• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Dezenas de elementos da ONU e NATO feridos

KOSOVO
Dezenas de elementos da ONU e NATO feridos


Apesar do apelos do presidente sérvio Boris Tadic, onze elementos da ONU e da NATO ficaram feridos, esta segunda-feira, no Kosovo, devido a uma explosão e outros 22 elementos da força polaca da ONU sofreram ferimentos em confrontos com a população. A ONU já recebeu ordem para abandonar a cidade de Mitrovica.

Boris Tadic pediu à KFOR, as forças da NATO e das Nações Unidas no Kosovo, que não abusassem da força. O presidente sérvio sublinhou que hoje se passam precisamente quatro anos sobre a última onda de violência contra cidadãos sérvios, que em Março de 2004 causou a morte de dezenas de pessoas.

O presidente sérvio pediu também aos cidadãos sérvios da cidade dividida de Mitrovica para não provocarem as forças internacionais e não praticarem qualquer acto de violência.

Dezenas de agentes da ONU e da Nato feridos

Apesar dos apelos do presidente sérvio, três polícias da missão da ONU no Kosovo e oito soldados da força da Nato no Kosovo (KFOR) ficaram feridos hoje devido a uma explosão no norte do Kosovo, indicou a polícia.

Anteriormente, um porta-voz da polícia tinha afirmado que a explosão teria sido provocada pelo lançamento de uma granada de mão lançada contra um tribunal da ONU.

A explosão ocorreu em dois tribunais da ONU depois da intervenção da polícia para expulsar cerca de cinquenta sérvios que se encontravam no local desde a última sexta-feira.

Entretanto, em Varsóvia, a porta-voz da polícia polaca Mariusz Sokolowski afirmou que 22 polícias polacos da missão da ONU no Kosovo ficaram feridos hoje em Mitrovica em confrontos com a população sérvia local.

ONU detém 53 sérvios

Horas antes, durante a madrugada, a polícia da ONU e elementos da força da NATO (KFOR) detiveram 53 sérvios que ocupavam dois tribunais das Nações Unidas, em Mitrovica, segundo o porta-voz da polícia do Kosovo (KPS), Veton Elshani.

Um forte dispositivo da polícia da ONU e da KFOR, apoiado por blindados, atacou hoje, na cidade etnicamente dividida de Mitrovica, os dois tribunais controlados desde sexta-feira por manifestantes sérvios, segundo um jornalista da Agência France Presse (AFP), no local.

A polícia da ONU e a Força da NATO no Kosovo lançaram a operação cerca das 05:00 (04:00 em Lisboa) e detiveram os sérvios que se encontravam no edifício.


TSF Online
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Baterista dos ABBA encontrado morto

Baterista dos ABBA encontrado morto
5fd9132d0b1b47a6913dedc91ab548df.jpg

Ola Brunkert terá sido vítima de um acidente no jardim de sua casa em Maiorca

O baterista do mítico grupo sueco ABBA foi encontrado morto no jardim de sua casa da ilha de Maiorca, nas Baleares, em Espanha. De acordo com a agência EFE, Ola Brunkert, terá sucumbido a uma hemorragia depois de ter sofrido um ferimento grave na garganta.

As circunstâncias da morte do antigo baterista da extinta banda pop são ainda pouco claras. O músico de 62 anos terá sido vítima de uma queda e consequente ferimento num vidro. Ola Brunkert será agora submetido a uma autópsia para que sejam apuradas as causas da sua morte.

Os vizinhos do ex-ABBA deram o alerta depois de notarem a ausência do músico, que residia sozinho em Arta, na ilha de Maiorca. Os agentes da guarda civil espanhola encontraram Brunkert ontem, já sem vida, no jardim de sua casa.

Os ABBA editaram os últimos álbuns em estúdio no início da década de 80. Depois disso foram comercializadas gravações de concertos e diversas compilações.

Com apenas uma década no activo –de 1972 a 1982 – os ABBA converteram-se numa das bandas de referência da cena musical, pelo contributo dado ao género pop e pelo recorde de vendas alcançado - mais de 300 milhões de álbuns.

SIC Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Venezuela: Armada moderniza submarinos e inicia fabrico de torpedos pesados e ligeiro

Caracas, 18 Set (Lusa) - A Armada Venezuelana anunciou, hoje, que vai iniciar o fabrico de minas submarinas, radares, sonares e torpedos pesados e ligeiros, para submarinos e fragatas respectivamente, num projecto que implica a modernização e repotenciação da sua frota.

Num comunicado da Armada Venezuelana, a que a Agência Lusa teve acesso, as autoridades militares venezuelanas explicam que a "modernização dos submarinos" terá lugar em três fases que implicam nomeadamente o "desenho de torpedos feitos na Venezuela".

