Portal Chamar Táxi

"APITO DOURADO" Colocar aqui tudo relacionado c/ o tema pf.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Processos da Liga - Maria José Morgado pode reabrir três inquéritos

Árbitros tramaram Valentim na Liga
Bruno Paixão, Paulo Januário e Elmano Santos foram ouvidos no âmbito do ‘Apito Final’ e trouxeram elementos novos que agora permitem a Maria José Morgado reabrir pelo menos três dos processos do ‘Apito Dourado’ que tinham sido arquivados por falta de provas. Esses casos apenas devem atingir Valentim Loureiro, já que, relativamente a Pinto da Costa, as investigações versaram sobre processos onde houve acusação do Ministério Público.

As certidões agora na posse dos investigadores serão analisadas e caso sejam carreadas para os processos-crime devem ser sujeitas a um despacho do procurador-geral da República.

O procedimento está longe de ser novo. Maria José Morgado já o fez nos casos que afectam Pinto da Costa, tendo usado as declarações de Carolina Salgado para fundamentar a reabertura dos casos arquivados. Contornou assim o princípio de que alguém não pode ser investigado duas vezes pelos mesmos factos, já que considerou que as declarações da ex-companheira de Pinto da Costa continham revelações nunca apreciadas pela Justiça.

Nos casos que agora afectam Valentim e o filho João, os factos "novos" são as declarações dos árbitros envolvidos em três partidas. Antes do jogo Belenenses-Boavista, por exemplo, a contar para a 24ª jornada da época 2002/2003, Bruno Paixão recorda-se de ter sido contactado por Ezequiel Feijão. Alguém que sabia ser muito próximo do Boavista e que lhe tentou fazer um pedido de João Loureiro."Quando ouviu falar de João Loureiro,pensou logo que era um recado (...) para que beneficiasse o Boavista no jogo do dia seguinte", pode ler-se no processo da Liga, onde Paixão reconhece que a conversa era uma forma de "pressão". Vão ainda ser apreciados os jogos Boavista-Benfica e Boavista-Académica, a contar na mesma época.

ATITUDES QUE AFINAL SÃO CRIME

Não são passíveis de responsabilidade disciplinar, mas podem ser objecto de procedimento criminal.Os processos relativos a João Bartolomeu, presidente da SAD da União de Leiria, que levaram ao arquivamento por falta de regulamento que puna o tráfico de influências e a "promiscuidade funcional", também poderão vir a ser enviados para a Procuradoria--Geral da República. Mais uma vez, o objectivo será avaliar se existem ou não factos novos que permitam a reabertura dos processos arquivados pela Justiça. Alguns deles já no tempo da equipa de Morgado.

SOLIDÁRIO COM RICARDO COSTA

"Queremos evitar contactos com os árbitros que, até agora, eram frequentes. Falava-se demais ao telemóvel no futebol português. Com menos telemóvel, só temos a ganhar". Foi assim que Hermínio Loureiro, na ‘Grande Entrevista’ de ontem da RTP sublinhou a sua pretensão de ver reduzidas as relações directas entre dirigentes e os homens do apito.

Para o presidente da Liga, há algo que urge mudar nos regulamentos da disciplina desportiva. "São necessárias penalizações mais fortes.O futebol português esteve parado durante muito tempo e estamos a tentar torná-lo mais credível aos olhos de todos, afirmou Loureiro.

Revelando-se "solidário" com RicardoCosta, presidente da ComissãoDisciplinar daLiga, o dirigente sente que há um passo certo rumo ao futuro: "Havia alguma desconfiança em relação à Justiça Desportiva, mas esta deu agora um grande exemplo a outras justiças".

Sobre o seu antecessor na presidência da Liga,Hermínio Loureiro evitou ao máximo opinar sobre uma possível demissão deValentim Loureiro, na presidência da Assembleia Geral da Liga.

"Essa é uma decisão que só cabe ao major. Mas, caso oConselho de Justiça da Federação o venha a julgar, tornar-se-á um caso de alguma dificuldade e gravidade", afirmou Loureiro, que se diz convicto de que oFCPorto não será impedido de participar na Liga dos Campeões do próximo ano, embora tenha sido punido pela Liga. n

PORMENORES

Jogos portistas

Os casos em que oFCPorto foi acusado no âmbito do ‘ApitoFinal’ correm ainda na Justiça Civil. O jogo FCPorto-E.Amadora (2-0), de 2003/04, já resultou na pronúncia de Pinto da Costa, enquanto o Beira-Mar-FCPorto (0-0), da mesma temporada, aguarda ainda decisão instrutória.

Outras coacções

ElamanoSantos, árbitro, e PauloJanuário, árbitro-assistente, afirmaram à Comissão Disciplinar da Liga que, em conversas com colegas, se aperceberam de que era normal Valentim Loureiro telefonar antes e depois dos jogos do Boavista aos homens do apito dessas mesmas partidas.

UEFA decide em Junho

Só a partir do dia 2 de Junho é que aUEFA se irá debruçar sobre a possibilidade de o FCPorto ficar afastado das competições europeias, devido às decisões do ‘Apito FInal’. Dois de Junho é o dia previsto para que chegue à UEFA a lista de clubes licenciados pela Federação Portuguesa de Futebol para as competições europeias. "Tudo o que se tem dito e escrito são apenas hipóteses", afirmou um porta-voz.

