• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Apple quer liderar registo médico com nova App Saúde

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
É sabida a insistência da Apple em tornar os seus equipamentos de uso corrente numa espécie de “estetoscópio” dos sinais vitais dos utilizadores. O Apple Watch e o iPhone são disso um exemplo, têm cada vez mais ferramentas dedicadas à saúde.



A empresa, segundo foi dado a conhecer, quer agora dar um passo em frente com a nova versão do iOS 11.3, trazendo mais recolha de dados de saúde, mas aumentando a privacidade que deve envolver os dado de saúde existentes no iOS. A ideia é levar as empresas da área da medicina a partilhar com a app da Apple os registos médicos.








Mais informação de saúde no iOS 11.3





Demos a conhecer algumas das pretensões da Apple para o iOS 11.3. Esta será a versão que, depois de ultrapassados alguns dos problemas de instabilidade da versão 11, irá projetar várias ferramentas para novas áreas, como novas interfaces. Irão aparecer melhoramentos de protocolos e outras tecnologias que a Apple utiliza nos seus vários dispositivos.







Assim, na próxima atualização do sistema operativo, a empresa de Cupertino incluirá um recurso chamado “Registos de Saúde” que, em última análise, poderá ser a melhor ferramenta para agregar registos médicos eletrónicos para cada indivíduo.



Portugal é um dos países que está já a avançar na introdução dos registos médicos de cada cidadão e disponibiliza já várias plataformas onde esses registos podem ser consultados. Ainda há dias demos conta o chamado Cartão de Atividade Física lançado pelo Serviço Nacional de Saúde.






Não é novidade que este é o caminho e, desde há vários anos, que os gigantes tecnológicos como a Microsoft e o Google estão a tentar chegar a este mercado de milhões.


Apple Registos de Saúde




Registos de saúde reúne hospitais, clínicas e a aplicação de saúde existente para dar uma visão instantânea e mais completa da saúde. A ideia da Apple é disponibilizar aos consumidores uma aplicação que reúne informações médicas de várias instituições organizadas numa única visão, que abrangerá alergias, condições, imunizações, resultados de laboratório, medicamentos, procedimentos e sinais vitais.



Esta informação compilada de uma forma organizada e que interage entre si, irá permitir que o utilizador receba notificações quando os seus dados forem atualizados pela instituição que é abrangida por este sistema. Os dados de registos de saúde são criptografados e protegidos com password definida pelo utilizador.






7 razões que mostram como a Apple quer liderar este segmento







  1. [*=center]O Apple Watch e o iPhone são um canal para dados de micronível, como frequência cardíaca, atividade e, nalguns casos, condições médicas. O HealthKit da Apple já oferece à empresa um ponto de apoio no mercado da saúde.





  1. [*=center]A Apple tem ótimas relações com os parceiros. Assim como a Apple tem com os gigantes de tecnologia corporativa, a empresa ainda se associou aos principais players no campo do registo de saúde. A Apple está a atuar na abordagem de agregação e quer absorver e compilar os dados de instituições médicas participantes num só lugar.





  1. [*=center]Os principais players de dados médicos têm o Health Records (Registo de Saúde) preparado. A Apple está a começar com uma dúzia de hospitais, incluindo Johns Hopkins Medicine e Penn Medicine e tem ligações a outros importantes parceiros neste segmento hospitalar.





  1. [*=center]A Apple está a acompanhar os padrões. Os registos de saúde são baseados no FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources), que é um padrão para a transferência de registos médicos eletrónicos.



  1. [*=center]O setor da saúde já se modernizou bastante, fez já o “trabalho pesado” e está muito mais eletrónico. Este trabalho de mudar para registos médicos eletrónicos, também visto em Portugal, foi feito no passado recente, desde há 10 anos para cá, com forte apoio dos governos. Toda esta integração, todo o esforço em “digitalizar” os dados médicos dos pacientes abrem portas a empresas como a Apple.





  1. [*=center]A pegada empresarial da Apple pode ser alavancada. Ao avançar para este trabalho, a empresa traz a si um importante legado de informação que poderá prender o utilizador na sua plataforma.



  1. [*=center]Privacidade. Aqui a Apple tem estado muito ativa desde há vários anos a esta parte. Além dos sistemas criptografados de forma nativa, a empresa usa tecnologias de acesso aos dispositivos que são dos mais vanguardistas do mercado, o que protege a privacidade dos utilizadores. A cloud está fortemente preparada e os utilizadores sabem da dificuldade que um “estranho” tem em entrar nos seus dispositivos Apple.




Todas estas pistas dizem-nos que a empresa quer realmente dedicar muito do foco da sua atividade à saúde. Este será o mercado que vai tornar os “equipamentos tecnológicos vestíveis” numa necessidade, todos vão querer usar os smartwatches, as smartbands e outros acessórios que o futuro irá trazer.



Mais informação: Apple Healthcare



logopplware.png


 
Topo