Segundo a Armada, trata-se de um projecto "que se desenvolve pela primeira vez no país e oferecerá, além de avanços estratégicos para a defesa da nação, uma transferência tecnológica que permitirá a independência do exterior (estrangeiro) em matéria de manutenção das unidades".

Por outro lado, precisa que "três dos sistemas" que usarão os submarinos "Sábalo" e "Caraíbas" "fabricam-se na Venezuela, graças a um trabalho conjunto entre a Fundação Instituto de Engenharia e a Direcção de Ciência e Tecnologia da Armada".

O primeiro dos três projectos consiste no uso de "engenharia de reversa de 32 placas de sistemas integrados de sensores submarinos", consideradas como "equipamento nevrálgico de controlo" e a criação de "bancos de prova" e "esquadrões de submarinos", para diagnosticar e reparar eventuais avarias "em questão de minutos", em desenvolvimento há quatro anos.

O segundo projecto, "com 80 por cento de avanço" consiste em substituir o "equipamento de controlo de máquinas e o desenho de uma estratégia de verificação de submarinos" por componentes venezuelanos e deverá estar concluido até finais de 2008.

Este mecanismo será provado inicialmente num "submarino Sábalo S-31" adaptado ao sistema de controlo de mastros e de 'snorkels', que passará a estar supervisionado por um computador.

"Entre as melhoras do sistema está o arreado de emergência, que não possuem os submarinos actuais e que permitirá uma imersão rápida e o manejo individual de cada um dos mastros e periscópios".

Permitirá "ao operador controlar sensores de desgaste de máquinas e possui alarmes de temperatura configuráveis" e conta com equipamento resistente à gravidade e altas temperaturas.

"O terceiro projecto é o fabrico de torpedos para os submarinos S-31 e S-32, que contempla o levantamento de informação e redesenho destes artefactos pesados", diz o comunicado.

Por outro lado, o documento precisa que, uma vez que este projecto avance, "prevê-se produzir, no país, os torpedos livianos que vão a bordo das fragatas, assim como minas submarinas, radares e sonares".

Os projectos vão ser desenvolvidos por 250 profissionais, entre militares e civis.

FPG.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
EUA: Supremo Tribunal analisa uso de linguagem imprópria na televisão

Washington, 17 Mar (Lusa) - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos aceitou hoje analisar um caso sobre o uso de calão nos canais televisivos norte-americanos, tratando-se da primeira situação do género a chegar a esta instância em 30 anos.

O caso está relacionado com uma medida da Comissão Federal de Comunicações, que permite aplicar multas às cadeias televisivas por veicularem linguagem imprópria.

As cadeias Fox Broadcasting, ABC, CBS e NBC desafiaram as novas políticas depois de a Comissão ter classificado de indecentes vários programas transmitidos em 2002 e 2003, devido ao calão utilizado pelos intérpretes musicais Bono, Cher e Nicole Richie, filha do cantor Lionel Richie.

Um tribunal de recurso considerou que a nova política da Comissão não era válida, porque podia colocar em causa a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão.

Mas o caso agora aceite pelo Supremo Tribunal vai visar apenas a transmissão, pela Fox, da entrega dos galardões musicais "Billboard Music Awards", em que vários músicos terão usado linguagem indecorosa.

A decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos não será conhecida antes do final do ano mas a ACLU, a maior organização de defesa dos direitos civis nos EUA, disse hoje que a crescente regulação da linguagem usada nos órgãos de comunicação é insconstitucional e apelou a que o tribunal salvaguarde a liberdade de expressão.

HSF.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
EUA: Polícia dispara contra deficiente que tinha detonador numa garrafa de oxigénio

Boulder, Colorado, 18 Mar (Lusa) - A policia disparou segunda-feira contra um homem em cadeira de rodas, num hospital do Colorado, depois de um impasse de cinco horas durante o qual ele reivindicou que a sua garrafa de oxigénio tinha um detonador.

A porta-voz da polícia de Boulder, Sarah Huntley, afirma que Terrance Baughman, 32 anos, está no serviço de cirurgia depois de ter sido atingido com um tiro no peito.

Huntley diz que os agentes não conseguiram desactivar um engenho na garrafa de oxigénio de Baughman. A polícia usará um robot para retirar o engenho do hospital e desactivá-lo num parque próximo.

O Boulder Community Hospital, de 200 camas, foi encerrado segunda-feira de manhã quando Baughman disse que tinha um detonador. Alguns pacientes foram mudados e os doentes das salas de urgência transferidos para outros hospitais.

TM.