JOGOS E DATAS

BENFICA 3 - BOAVISTA 2 - 18/01/2004 - Elmano Santos foi contactado por Valentim Loureiro dias depois do jogo e o dirigente estava bastante irado por aquele não ter favorecido o Boavista. O árbitro diz que se sentiu pressionado pelo então dirigente

BOAVISTA 0 - ACADÉMICA 0 - 20/09/2004 - Paulo Januário, árbitro-assistente, disse que era habitual Valentim Loureiro contactar os árbitros antes e depois dos jogos. E que sempre sentiu isso como uma forma de pressão

BELENENSES 1- BENFICA 1 - 28/02/2004 - BrunoPaixão apitou o jogo e foi contactado um dia antes por Ezequiel Feijão, da Associação de Futebol de Setúbal. Diz que o contacto era para o pressionar
Tânia Laranjo/Sérgio Pereira Cardoso
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Foto prova que Pinto da Costa mente em tribunal

É mais uma mentira. Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP, ele ficava sempre no camarote da família." As palavras são da autoria de Pinto da Costa, em pleno Tribunal de Gondomar, na recente acareação com Carolina Salgado. O CM encontrou uma fotografia que prova que o testemunho do presidente do FC Porto não corresponde à verdade.

Corria a noite de 30 de Dezembro de 2003, quando o Estádio doBessa XXI, remodelado a pensar no Europeu de 2004,era inaugurado num jogo particular entre oBoavista e os espanhóis doMálaga. Entre os vários convidados, estavam o líder dos dragões,Pinto da Costa, e Rui Rio, presidente da Câmara do Porto.

Ambosaparecem na imagem, a acompanhar o major e o filho, João Loureiro, na tribuna VIP do complexo boavisteiro. Aliás, apenas uma cadeira separava Pinto da Costa do actual presidente da Câmara de Gondomar e da Assembleia Geral da Liga de Clubes.

Na acareação da passada quarta-feira,Carolina Salgado voltou a afirmar que presenciou encontros entre ValentimLoureiro, Pinto da Costa e Pinto de Sousa, antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol,norestaurante Degrau Chá mas também no camarote VIPdo Bessa.

O presidente portista rejeitou imediatamente a ideia, com a justificaçãodequeValentimfica sempre no camarote familiar.

Ouvido na qualidade de testemunha, no julgamento que decorre actualmente em Gondomar, o líder do FCPorto está juridicamente obrigado a dizer a verdade, ao contrário dos processos em que é arguido, onde essa imposição legal já não se verifica.

Durante a acareação com Carolina Salgado, que durou cerca de seis minutos, Pinto da Costa não se coibiu de acusar, várias vezes, a ex-companheira de falso testemunho em tribunal. A autora do livro ‘Eu,Carolina’ respondeu na mesma moeda: "O senhor Pinto da Costa está a mentir."

MAJOR DIZ QUE FOI "EM DIA DE FESTA"

Valentim Loureiro admitiu aoCMa presença de Pinto da Costa na tribuna VIPna inauguração do Estádio doBessa XXI."Era dia de festa. Portanto, é normal que o presidente do FCPorto, como outras pessoas importantes, tenha lá estado. Mas penso que, em tribunal, Pinto da Costa se estivesse a referir apenas a jogos do campeonato", afirmou o major.
Valentim Loureiro admitiu aoCMa presença de Pinto da Costa na tribuna VIPna inauguração do Estádio doBessa XXI."Era dia de festa. Portanto, é normal que o presidente do FCPorto, como outras pessoas importantes, tenha lá estado. Mas penso que, em tribunal, Pinto da Costa se estivesse a referir apenas a jogos do campeonato", afirmou o major.

CAROLINA OUVIU DIÁLOGO NA SALA VIP

Carolina Salgado revelou, em fase de instrução, uma conversa que ouviu na sala VIP do Estádio do Bessa, na época 2003/04, em que o major se mostrava indignado a Pinto de Sousa pelas arbitragens dos jogos do Gondomar. Como testemunha no julgamento que ainda decorre, Carolina não conseguiu precisar a partida em que o diálogo ocorreu.

PORMENORES

Pinto da Costa e Rio

No rescaldo da inauguração do Estádio do Bessa, a Imprensa destacou a presença, no mesmo local, de Pinto da Costa, líder máximo doFCPorto e Rui Rio, presidente da Câmara portuense.As relações entre ambos encontravam-se no auge da crispação, a poucos meses do início do Europeu de Futebol de 2004, realizado em Portugal.

Jurou dizer a verdade

Enquanto testemunha no julgamento do ‘Apito Dourado’, a decorrer noTribunal de Gondomar, Pinto da Costa jurou dizer a verdade. De acordo com o artigo 360.º do Código Penal, o crime de falso testemunho incorre em pena de prisão até cinco anos ou pena de multa até 600 dias.

Empate com espanhóis

Para o jogo de inauguração do Estádio doBessa XXI, a direcção axadrezada convidou os espanhóis doMálaga.Ojogo terminou num empate sem bolas, sendo que na equipa de Boavista se destacava Raul Meireles, actual centro-campista do FC Porto e da selecção nacional.
Tânia Laranjo / Sérgio Pereira Cardoso
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
É mais uma mentira. Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP, ele ficava sempre no camarote da família." As palavras são da autoria de Pinto da Costa, em pleno Tribunal de Gondomar, na recente acareação com Carolina Salgado. O CM encontrou uma fotografia que prova que o testemunho do presidente do FC Porto não corresponde à verdade.

