• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As Artes Tradicionais

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0

jpg_artesanato-662bc.jpg
jpg_Artesanato_madeirense-3-7a869.jpg




Ao visitar Portugal, encontrará nas feiras um pouco por toda parte espectaculares peças de artesanato tradicional.
Para além dos azulejos que pode descobrir ao virar de uma esquina, ao passear pelas ruas, ficará de igual modo surpreendido pelas magníficas peças tradicionais de artesanato português. Os famosos tapetes de Arraiolos (Alentejo) apresentam motivos inspirados a partir de modelos orientais que remontam ao século XVII. A fábrica de Portalegre (Alentejo) é conhecida pelo mundo inteiro pelos suas tapeçarias assinadas pelos pintores famosos.Muitas vezes utilizados como decoração mural, as cobertas de Castelo Branco (Beiras), bordadas em seda são de igual modo famosas. Por todo o país, encontrará uma grande variedade de cerámicas e olarias que podem também serem usadas com fins decorativos representando a arte tradicional : olarias de Barcelos (Norte de Portugal), miniaturas de Mafra (Vale do tejo), cerâmicas envernizadas, esculpidas e pintadas de Estremoz ou aquelas inscrustadas de pedras de Nisa (Alentejo) ou ainda as olarias envernizadas de Redondo (Alentejo) e de Porches (Algarve), sem esquecer as faianças azuis e brancas de São Miguel (Açores).
Essas obras são feitas como outrora segundo processos tradicionais. As peças mais antigas podem ser admiradas nos museus portugueses.



A costa das Beiras é também muito conhecida por causa dos seus objectos em porcelana e cristal.


Os magníficos filigranas em ouro de Viana do Castelo, Póvoa de Lanhoso ou de Gondomar (Norte de Portugal) e as peças em cobre do Algarve são exemplos do trabalho dos artesãos que utilizam métodos ancestrais para criar todo tipo de artesanato como as cestarias de Madeira, assim como os móveis pintados à mão do Alentejo.


A perfeição, o rigor e a arte destas tradições são também visíveis nos bordados da Madeira, dos Açores e de Viana do Castelo (Norte de Portugal), assim como nas delicadas rendas de Vila do Conde (Norte de Portugal) ou de Peniche (Vale do Tejo).
 
Topo