Fonte:Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Timor-Leste: José Ramos Horta deverá ter alta amanhã

O presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta vai ter alta na quarta-feira, de acordo com o seu médico. Segundo informações veiculadas pela Rádio Renascença, o prémio Nobel da Paz deverá poder sair amanhã do Hospital Particular de Darwin, na Austrália, onde se encontra desde que fui atacado pelo grupo de rebeldes de Alfredo Reinado.
A irmã do presidente timorense, em declarações à TSF, confirmou a alta de Ramos Horta durante o dia de amanhã, adiantando que o estado de saúde do governante «evoluiu muito bem».

Na segunda-feira, o presidente timorense recebeu uma mensagem e vários presentes do Presidente da República português, Cavaco Silva, que afirmou ter «acompanhado a recuperação do atentado de que foi vítima», dado «graças a Deus pela melhoria do estado de saúde que tem vindo a registar».

De acordo com a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, o comandante da GNR em Timor-Leste, o capitão Martinho, esteve «cerca de uma hora» a falar com Ramos Horta sobre os atentados de 11 de Fevereiro contra a sua residência, oferecendo-lhe também uma encomenda de vinho do Porto e pastéis de Belém, enviada pelo chefe de Estado português.

O Nobel, que foi submetido a várias cirurgias, «está bem», embora «ainda um pouco debilitado», mas com um «discurso coerente e lúcido», afirmou o capitão Martinho, acrescentando que o presidente timorense «diz que este mês, ou no que vem, estará em Timor».
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Polónia ameaça referendar Tratado de Lisboa

Um voto hoje no Parlamento polaco pode forçar a Polónia a fazer um referendo ao Tratado de Lisboa.

A votação no Parlamento surge na sequência da tomada de posição do Partido Lei e Justiça (PiS), dos gémeos Kaczinski e ao qual pertence o Presidente, de que só aprovará o texto se for garantido à Polónia o direito de assegurar a "plena soberania" do país, segundo as palavras do Presidente Lech Kaczinski.

O Presidente fez no domingo uma intervenção na televisão, onde afirmou que não podia concordar "com a injustificada degradação do país na União Europeia".

Kaczinski teme que a aceitação pelo Governo da Carta dos Direitos Fundamentais constante do Tratado (e para a qual o PiS queria um "opt-out") venha a fundamentar futuras reclamações da Alemanha quanto a propriedades perdidas na sequência da Segunda Guerra Mundial, ou que a Polónia venha a ser obrigada a introduzir o casamento homossexual, o que - disse - iria contra o desejo "da maioria dos polacos".

O Governo considera que os temores do PiS são injustificados e que não é verdadeira a alegação de que queira abandonar a isenção de aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais.

Os votos do partido dos gémeos, principal partido da oposição, são fundamentais para garantir a maioria dos dois terços necessária à ratificação do Tratado no Parlamento (o Governo precisa de pelo menos sete votos da oposição).Se tal não for possível, o próprio primeiro-ministro afirmou que poderia convocar um referendo ao Tratado.

Até agora, só a Irlanda tem previsto a realização de um referendo, por obrigação constitucional. A consulta pública está marcada para a segunda semana de Junho.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
China diz que incidente com avião foi planeado no exterior

Autoridades chinesas acreditam que o voo que teve sua rota encurtada no dia 7 de Março sofreu um ataque frustrado de separatistas baseados no exterior, segundo informações da mídia estatal. O avião ia de Pequim para a conturbada região de Xinjiang.


O voo CZ6901 da China Southern saiu de Urumqi, capital da área oeste onde os militantes uigures lutam por "Turquistão do Leste" independente, para a população em grande parte muçulmana.


"As investigações concluíram que a tentativa de causar um desastre aéreo no vôo da Southern Airlines de 7 de março foi um grave ato de sabotagem fomentado e levado a cabo pelos separatistas do Turquistão do Leste que estão no exterior", disse o chefe do Partido Comunista em Xinjiang, Wang Lequan, de acordo com o site de notícias oficial de Xinjiang.


Os uigures exilados que fazem a campanha por um país independente disseram que a China forjou o ataque para justificar o controle intenso dos uigures que vivem dentro das fronteiras da China.


O avião aterrou na cidade de Lanzhou depois que a tripulação descobriu o que a agência de notícias Xinhua chamou de "plano de ataque terrorista". Jornais locais disseram que o incidente aparentemente envolveu contêineres de líquido inflamável a bordo.


Wang disse que o suspeito (ou suspeitos) já confessou ter planeado, dirigido e iniciado o ataque frustrado. Ele não especificou em que país ele operava.


Xinjiang é lar de 8 milhões de uigures muçulmanos, muitos dos quais se ressentem com a crescente presença e controle económico dos chineses. Eles têm laços linguísticos e culturais com a Ásia Central. Rica em petróleo, a região faz fronteira com o Paquistão e com o Afeganistão.