Corria a noite de 30 de Dezembro de 2003, quando o Estádio doBessa XXI, remodelado a pensar no Europeu de 2004,era inaugurado num jogo particular entre oBoavista e os espanhóis doMálaga. Entre os vários convidados, estavam o líder dos dragões,Pinto da Costa, e Rui Rio, presidente da Câmara do Porto.

Ambosaparecem na imagem, a acompanhar o major e o filho, João Loureiro, na tribuna VIP do complexo boavisteiro. Aliás, apenas uma cadeira separava Pinto da Costa do actual presidente da Câmara de Gondomar e da Assembleia Geral da Liga de Clubes.

Na acareação da passada quarta-feira,Carolina Salgado voltou a afirmar que presenciou encontros entre ValentimLoureiro, Pinto da Costa e Pinto de Sousa, antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol,norestaurante Degrau Chá mas também no camarote VIPdo Bessa.

O presidente portista rejeitou imediatamente a ideia, com a justificaçãodequeValentimfica sempre no camarote familiar.

Ouvido na qualidade de testemunha, no julgamento que decorre actualmente em Gondomar, o líder do FCPorto está juridicamente obrigado a dizer a verdade, ao contrário dos processos em que é arguido, onde essa imposição legal já não se verifica.

Durante a acareação com Carolina Salgado, que durou cerca de seis minutos, Pinto da Costa não se coibiu de acusar, várias vezes, a ex-companheira de falso testemunho em tribunal. A autora do livro ‘Eu,Carolina’ respondeu na mesma moeda: "O senhor Pinto da Costa está a mentir."

MAJOR DIZ QUE FOI "EM DIA DE FESTA"

Valentim Loureiro admitiu aoCMa presença de Pinto da Costa na tribuna VIPna inauguração do Estádio doBessa XXI."Era dia de festa. Portanto, é normal que o presidente do FCPorto, como outras pessoas importantes, tenha lá estado. Mas penso que, em tribunal, Pinto da Costa se estivesse a referir apenas a jogos do campeonato", afirmou o major.
Valentim Loureiro admitiu aoCMa presença de Pinto da Costa na tribuna VIPna inauguração do Estádio doBessa XXI."Era dia de festa. Portanto, é normal que o presidente do FCPorto, como outras pessoas importantes, tenha lá estado. Mas penso que, em tribunal, Pinto da Costa se estivesse a referir apenas a jogos do campeonato", afirmou o major.

CAROLINA OUVIU DIÁLOGO NA SALA VIP

Carolina Salgado revelou, em fase de instrução, uma conversa que ouviu na sala VIP do Estádio do Bessa, na época 2003/04, em que o major se mostrava indignado a Pinto de Sousa pelas arbitragens dos jogos do Gondomar. Como testemunha no julgamento que ainda decorre, Carolina não conseguiu precisar a partida em que o diálogo ocorreu.

PORMENORES

Pinto da Costa e Rio

No rescaldo da inauguração do Estádio do Bessa, a Imprensa destacou a presença, no mesmo local, de Pinto da Costa, líder máximo doFCPorto e Rui Rio, presidente da Câmara portuense.As relações entre ambos encontravam-se no auge da crispação, a poucos meses do início do Europeu de Futebol de 2004, realizado em Portugal.

Jurou dizer a verdade

Enquanto testemunha no julgamento do ‘Apito Dourado’, a decorrer noTribunal de Gondomar, Pinto da Costa jurou dizer a verdade. De acordo com o artigo 360.º do Código Penal, o crime de falso testemunho incorre em pena de prisão até cinco anos ou pena de multa até 600 dias.

Empate com espanhóis

Para o jogo de inauguração do Estádio doBessa XXI, a direcção axadrezada convidou os espanhóis doMálaga.Ojogo terminou num empate sem bolas, sendo que na equipa de Boavista se destacava Raul Meireles, actual centro-campista do FC Porto e da selecção nacional.
Tânia Laranjo / Sérgio Pereira Cardoso

A foto que prova que ele mentiu em tribunal é esta.

imagedownload.aspx


Infelizmente a nossa justiça já está de rastos e já pouco importa se mentem ou não, porque há muito que se sabe quem manda.
 
Última edição por um moderador:

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
A foto que prova que ele mentiu em tribunal é esta.

imagedownload.aspx


Infelizmente a nossa justiça já está de rastos e já pouco importa se mentem ou não, porque há muito que se sabe quem manda.

ele mentiu? desculpa lá esta foto de um jogo de inauguração do bessa com uma equipa espanhola.
deixa-me rir.
estamos a falar dos jogos da liga onde estão as fotos ou o que seja, comente as coisas sem cor clúbistica, gostava de te ver comentar as declarações do arbitro Bruno Paixão e comparares com aquele jogo em Campomaior, esta foi para beneficiar quem? o FCP não foi de certeza
:36_2_51:
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
ele mentiu? desculpa lá esta foto de um jogo de inauguração do bessa com uma equipa espanhola.
deixa-me rir.
estamos a falar dos jogos da liga onde estão as fotos ou o que seja, comente as coisas sem cor clúbistica, gostava de te ver comentar as declarações do arbitro Bruno Paixão e comparares com aquele jogo em Campomaior, esta foi para beneficiar quem? o FCP não foi de certeza
:36_2_51:



Esta foto, foi a que saiu no jornal a acusar Pinto da Costa de mentir, se dizes que a foto é uma fraude, o melhor ires ao tribunal defender o homem.


