tem de desmontar a distribuição?
Posso aproveitar para meter novas correias uma vez que apanharam óleo ou não tem nada a ver com isso?

Obrigado!
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

agradeço pela ajuda e resposta.

Também fiquei com a mesma ideia de que estava a despachar serviço mesmo assim para fazer algo simples como deitar dois aditivos pediu para lá deixar o carro dois dias o que achei exagero...

Irei a outra oficina para ver o que dizem.

Assim por alto qual o valor para a substituição do vedante da cambota uma vez que se tem de desmontar a distribuição?
Posso aproveitar para meter novas correias uma vez que apanharam óleo ou não tem nada a ver com isso?

Obrigado!
Amigo Rey400 isso depende muito da mão de obra que a oficina cobra, o vedande em si é relativamente barato. Se a correia estiver contaminada com oleo é aconselhavel substituir. pede um orçamento primeiro para fazer o serviço, deves conseguir fazer esse trabalho entre 100 e 150€ +-
Cumpr
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
A solução (ou não porque daqui a uns dias pode estar igual ou pior) é uma opção para tentar remediar barata. O recomendado é verificar porque o radiador tem o ''cafe com leite'' e a fuga de oleo.
 
Topo