Uma importante autoridade chinesa disse recentemente que uigures extremistas estavam tramando ataques nas Olimpíadas de Pequim.


A China disse que sua polícia matou dois membros de uma "gangue terrorista" e reuniu mais 15 em uma operação em Janeiro em Xinjiang. Wang disse que os militantes separatistas "nunca cessaram suas actividades de sabotagem".


.
 

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
China - Vejam Todos !

Não sei se é bem o sitio para colocar este tema, mas senti a obrigação de coloca-lo ! No ano dos jogos olimpicos este país apoiado pelas potências mundiais ( EUA e Comunidade Europeia ) ainda tratam as pessoas como de ANIMAIS se tratassem (aos meus animais era incapaz de fazer o que se pode constar através do ficheiro anexo) é uma VERGONHA, desde já aviso que o ficheiro pode ferir as pessoas que o quiserem ver. Mas não posso deixar de apresenta-lo, temos que passar isto de mão em mão. Estes jogos deviam de ser boicotados por todos os países do mundo ! Além disto a vergonha que se passa também no Tibete ! Bem como sei que todos os caminhos vão dar á china este verão, o que podemos fazer é desligar a TV, quando os senhores do dinheiro derem a partida para iniciar os jogos.
Abraços.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
França: Mil portugueses e luso-descendentes eleitos nas municipais

Mais de mil portugueses e franco-portugueses foram eleitos nas municipais francesas dos passados dias 9 e 16 (primeira e segunda voltas).

"Estou muito satisfeito porque pelo menos triplicámos o numero de autarcas portugueses e luso-descendentes que tinham sido eleitos nas eleições anteriores", disse ao Expresso o Embaixador de Portugal em França, António Monteiro. Nas eleições de 2001, foram eleitos 324 autarcas de origem portuguesa, na maioria bi-nacionais (com dupla nacionalidade francesa e portuguesa).
Os números - certamente mais de mil - ainda são provisórios e a Embaixada efectua neste momento a listagem de todos os autarcas, também chamados "luso-eleitos". "A minha satisfação tem a ver com a subida do numero de eleitores e de eleitos e esta forte participação é o resultado de grandes esforços da Embaixada, das associações e da Comunicação Social", acrescentou o diplomata e ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Entre os eleitos figuram diversos Presidentes de Câmaras de pequenas localidades e alguns de cidades com alguma importância. E' o caso de Noisy-le-Sec (38 mil habitantes), na região parisiense onde a nova 'maire', Alda Pereira-Lemaitre, de 43 anos, natural de Vales do Rio (Covilhã), tem a dupla nacionalidade.

Nestas eleições foi também pela primeira vez eleito para a Câmara de Paris um franco-português - Hermano Sanches Ruivo, de 41 anos, natural de Castelo Branco, igualmente com a dupla nacionalidade.

Alda e Hermano emigraram com os pais para França respectivamente com 4 e 5 anos de idade e ambos anunciaram já que irão dar particular atenção designadamente à cultura dos paises lusófonos e ao ensino da língua portuguesa nos seus municipios.

O Embaixador António Monteiro acredita que, devido à dinâmica lançada pelos resultados deste escrutínio, a participação e o envolvimento dos cidadãos de origem portuguesa em futuras eleições francesas vai ser "muito maior".

"Convém sublinhar que estes resultados, embora sejam inegavelmente bons, não correspondem ainda ao peso da comunidade portuguesa e luso-descendente porque, se tivermos em conta que em grande parte dos municípios as eleições foram ganhas por escassas centenas de votos, o peso dos portugueses poderia ter sido decisivo para os resultados finais", comentou o diplomata. "Por isso continuamos a apelar a que os portugueses se inscrevam em massa nos cadernos eleitorais!", concluiu o Embaixador.

Para as ultimas municipais estavam recenseados cerca de 70 mil portugueses (mono-nacionais) e algumas centenas de milhar de bi-nacionais e franceses de origem portuguesa. Em França, residem mais de 500 mil mono-nacionais portugueses. Com os luso-descendentes e os bi-nacionais (contabilizados como franceses pelas estatísticas oficiais francesas) a comunidade de origem portuguesa atingirá um numero superior a um milhão de pessoas.

Lusa
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Cidade Mais Perigosa do Mundo

Bagdad, 18 Mar (Lusa) - "Bem-vindos a Bagdad. A Royal Jordanian deseja-vos uma boa estadia!" A voz meiga da Ersaa, a hospedeira, contrasta com aquilo que vamos encontrar lá fora: a cidade mais perigosa do mundo, cinco anos depois do início - a 20 de Março de 2003 - da intervenção militar no Iraque por parte de uma coligação liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

Desço do avião e começo a distribuir "salamalecuns" a toda a gente. Ao meu bom-dia em árabe, respondem-me de igual forma com um "alecumsalam", acompanhado de "o seu visa, por favor". O polícia de serviço na alfândega do aeroporto internacional de Bagdad percorre as folhas do meu passaporte, olha-me nos olhos e atira: "você gosta do Iraque!" Digo que sim, que é a sexta vez que venho ao país dele. À pergunta se não tenho receio, respondo-lhe que mente quem disser que não tem medo. Eu tenho uma ligeira vantagem: já sei ao que venho.

