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Arranca o primeiro “Centro de Controlo Smart City” do Algarve

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Arranca o primeiro “Centro de Controlo Smart City” do Algarve

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Acaba de ser inaugurado o Centro de Controlo, na sequência do protocolo de cooperação entre a NOS e a Câmara Municipal de Lagoa que materializa a promessa das duas entidades em transformar este município na primeira “Smart City” do Algarve.

Situado no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, este Centro de Controlo encontra-se em funcionamento permanente com o acompanhamento dos técnicos especializados da NOS, recolhendo dados de sensorização, assim como situações reportadas pelos cidadãos. Estes dados depois de recolhidos e analisados dão inicio aos respetivos processos de resolução através da plataforma/app disponibilizada online para o efeito (https://smartcity.cm-lagoa.pt).

Nesta fase inicial o Centro de Controlo da CM de Lagoa monitoriza situações reportadas pelos munícipes referentes a águas e saneamento; jardins; limpeza/ resíduos; fiscalização (obras) e infraestruturas.

Para o município, tal como sublinha o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, está ssim no caminho para se tornar uma Smart City “pois, quando se fala em ‘cidades inteligentes’ vocacionadas para a racionalização e monitorização da gestão de todo o setor energético, sistema de abastecimento de água, de resíduos ou até de modernização administrativa, cumprem-se os pilares definidos no plano estratégico que se delineou para o futuro de Lagoa”, reforçou o edil.

Futuramente, os promotores têm previsto que a monitorização se estenda a áreas como o turismo e electricidade e que conte com a ajuda de uma rede de sensores espalhados pelo concelho, otimizando a interação e proximidade entre autarquia e munícipes em prol de uma comunicação e gestão de recursos mais participativa e eficiente, promovendo a mobilidade, segurança e acessibilidade.

Ainda sobre este projeto, Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, ressalva que “em Lagoa, a promoção das cidades mais inteligentes já é uma realidade, a qual a NOS pretende expandir a todo o território nacional, articulando as nossas soluções tecnológicas e ‘expertise’ com as ambições de modernização das autarquias para melhorar a prestação dos seus serviços, reduzindo os custos inerentes, em nome de uma maior sustentabilidade e melhor qualidade de vida para os seus munícipes”.

A NOS assegurou a rede e tecnologia necessárias, os equipamentos, formação especializada dos técnicos e, nesta fase inicial, tem três recursos permanentemente alocados ao projeto.

 
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