A notícia diz isto:

É mais uma mentira. Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP, ele ficava sempre no camarote da família." As palavras são da autoria de Pinto da Costa, em pleno Tribunal de Gondomar, na recente acareação com Carolina Salgado. O CM encontrou uma fotografia que prova que o testemunho do presidente do FC Porto não corresponde à verdade.
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
Esta foto, foi a que saiu no jornal a acusar Pinto da Costa de mentir, se dizes que a foto é uma fraude, o melhor ires ao tribunal defender o homem.


A notícia diz isto:

É mais uma mentira. Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP, ele ficava sempre no camarote da família." As palavras são da autoria de Pinto da Costa, em pleno Tribunal de Gondomar, na recente acareação com Carolina Salgado. O CM encontrou uma fotografia que prova que o testemunho do presidente do FC Porto não corresponde à verdade.

eu não disse que a foto era uma fraude, agora esta foto prova o que?

que esteve numa festa no Bessa num jogo de inauguração.
agora onde estão as fotos nos jogos da liga ? não aparecem porque? eu digo-te porque não existe.
se não existe, afinal o homem tem razão.

agora esqueceste de comentar o resto porque? mexer nas feridas faz doer não é.
:shy_4_02:
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
eu não disse que a foto era uma fraude, agora esta foto prova o que?

que esteve numa festa no Bessa num jogo de inauguração.
agora onde estão as fotos nos jogos da liga ? não aparecem porque? eu digo-te porque não existe.
se não existe, afinal o homem tem razão.

agora esqueceste de comentar o resto porque? mexer nas feridas faz doer não é.
:shy_4_02:


A foto prova que o homem mentiu em tribunal, pois disse:

Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP

Comentar o resto ?? Qual resto ??
 

mds69

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
251
Gostos Recebidos
0
pois

atençao que o rui rio tambem deve estar no mesmo saco... pois nessa foto o rui rio ainda esta no meio dos dois, deve ser o mensageiro dos dois nao?

magic o caso do benfica-estoril, por ti tambem nao deveria ir ao apito dourado?
José veiga era o associonista maioritario do estoril, era diriginte do benfica, no final do jogo Veiga disse que o trinador do estoril por causa de algumas coisas que disse iria embora, o que veio a acontecer quase logo... é preciso ter mais duvidas????
 

peixoto1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
A foto prova que o homem mentiu em tribunal, pois disse:

Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP

Comentar o resto ?? Qual resto ??
a imagem prova o que pinto da costa disse.nao esteve com ele,pois quem ta a lado de pinto da costa nao é valentim.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Quem mentiu?

pixel.gif

FOTO RECORD PODE SER INCLUÍDA NO PROCESSO



Os procuradores adjuntos do MP de Gondomar do julgamento do processo originário do Apito Dourado – Gonçalo Silva e Carlos Teixeira – estão a ponderar se devem ou não usar uma foto de Record, tirada aquando da inauguração do Estádio do Bessa XXI, no final de Dezembro de 2003, para demonstrar que Pinto da Costa não foi verdadeiro quando, na semana passada, foi acareado com Carolina Salgado.

“Nunca estive com Valentim Loureiro no camarote presidencial do Bessa porque o Major fica sempre no camarote da sua família”, disse Pinto da Costa no tribunal de Gondomar, depois de ter dito que Carolina Salgado mentiu quando afirmou que assistiu a conversas do ex-companheiro com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa a propósito da nomeação de árbitros para os jogos do Gondomar SC na época de 2003/2004.

A verdade é que Pinto da Costa esteve separado apenas por uma cadeira de Valentim Loureiro num camarote onde se sentou também, na segunda fila, Carolina Salgado. O presidente portista poderá ser chamado de novo ao tribunal para esclarecer o que disse e para ser confrontado com a prova documental.

O MP admite também chamar como testemunhas o repórter-fotográfico Manuel Araújo e o autor da reportagem da inauguração do novo Estádio do Bessa, António Mendes, também jornalista de Record.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
atençao que o rui rio tambem deve estar no mesmo saco... pois nessa foto o rui rio ainda esta no meio dos dois, deve ser o mensageiro dos dois nao?

magic o caso do benfica-estoril, por ti tambem nao deveria ir ao apito dourado?
José veiga era o associonista maioritario do estoril, era diriginte do benfica, no final do jogo Veiga disse que o trinador do estoril por causa de algumas coisas que disse iria embora, o que veio a acontecer quase logo... é preciso ter mais duvidas????

Isso foi tudo investigado, e se não foi a tribunal é porque não houve indícios de alguma ilegalidade.

Muitas coisas são investigadas, mas nem todas chegam a tribunal, pois nem sempre há provas suficientes para sustentar um caso de acusação, basta ver que milhares de situações e de escutas a Pinto da Costa, só deram 2 condenações, apesar de todos sabermos que muito mais ficou por condenar.