Bassim, mais do que meu guia, já é um amigo. Desde os tempos da guerra que falamos ao telefone várias vezes por semana. Ainda no aeroporto põe-me a par do último atentado que fez dez mortos e quarenta feridos. Foi no centro de Bagdad, numa zona muito movimentada. Sangrento e horrendo, mais ainda porque atingiu quem nada tem a ver com esta guerra.

Seguimos por Hila Street, uma das estradas mais perigosas do Iraque e, sempre que as colunas militares americanas se aproximam, Bassim encosta o carro à berma e deixa-as passar. "São muito nervosos", diz-me este sunita de quarenta e poucos anos que resmunga em árabe sempre que se cruza com os soldados da coligação. Vêm-me à memória as palavras com as quais ele se despediu de mim aquando da minha última passagem pelo Iraque: "espero um dia acordar e ver que o petróleo se transformou em água. Aí os americanos deixarão de caminhar sobre o ouro!"

Entramos em Bagdad. É uma cidade cada vez mais escondida por muros de betão e arame farpado. Mesmo assim sinto-me mais seguro. Os recentes acordos entre sunitas e xiitas e a entrada de mais elementos do antigo partido Baas para o Ministério do Interior fizeram diminuir a violência sectária.
Igualmente importante para a futura estabilização do Iraque foi a mudança de atitude dos sunitas em relação à Al-Qaeda. Antes ajudaram-nos, agora combatem-nos ferozmente. Chamam-lhe o "Despertar".

Peço a Bassim que me explique melhor esta mudança de atitude. Fá-lo com a simplicidade e mestria que lhe conheço desde 2003: "Para os sunitas, os inimigos dos nossos inimigos, nossos amigos são!" Como assim? - insisto. "Eles não estavam a fazer bem ao nosso país. Assim, se a Al-Qaeda é inimiga da América, então os sunitas passaram a ser amigos dos americanos".

Noto que apesar de rabujar quando os vê, Bassim já não é tão acintoso para com os ocupantes. Na verdade, os americanos perceberam que não conseguirão construir a paz sem os que fizeram parte do regime de Saddam Hussein.

Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
África do Sul: Português morto a tiro

Empresário de 50 anos foi atingido à saída de casa em Joanesburgo

Um português de 50 anos foi atingido mortalmente a tiro em Joanesburgo, esta quarta-feira, noticia a agência Lusa. O incidente que vitimou o empresário aconteceu no bairro de Rosettenville, no sul da cidade, quando desconhecidos dispararam sobre ele, tendo fugido em seguida.

Segundo avança a agência Lusa, a vítima trata-se de Horácio dos Santos Pedro, natural de Espinhel, e estava há já muitos anos na África do Sul, onde era proprietário de um estabelecimento de registo de veículos automóveis e de chapas de matrícula.

O português foi atingido pouco depois de ter saído de casa em direcção ao trabalho e quando a sua companheira e os vizinhos chegaram ao local já estava morto.

A Lusa contactou as autoridades locais, mas estas não souberam precisar as circunstâncias em que o português foi morto. Além dos suspeitos se terem colocado em fuga, não há testemunhas oculares.

Horácio dos Santos Pedro tinha uma filha de 32 anos e um filho de 29.

Portugal Diário
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA: pelo menos 200 pessoas detidas em manifestações contra a guerra no Iraque

Em vários pontos do país manifestações contra a guerra no Iraque.

Mais de 200 pessoas foram detidas em vários pontos dos Estados Unidos em manifestações contra a guerra no Iraque, por altura do quinto aniversário da invasão do país e início da ofensiva militar norte-americana contra o regime de Saddam Hussein. Os manifestantes obstruíram estradas e impediram o acesso a alguns edifícios governamentais.

Em Washington foram detidas 32 pessoas depois dos manifestants terem bloqueado o acesso a um serviço de finanças, ao passo que outras 30 foram detidas no exterior de um edifício do Congresso, indicou a polícia.

Os manifestantes tinham igualmente como objectivo fechar o edifício central da agência de impostos, o IRS, para assinalarem o custo da guerra (cifrado actualmente num milhão de milhões de dólares), mas a polícia conseguiu desimpedir as entradas no edifício em apenas uma hora.

Em São Francisco, um tradicional pólo anti-guerra, a polícia deteve mais de cem pessoas que durante todo o dia protestaram em Market Street, no centro financeiro da cidade. O sargento Steve Maninna indicou à Reuters que foram detidas 143 pessoas, sob acusações de resistência à detenção, obstrução de tráfego e invasão de propriedade privada.

Em Nova Iorque, cerca de 30 membros da Granny Peace Brigade (Brigada das Avós pela Paz) reuniram-se em Times Square a tricotar, pedindo o regresso das tropas. "Estamos aqui para mostrar às pessoas que esta guerra é uma loucura. Nós nunca nos devíamos ter metido nesta guerra", afirmou Shirley Weiner, 80 anos.

A polícia de Boston deteve cinco pessoas que bloqueavam o acesso a um centro de recrutamento militar ao deitarem-se num passeio vestidos de civis iraquianos, cidadãos enlutados e soldados feridos.

Por seu lado, cinco anos volvidos, o Presidente norte-americano acredita que, apesar dos sacrifícios, a decisão de derrubar Saddam Hussein "foi justa" e que a estratégia posta em prática no último ano "abriu a porta a uma vitória estratégica na guerra contra o terrorismo".

Reuters
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Suicídio reacende debate sobre eutanásia na França

O suicídio, na noite desta quarta-feira, da francesa Chantal Sébire, que teve seu pedido para morrer com a ajuda de um médico negado pela Justiça, comoveu a França e relançou o debate sobre a eutanásia no país.

O caso levou o governo a reexaminar uma lei recente sobre a questão, considerada "insuficiente e desumana" por entidades que militam por uma legislação mais ampla na França, semelhante à que já existe em países como a Holanda e a Bélgica.

A lei Léonetti, aprovada em 2005, garante apenas o direito de "deixar alguém morrer", permitindo que o doente seja induzido a coma artificial e morra de fome e de sede, o que pode levar vários dias.

Sébire, que sofria de uma rara doença incurável que deformou seu rosto e provocava dores terríveis, se recusou a morrer dessa forma, que ela considerava ser "uma agonia terrível também para sua família".

Ela queria poder tomar uma injecção com uma dose letal de medicamento, o que foi negado pela Justiça. O porta-voz do governo francês, Luc Chatel, declarou nesta quinta-feira que "é preciso levar em conta os casos mais dolorosos", como o de Chantal Sébire.

"O governo criou uma comissão que vai dizer se existe hoje o desejo de ir além da lei de 2005", disse o porta-voz. O governo francês criou, na quarta-feira, horas antes que Sébire fosse encontrada morta em sua residência, uma comissão dirigida pelo relator da actual lei, o deputado Jean Léonetti, para avaliar possíveis "insuficiências da legislação" actual.

Em entrevista ao jornal "Le Parisien" publicada nesta quinta-feira, Léonetti afirma que "é preciso encontrar a solução menos pior possível, que se possa ao mesmo tempo levar em conta casos particulares, mas também ter um quadro jurídico claro".

Ministros divergem

O caso de Sébire desencadeou reações divergentes entre membros do governo francês. O ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, um dos fundadores da ONG Médicos Sem Fronteiras, defendeu nesta quarta-feira o direito de eutanásia para a ex-professora, declarando que "seria necessário permitir que ela não se suicidasse de forma clandestina, que faria todo mundo sofrer, sobretudo sua família".

A nova secretária de Estado para a Família, nomeada nesta quarta-feira, também se declarou favorável à eutanásia, contrariando, dessa forma, as declarações da ministra da Justiça, Rachida Dati.

Em um comunicado, o presidente Nicolas Sarkozy afirmou ontem "estar particularmente sensível ao sofrimento de Chantal Sébire e de sua família e do apelo que havia sido feito a ele".

Antes de entrar na Justiça para pedir o direito de morrer, no dia 12 de Março, Sébire havia escrito ao presidente Sarkozy, mas não obteve resposta.

Após o anúncio de sua ação na Justiça, Sarkozy pediu que fosse criada uma comissão médica, formada por especialistas, para analisar eventuais possíveis tratamentos para Sébire.

Na quarta-feira à tarde, o médico da ex-professora havia sido recebido pelo conselheiro para assuntos de saúde do presidente Sarkozy.

Até o momento, a Justiça de Dijon, cidade onde Sébire morava, disse que não há elementos suficientes para determinar a causa de sua morte.

O movimento pelo direito à eutanásia na França vem crescendo. A Associação para o Direito de Morrer com Dignidade reúne 44 mil membros, o dobro do registado há cinco anos.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Mensagem com novas ameaças de Bin Laden parece autêntica: Casa Branca

Os serviços de inteligência americanos afirmaram, depois de uma análise preliminar, que a voz em uma nova mensagem atribuída a Osama Bin Laden corresponde à do chefe da organização terrorista Al-Qaeda, informou nesta quinta-feira a Casa Branca.