Quanto ao jogar no Estoril é irrelevante, o FCP durante anos jogou na Maia em vez de jogar em casa dos adversários, e nunca ninguém meteu isso em causa. Dizia-se que o estádio da Maia levava mais gente e dava mais dinheiro aos clubes, o mesmo se disse do Estoril ir jogar ao Algarve, além de a Maia ser mais perto do Porto que o Algarve de Lisboa.
O Estoril precisava de dinheiro, tanto que assim foi que os jogadores até fizeram greve por ter os ordenados em atraso, jogar num estádio grande contra o Benfica foi o Euromilhões, pena foi os jogadores do Estoril serem demasiado agressivos e estarem empolgados a fazer o jogo da vida deles, mas isso foi culpa da comunicação social e da mediatização que fez do jogo.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FC Porto: Pinto da Costa confirma presença ao lado do major

Foi só a uma festa
Pinto da Costa confirmou ontem que esteve presente com o major Valentim Loureiro, na Tribuna VIP do Estádio do Bessa XXI, a 30 de Dezembro de 2003. O líder do FC Porto assegura, no entanto, que não mentiu ao Tribunal de Gondomar quando foi ouvido, no dia 14 de Maio, na acareação com Carolina Salgado.

Através de um comunicado assinado por GilMoreira dos Santos, seu advogado, Pinto da Costa alega que a foto se refere ao jogo de inauguração do Bessa XXI, entre o Boavista e os espanhóis do Málaga (0-0), o que justifica que as suas declarações foram verdadeiras.

"A peça jornalística em questão baseia-se numa imagem recolhida numa festa, mais concretamente na inauguração doEstádio doBessa XXI, não se enquadrando, por isso, no espírito das questões levantadas em tribunal", lê-se no comunicado emitido ontem.

As palavras de Pinto da Costa, em tribunal, surgem na sequência da acusação de Carolina que afirmou ter presenciado encontros entre o dirigente portista, Valentim Loureiro e Pinto de Sousa, então líder da arbitragem da Federação. Carolina disse que as conversas tiveram lugar no restaurante Degrau Chá e também no camarote VIPdoBessa. Pinto da Costa recusou, ao Tribunal de Gondomar, ter estado alguma vez com o major na tribuna: "É mais uma mentira. Nunca o Valentim Loureiro esteve comigo no camarote VIP, ele ficava sempre no camarote da família."

Entretanto, o MP pondera extrair certidão a Pinto da Costa por falsas declarações em tribunal e utilizar a foto em questão no julgamento a correr em Gondomar.
Sérgio Pereira Cardoso/Tânia Laranjo
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Toda a gente sabe que enquanto o sr. Vieira for presidente do benfica e tiver as costas bem guardadas pelo sr. Saldanha Sanches, que trabalha para o sr.Vieira e que é marido da sra. Morgado, ninguém lhe vai fazer mal nenhum mas tambem ninguem fez mal nenhum ao sr. Vale de Azevedo enquanto esteve no benfica mas esperem que ele saia e vocês vão ver o que lhe vai acontecer.
 

mds69

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
251
Gostos Recebidos
0
pois

Toda a gente sabe que enquanto o sr. Vieira for presidente do benfica e tiver as costas bem guardadas pelo sr. Saldanha Sanches, que trabalha para o sr.Vieira e que é marido da sra. Morgado, ninguém lhe vai fazer mal nenhum mas tambem ninguem fez mal nenhum ao sr. Vale de Azevedo enquanto esteve no benfica mas esperem que ele saia e vocês vão ver o que lhe vai acontecer.

O veiga até manda os treinadores da outra equipa embora... mas prontos... sera que se fosse um clube no norte ja nao estava na vitalis?
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Toda a gente sabe que enquanto o sr. Vieira for presidente do benfica e tiver as costas bem guardadas pelo sr. Saldanha Sanches, que trabalha para o sr.Vieira e que é marido da sra. Morgado, ninguém lhe vai fazer mal nenhum mas tambem ninguem fez mal nenhum ao sr. Vale de Azevedo enquanto esteve no benfica mas esperem que ele saia e vocês vão ver o que lhe vai acontecer.



Então é por esse motivo que o pinto da Costa não sai do FCP certo ???

Se sai do FCP caem-lhe todos em cima e vai preso, uma vez que perde a "imunidade" que tem.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Recursos do Apito Final vão ser sorteados

CONSELHO DE JUSTIÇA REÚNE QUARTA-FEIRA



O Conselho de Justiça da FPF reúne quarta-feira em Lisboa, na sede da FPF, e finalmente vão ser distribuídos os 14 recursos do processo Apito Final, decidido, em primeira instância, pela Comissão Disciplinar da Liga no passado dia 9 de Maio.

Tudo indica que a distribuição dos recursos pelos elementos do CJ da FPF será feita por sorteio, ficando de fora do mesmo o presidente deste órgão, António Gonçalves Pereira.

Caberá, pois, aos conselheiros Elísio da Costa Amorim (advogado e deputado do PSD pelo círculo de Aveiro), Francisco Mendes da Silva, Álvaro Reis Batista (advogado de Castelo Branco), Eduardo Santos Pereira (advogado de Lisboa), João Carrajola Abreu e José Pereira dos Reis (advogado de Lisboa) darem uma última palavra sobre os resursos apresentados por Pinto da Costa, Boavista, União de Leiria e Augusto Duarte, entre outros.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - João Bartolomeu: «Disseram-me que quem nomeia é o Pinto da Costa»

DESMENTE TESE DEFENDIDA PELO LÍDER PORTISTA EM TRIBUNAL



“Nunca falei de árbitros do Gondomar e nunca escolhi árbitros para o FC Porto.” Está gravado e não é uma escuta, foi algo que Pinto da Costa disse no tribunal de Gondomar aquando da acareação com Carolina Salgado, onde também afirmou que nunca partilhou o camarote do Bessa com Valentim Loureiro.

O processo Apito Dourado contém diversas “peças” nas quais o assunto é: árbitros. E onde Pinto da Costa surge como um dos intervenientes, directa e indirectamente. Por exemplo, João Bartolomeu, presidente da U. Leiria, foi apanhado numa conversa com Pinto de Sousa, então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, a afirmar o seguinte: “Disseram-me que quem nomeia é o Pinto da Costa.”

Pinto de Sousa reagiu: “Não falei com Pinto da Costa, não consultei ninguém, juro-lhe que não falei com o Pinto da Costa.”

Mas Bartolomeu não era o único que parecia convencido da influência do presidente portista na escolha de árbitros. Joaquim Oliveira, o patrão da Olivedesportos, disse ao próprio PC: “O Pinto de Sousa decide aquilo que o senhor mandar decidir.”

No processo é apanhado também José Veiga, então presidente do Estoril, a pedir o árbitro Jorge Sousa. João Rodrigues, o português com mais influência na FIFA, aparece, por seu lado, no jeito de intermediário de Luís Filipe Vieira, a propósito da nomeação de um árbitro para um jogo do Benfica com o Belenenses, rejeitando Duarte Gomes e Olegário Benquerença. “Olegários e coisa nem pensar...”, desabafa.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Decisões dos recursos antes de 11 de Junho

PRESIDENTE DO CJ NÃO ESPERARÁ PELO PRAZO LIMITE



O presidente do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse hoje à Agência Lusa que as decisões dos recursos do Apito Final serão produzidas antes do prazo limite para homologação dos campeonatos, a 11 de Junho.

Antes da reunião do Conselho de Justiça de hoje, para distribuição pelos conselheiros dos recursos dos acórdãos emanados pela Comissão Disciplinar da Liga no âmbito do Apito Final, António Gonçalves Pereira reafirmou a necessidade de rapidez na avaliação dos processos e sublinhou que a "celeridade das decisões será imposta pelo prazo de homologação".

O Conselho de Justiça da FPF dispõe assim de 20 dias corridos (com três fins-de-semana e dois feriados pelo meio) para analisar os 14 recursos das decisões da Comissão Disciplinar da Liga de 9 de Maio, apresentados por Pinto da Costa, Boavista, União de Leiria e por seis árbitros.

Contudo, António Gonçalves, que confirmou a recepção do processo instrutório enviado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), lembrou a possibilidade do órgão disciplinar necessitar de confrontar os recorrentes, mas a tramitação processar-se-á normalmente e o prazo não deverá ser ultrapassado.

O presidente do CJ da FPF reiterou não pretender fixar qualquer data para as deliberações dos recursos e declarou que não se pretende que a palavra final dos processos do Apito Final fique "debaixo dos holofotes da Comunicação Social".

Os recursos apresentados ao CJ da FPF correspondem às deliberações da Comissão Disciplinar da LPFP decididas a 9 de Maio e decorrentes do processo judicial Apito Dourado, desencadeado a partir de uma investigação da Polícia Judiciária sobre corrupção no futebol na época 2003/04.

A Comissão Disciplinar da LPFP puniu o Boavista com a despromoção à Liga de Honra por coação sobre árbitros em três jogos da temporada 2003/04 e o presidente dos axadrezados na altura João Loureiro com uma pena de quatro anos de suspensão, mas o filho de Valentim Loureiro decidiu não recorrer da sentença para o CJ da FPF.

O FC Porto foi penalizado com a perda de seis pontos por tentativa de corrupção e a Pinto da Costa foi aplicada uma suspensão de dois anos, mas apenas o presidente do FC Porto recorreu em nome individual.

Pelas mesmas razões que condenaram o presidente dos dragões e o FC Porto, cuja perda de pontos não teve influência na conquista do tricampeonato, foram subtraídos três pontos à União de Leiria e o presidente João Bartolomeu foi suspenso por um ano, tendo este decidido apresentar recurso através do clube, despromovido depois de ter terminado a Liga de 2007/08 em último lugar.

Os árbitros Augusto Duarte e Jacinto Paixão foram penalizados pela infracção de corrupção com suspensões de seis e quatro anos, respectivamente, enquanto os assistentes José Chilrito, Bernardino Silva e Manuel Quadrado foram suspensos por dois anos e meio. Martins dos Santos, ex-árbitro de primeira categoria, foi castigado com três anos de suspensão.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Descida do Gondomar põe em causa quadro competitivo

CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF VAI ANTECIPAR-SE AO TRIBUNAL



Nas mais de 50 notas de culpas emitidas pelo Conselho de Disciplina da FPF, e que estarão prestes a ser decididas, segundo o presidente deste órgão (Arnaldo Marques da Silva), está em discussão a permanência ou a descida do Gondomar SC de escalão.

Ora, a equipa gondomarense pertence ao quadro da II Liga e este campeonato será homologado no dia 11 de Junho. Se, até lá, o CD da FPF se pronunciar pela culpabilidade do Gondomar SC em factos relativos à época de 2003/2004, o clube da capital portuguesa da filigrana poderá ainda recorrer para o Conselho de Justiça da FPF, o que suspende a decisão do Conselho de Disciplina. Ou seja, provocará um impasse na definição do quadro competitivo da II Liga e afectará também os campeonatos que estão a montante (II Divisão B).

Acresce a tudo isto o facto de o mesmo Gondomar SC conhecer no próximo dia 14 de Julho o acórdão do colectivo do tribunal de Gondomar que está a julgar o processo originário do Apito Dourado. Corre-se o risco de este poder entrar em contradição se entretanto o CD de Disciplina da FPF se pronunciar antes sobre este assunto. Se, por hipótese, a CD da FPF culpar o Gondomar SC e se o clube for ilibado na justiça comum, o que prevalece? Em princípio, a decisão desportiva. E o contrário também pode ser considerado...

O grande beneficiado no caso de despromoção do Gondomar SC será, à luz dos regulamentos da Liga, o Penafiel. Em Gondomar SC, Fernando Ferreira, vice-presidente do clube, mostra-se "tranquilo" quanto ao desfecho do caso, revelando "segurança" quanto à argumentação usada pelo clube no recurso que apresentou à nota de culpa. Em Penafiel, Pereira Magalhães, o presidente, não se quis pronunciar sobre o processo mas assegurou que o clube está preparado para disputar a Liga Vitális na próxima época.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Procurador-geral adjunto foi à FPF

AGENTES DESPORTIVOS SURPREENDIDOS COM "VISITA DE CORTESIA"



Causou perplexidade sobre entre os agentes desportivos conectados com o processo Apito Dourado a "visita de cortesia", esta semana, do Procurador-Geral Adjunto João Santos Ramos à sede da Federação Portuguesa de Futebol. O facto esteve em destaque no site da FPF.

Segundo informou a FPF, o encontro "visou a troca de informações sobre diversos aspectos organizacionais sobre o Campeonato da Europa Áustria/Suíça 2008", com especial enfâse "para as questões do foro judicial".

João Santos Ramos foi recebido por Gilberto Madaíl, presidente da FPF, e Ângelo Brou, secretário-geral.
A surpresa com que esta visita foi encarada resulta sobretudo do facto de neste momento estar a decorrer, na sede da FPF, a análise das mais de 50 notas de culpas emitidas pelo Conselho de Disciplina e o recurso de 14 processos resultantes do processo que na Liga ficou conhecido por Apito Final...
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Tribunal Constitucional recusa tomar conhecimento de recurso de Pinto de Sousa

O Tribunal Constitucional recusou tomar conhecimento de um recurso apresentado pelo ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Pinto de Sousa, para afastar o juiz Carlos Alexandre do processo sobre a viciação das classificações dos árbitros. De acordo com o Expresso Online, Pinto de Sousa, após o Tribunal da Relação de Lisboa ter rejeitado o pedido, requereu ao Constitucional o afastamento do magistrado, alegando falta de imparcialidade do juiz no processo, que corre no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. O juiz Carlos Alexandre terá sido quem autorizou as transcrições de algumas escutas telefónicas durante a investigação do processo e vai agora presidir à fase de instrução. Este processo é a maior certidão retirada da investigação do Apito Dourado, cujo julgamento decorre em Gondomar.

"JG"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Validade das escutas está quase decidida

JULGAMENTO DO PROCESSO ORIGINÁRIO CORRE O RISCO DE SER ANULADO



Dia 14 de Julho. Quando o juiz António Carneiro da Silva anunciou o dia da provável leitura do acórdão relativo ao processo originário do Apito Dourado, que já conheceu 36 sessões no tribunal de Gondomar, logo um advogado o associou ao feriado nacional francês, que assinala a tomada da Bastilha pelo povo.

Nem de propósito. Uma revolução é o que pode acontecer depois da leitura do acórdão que determinará, ou não, a condenação dos 24 arguidos, entre os quais Valentim Loureiro. Tudo porque o Tribunal Constitucional irá pronunciar-se, no máximo em Setembro, sobre a validade das escutas telefónicas que, conforme já foi reconhecido pelo juiz-presidente do processo, são o núcleo da acusação.

Artur Marques, advogado de José Luís Oliveira (o ex-presidente do Gondomar que está acusado de 47 crimes de corrupção), foi quem avançou com o recurso, invocando o uso indevido de escutas neste tipo de processo. Invoca a defesa de Oliveira que as escutas foram feitas sem controlo da juíza de instrução (Ana Cláudia Nogueira) e sem respeitarem os prazos legais, para além de algumas escutas terem sido indevidamente destruídas.

Artur Marques invoca mesmo a inconstitucionalidade da lei que pune a corrupção no fenómeno desportivo, com base num parecer de Gomes Canotilho.

O advogado de José Luís Oliveira terá agora de fazer as suas contra-alegações no Tribunal Constitucional, ficando à espera de uma decisão que sairá sempre depois do dia 14 de Julho. A questão está longe de ser pacífica, muito embora o juiz de instrução do processo (Pedro Miguel Vieira) tenha contornado, com vários argumentos, uma eventual ilegalidade do uso de escutas no processo.

Prova testemunhal fraca

Caso o Tribunal Constitucional considere nulas as 16 mil escutas do processo, o que pode acontecer? Em princípio, o julgamento terá de ser repetido sem que o Ministério Público possa servir-se das transcrições telefónicas para consolidar a acusação.

Ou seja, os procuradores Gonçalo Silva e Carlos Teixeira ficarão praticamente desarmados, pois a prova testemunhal apresentada nas 36 sessões tem sido, no mínimo, contraditória.

Para além dos inspectores da PJ chamados a depor, o MP apenas marcou pontos quando ao tribunal foram chamados os ourives que forneciam o Gondomar SC na época de 2003/2004, com estes a confirmarem as entregas e o seu destino.

O resto é muita conversa gravada e muito silêncio dos arguidos no tribunal.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
Isso foi tudo investigado, e se não foi a tribunal é porque não houve indícios de alguma ilegalidade.

Muitas coisas são investigadas, mas nem todas chegam a tribunal, pois nem sempre há provas suficientes para sustentar um caso de acusação, basta ver que milhares de situações e de escutas a Pinto da Costa, só deram 2 condenações, apesar de todos sabermos que muito mais ficou por condenar.

Quanto ao jogar no Estoril é irrelevante, o FCP durante anos jogou na Maia em vez de jogar em casa dos adversários, e nunca ninguém meteu isso em causa. Dizia-se que o estádio da Maia levava mais gente e dava mais dinheiro aos clubes, o mesmo se disse do Estoril ir jogar ao Algarve, além de a Maia ser mais perto do Porto que o Algarve de Lisboa.
O Estoril precisava de dinheiro, tanto que assim foi que os jogadores até fizeram greve por ter os ordenados em atraso, jogar num estádio grande contra o Benfica foi o Euromilhões, pena foi os jogadores do Estoril serem demasiado agressivos e estarem empolgados a fazer o jogo da vida deles, mas isso foi culpa da comunicação social e da mediatização que fez do jogo.

tá visto que tudo que ponha em causa a instituição Benfica é só mentiras e dores de cotovelo, mas até tem uma certa piada saiu o euromilhões aos jogadores do Estoril se calhar o dinheiro que fizerão de bilheteira não deu para pagar aluguer de campo, policia e sei lá mais o quê, só que ninguém se lembrou dos jogadores do Estoril 15 dias antes quando jogou contra o Sporting
no estádio do Estoril, pois! é que jogar contra o Estoril no Algarve dava mais jeito ao Benfica, porque para o Estoril jogar no seu estádio seria bem melhor para tentar ganhar pontos para fugir a despromoção, porque para o Estoril e seus dirigentes era mais fácil arranjar guito na 1 Liga do que na 2 Liga que só dá prejuízo, portanto essa treta que foi para ajudar o Estoril foi só areia prós olhos das pessoas, e já tinha dito que o Estoril não podia alterar o campo de jogos, só o poderia fazer se se cumprisse o tempo que estipula os regulamentos, que eu me lembro disso o Estoril alegou falta de condições do terreno de jogo, e não para ajudar os coitados dos jogadores.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Giestal Valente, de detido a testemunha

PROCESSO ORIGINÁRIO É RETOMADO ESTA SEGUNDA-FEIRA



O julgamento do processo originário do Apito Dourado - que partiu de uma investigação da Polícia Judiciária do Porto que durou mais de um ano - é retomado esta segunda-feira em Gondomar. Será a 37.ª sessão. Uma das últimas, antes das alegações finais, previstas para meados de Junho. Isto se os arguidos permanecerem em silêncio. O que está longe de ser líquido...

Na sessão deste início de semana, a "estrela" será o antigo árbitro Fernando Giestal Valente. Detido no dia 20 de Abril de 2004, quando a PJ percorreu quase todo o país cumprindo mandados de detenção e de busca. Mas o árbitro que vivia então em Barcelos passou rapidamente de arguido a testemunha. Porque faltou numa audiência anterior, será finalmente ouvido mas através de vídeoconferência, pois reside na Madeira e o tribunal não lhe solicitou meios, conforme solicitou, para se deslocar ao continente.

O julgamento prosseguirá terça-feira e ficará depois à espera das alegações finais dos advogados dos 24 arguidos. Estas prometem ser longas, bem assim como a explanação do Ministério Público. O juiz-presidente, António Carneiro da Silva, prometeu para o dia 14 de Julho a leitura do acórdão que condenará ou não aqueles que neste momento se sentam no banco dos réus, entre os quais Valentim Loureiro, acusado de 26 crimes de corrupção activa sobre a forma de cumplicidade e de um crime de prevaricação na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Gondomar.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
A. Dourado - Terramoto à vista

CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF PREPARA-SE PARA ANUNCIAR DECISÕES



“No prazo de um mês ou mês e meio, o Conselho de Disciplina vai decidir.” A garantia foi dada por Gilberto Madaíl no passado dia 8 de Março, no tribunal de Gondomar, onde acabara de ser ouvido como testemunha de Valentim Loureiro no julgamento do processo originário. O presidente da FPF estava a referir-se às mais de 50 notas de culpa que o CD da FPF, presidido por Arnaldo Marques da Silva, enviou a árbitros, dirigentes e ao Gondomar SC.

Record sabe que, mesmo fora do prazo anunciado por Madaíl, o CD da FPF está prestes a divulgar as suas decisões e que estas apontam no sentido da penalização dos “arguidos”. Em causa está a suspensão de vários árbitros ainda no activo – com destaque para Rui Silva, árbitro de 1.ª categoria – e também a despromoção do Gondomar SC por factos que estão a ser julgados em Gondomar e que terão decisão judicial no próximo dia 14 de Julho.

Em Penafiel, onde mora o clube que pode ser favorecido com a culpa do Gondomar, mantém-se a expectativa. Recorde-se que, em meados deste mês, a direcção da FPF decidiu dotar de “meios extraordinários de apoio” os Conselhos de Disciplina e de Justiça, com vista a acelerar os processos relativos às notas de culpa e também as decisões dos 14 recursos do Apito Final.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
 
Topo