"Sei que a comunidade da inteligência analisou a gravação e eles acreditam que é a voz de Osama bin Laden", declarou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.


Na mensagem, divulgada na véspera, Bin Laden adverte à Europa que haverá consequências pela publicação das polémicas caricaturas de profeta Maomé.


Bin Laden disse que a Europa "vai prestar contas" pelas charges publicadas em jornais dinamarqueses.


Em mensagem gravada dirigida aos "inteligentes" da União Europeia, Bin Laden destaca que publicar caricaturas de Maomé é um crime pior que atacar cidades muçulmanas e provocar a morte de mulheres e crianças.


As "consequências serão muito mais graves", disse Bin Laden, advertindo que "se não há controle na liberdade de suas palavras, permitam que seus corações estejam abertos à liberdade de nossas ações".


Segundo o líder da Al-Qaeda, a resposta dos muçulmanos ao insulto será "vista" e não "ouvida" pelo inimigo.


Na mensagem, de cinco minutos de duração e intitulada "Que nossas mães sejam despojadas de nós se falharmos com nosso Profeta", Bin Laden aparece com um fuzil AK-47.


O líder da Al-Qaeda descreve o presidente George W. Bush como um "aliado opressivo da Europa, que do mesmo modo que suas políticas agressivas, está prestes a deixar a Casa Branca".


Bin Laden também afirma que "os atos selvagens" que a coalizão militar realiza no Iraque e Afeganistão "não terminaram a guerra, mas aumentaram nossa determinação de vingar nossos povos e expulsar os invasores do nosso país".


Ben Venzke, especialista em terrorismo da firma de consultoria IntelCenter, com sede em Virgínia, opinou que a mensagem é "uma clara ameaça contra os países membros da União Europeia e um significativo sinal de ataque iminente".


"De qualquer modo, não está claro quando pode ocorrer".


A mensagem foi monitorada pelo "SITE Intelligence Group", após o anúncio de sua divulgação feito pelo administrador do Al-Ekhlaas, um site ligado à Al-Qaeda acessível com uma senha.


Em Fevereiro passado, 17 jornais dinamarqueses publicaram, em nome da liberdade de expressão e em sinal de solidariedade, uma caricatura do profeta Maomé feita por um chargista que foi alvo de uma tentativa de atentado.


A charge, que mostra Maomé com um turbante em forma de bomba, é um dos 12 desenhos do profeta que, em 2006, provocaram uma onda de ira e violência no mundo muçulmano.


A mensagem precedente de Osama bin Laden, que supostamente está em um ponto qualquer da fronteira entre Paquistão e Afeganistão, remonta a 29 de Dezembro, quando o líder da Al-Qaeda divulgou um áudio de 56 minutos criticando o governo iraquiano, apoiado pelos Estados Unidos, e prometendo a "libertação da Palestina".


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Para o Vaticano, acusações de Bin Laden são infundadas

As acusações contra o Papa Bento XVI atribuídas ao líder da organização terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, divulgadas na quarta-feira, são "infundadas" e "não constituem uma novidade", afirmou o porta-voz do Vaticano.


As recriminações ao Papa feitas por Bin Laden, líder da organização responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, foram divulgadas em uma mensagem gravada por uma organização americana que vigia os sites de grupos extremistas.


Para o terrorista, Bento XVI teve "um papel importante" na publicação das charges do profeta Maomé em jornais dinamarqueses.


"As acusações não são uma novidade e não nos surpreendem. Além disso, carecem completamente de fundamento", declarou o padre Federico Lombardi à imprensa credenciada no Vaticano.


As ameaças contra o pontífice serão examinadas cuidadosamente pelo serviço antiterrorismo do ministério do Interior italiano, responsável por garantir a segurança do Papa.


No dia 27 de Fevereiro, um comunicado conjunto de representantes da Universidade Al-Azhar do Cairo (Egito) e do Vaticano condenou novamente a publicação na imprensa dinamarquesa de charges do profeta Maomé com ataques à religião.


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Brasil: Dengue no Rio de Janeiro é "preocupante", viajantes portugueses devem tomar p

Brasília, 20 Mar - A situação da dengue na cidade do Rio de Janeiro é "preocupante", diz o epidemiologista brasileiro Pedro Tauil, e justifica, segundo o Governo de Lisboa, cuidados especiais dos viajantes portugueses para esta cidade.

Pedro Tauil afirmou à Agência Lusa que, além da explosão do número de pacientes com dengue, houve um aumento da gravidade dos casos da doença no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 29 pessoas morreram com dengue na cidade apenas este ano, número maior que o registado em 2007 (26).

Em todo o Estado, a doença já matou 47 pessoas entre Janeiro e Março e já foram notificados mais de 32 mil casos.

Tauil, professor de Medicina do Núcleo de Doenças Tropicais da Universidade de Brasília (UnB), evitou falar em epidemia da doença no Rio de Janeiro, como já afirmam alguns de seus colegas, mas admitiu que a situação é grave.

O Ministério da Saúde anunciou a criação de um gabinete de crise para enfrentar a dengue, com a participação das Forças Armadas, que começa a funcionar a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro.

Trezentos agentes de saúde que estavam cedidos a secretarias municipais já foram convocadas para actuar na capital por dois meses no combate ao mosquito Aedes aegypti.

"São necessárias acções de governo, como abastecimento regular de água, colecta de lixo e melhoria das condições de habitação no Rio de Janeiro, conjugadas com a participação da população para manter quintais limpos e evitar recipientes que possam ser criadouros do mosquito", defendeu Pedro Tauil.

O Governo português aconselha, por seu lado, aos viajantes para o Rio de Janeiro a tomarem "medidas de precaução", recomendando "a utilização durante todo o dia de repelente próprio, que só se vende no Brasil", disse à Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades. A mesma fonte adiantou que os viajantes portugueses devem evitar locais húmidos ou de águas estagnadas.

Segundo Pedro Tauil, o Rio de Janeiro tem condições climáticas muito favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, como estar no nível do mar, apresentar um índice pluviométrico muito elevado e temperaturas altas durante quase todo o ano.

A isso associam-se condições sócio-económicas que favorecem a multiplicação dos mosquitos, já que 25 por cento da população da região metropolitana do Rio de Janeiro, ou seja, mais de três milhões de pessoas, vivem em favelas.

"Não só o Rio de Janeiro, mas todo o mundo tropical e subtropical está perdendo a guerra para a dengue", afirmou Tauil, citando Singapura, que era um modelo de controlo do mosquito da dengue, mas no ano passado sofreu uma epidemia.

"A grande esperança no combate à dengue é a vacina, que deve entrar numa fase de teste nos Estados Unidos no ano que vem", referiu.

O médico e professor da UnB recomenda à população do Rio de Janeiro e aos milhares de turistas que visitam a cidade o uso de repelentes à base de uma substância chamada DEET nas partes expostas do corpo.

Tauil alerta que o efeito do repelente é de duas a três horas e lembra que o Aedes aegypti pica durante o dia.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Crucificações e autoflagelos marcam a Sexta-Feira Santa nas Filipinas

Pelo menos 30 pessoas pediram para ser crucificadas hoje em vários povoados do norte das Filipinas, enquanto dúzias de flagelados percorrem as ruas com as cabeças cobertas e as roupas ensanguentadas por ocasião das celebrações da Sexta-Feira Santa.

Em San Pedro Cutud, onde as crucificações se transformaram em um acontecimento anual que atrai milhares de turistas, 20 pessoas estavam dispostas a percorrer os dois quilómetros com a cruz nas costas para depois serem pregadas nela.

Um dos mais conhecidos é o carpinteiro Ruben Enage, 47, que hoje será crucificado pela 22ª vez desde 1985.

Enage tinha prometido cumprir a penitência 20 vezes quando se salvou milagrosamente, segundo ele, de uma queda de um andaime, mas cada vez que tentou deixá-lo após cumprir a promessa alguém de sua família caía doente.

"Continuarei fazendo até que meu corpo possa resistir a dor dos pregos de 15 centímetros nas palmas das minhas mãos e pés", afirmou Enage nesta Semana Santa.

Embora as crucificações mais conhecidas sejam as de San Pedro Cutud, as mesmas paixão e penitência também são vividas em outras cidades do país, como em San Fernando ou em Santa Lúcia.

A hierarquia eclesiástica das Filipinas tinha pedido aos católicos que se abstenham este ano das frequentes crucificações e flagelações de penitentes para não transformar em um circo a Semana Santa.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Carro-bomba explode no norte da Espanha

Carro-bomba explode no norte da Espanha


Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira perto de um quartel da guarda civil espanhola na cidade de Calahorra, na província de La Rioja (norte), informou a Rádio Nacional de Espanha (RNE).
A guarda civil informou à AFP que houve uma ameaça de bomba e que o quartel havia sido evacuado, mas não confirmou a explosão.

Os serviços de ajuda em estradas (DYA) do País Vasco confirmaram à AFP que receberam uma ligação em nome da organização separatista armada basca ETA avisando sobre a explosão de um carro-bomba.

A DYA é um dos canais usados pelo ETA para avisar sobre a explosão iminente de uma bomba.

21/03 - 10:31 - AFP
fz/fp
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo