Este ano será especialmente ambicioso para as agências espaciais
A World View Enterprises quer permitir viagens de balão em altas altitudes
Se acha que 2016 foi um ano forte no que diz respeito a notícias sobre o Universo que nos rodeia é melhor preparar-se. O ano de 2017 poderá ser ainda mais produtivo no que diz respeito ao conhecimento do espaço, nota o Observer.
Isto porque agências espaciais como a NASA, a SpaceX, a Blue Origin, entre outras, têm várias missões em andamento previstas para este ano.
Ainda que haja a possibilidade de haver adiamentos e imprevistos, os aficionados por missões espaciais estão a ficar entusiasmados com a dez missões
Parece que, como nunca antes, a exploração espacial está aumentando a uma taxa incrível, e a humanidade verá missões as quais trarão descobertas que provavelmente mudarão a forma como olhamos o nosso planeta, sistema solar, e todo o Universo.
Desde a primeira missão para Marte, até à criação de uma nação espacial, as
próximas décadas trarão tudo isto.
Abaixo, uma relação de futuras missões que estão sendo planeadas por diferentes agências espaciais até 2036:
2017:
O Lightsail 2 da Sociedade Planetária será lançado em Março, mostrando tecnologia relacionada a sistemas de velas solares.
Asgardia (empresa privada) lançará seu satélite não tripulado e planeia começar a pesquisa para criar uma nação com base no espaço.
A SpaceX planeia lançar o Veículo Crew Dragon (não tripulado) em órbita da Terra, no mês de Novembro.
A Rússia lançará ao espaço um Módulo de Laboratório de Multipropósito, o qual está destinado à Estação Espacial Internacional; a missão está agendada para Dezembro.
Novamente em Dezembro, a NASA irá lançar um Satélite de Levantamento de Trânsito de Exo-planetas, a fim de procurar por planetas distantes.
No mesmo mês, o Chang’e 5, o XPRIZE Lunar da Google, o Space IL e o Moon Express estão agendados para ir até à Lua; somente o Chang’e 5 trará de volta amostras do nosso satélite natural.
2018:
A Agência Espacial Europeia lançará o BepiColombo em Abril, e será a primeira missão da Europa para o planeta Mercúrio.
Em Maio, a NASA planeia lançar a sonda InSight até Marte, permitindo aos cientistas estudarem a estrutura interna daquele planeta. Também em Maio, a SpaceX lançará sua missão não tripulada até Marte.
Em Julho, a NASA pretende começar sua missão Solar Probe Plus, a qual permitirá aos cientistas observarem o Sol a partir de sua atmosfera superior.
Em Outubro, a NASA finalmente lançará seu Telescópio Espacial James Webb. Este telescópio substituirá o Telescópio Espacial Hubble.
Novamente em Outubro, a Agência Espacial Europeia planeia lançar o Solar Orbiter, auxiliando aos cientistas estudarem os polos do Sol, os ventos solares e sua héliosfera.
2019:
A Corporação Sierra Nevada pretende lançar uma nave espacial conhecida como Dream Chaser. A nave foi projectada para fornecer carga pressurizada e não pressurizada à Estação Espacial Internacional. O lançamento está agendado para Outubro. Também é possível que a Virgin Galactic possa começar a enviar seus clientes para o espaço.
2020:
Em Julho de 2020, a NASA enviará seu jipe sonda ao planeta vermelho, assim dando o nome à missão de Mars 2020. A missão é projectada para investigar o passado de Marte. Também agendado para Julho está o Exmoor da Europa, uma missão que permitirá aos cientistas também procurarem por vida passada ou presente em Marte. Julho também verá o lançamento da sonda orbital para Marte, dos Emirados Árabes, conhecida como Hope.
Entre Julho e Agosto, a China planeia lançar sua primeira missão para Marte, para também examinar o planeta.
A NASA, junto com a ESA (Agência Espacial Europeia) poderão lançar a Missão Impacto de Asteróide, que fornecerá informações sobre a possibilidade de mudar o curso de um asteróide, se a nave o atingir.
2021:
Em Outubro, a NASA planeia enviar a nave Lucy aos asteróides Troianos de Júpiter.
2022:
A Agência Espacial Europeia pretende lançar uma nave para estudar as luas de Júpiter. Espera-se que a nave entre a órbita de Júpiter em 2033.
A China planeia lançar seu primeiro módulo, o Tiangong-3, para a Estação Espacial Internacional.
O ano de 2022 também testemunhará o lançamento da NASA para múltiplas missões de sobrevoos da lua Europa, os quais permitirão um exame próximo daquele corpo celeste.
Em 2022, o Japão pretende lançar uma missão até Fobos, uma das luas de Marte.
Desde seu anúncio em 2012, Mars One propôs enviar uma nave tripulada até Marte entre 2022 e 2032.
2023:
Outubro verá a NASA lançar a missão Psyche, que é projectada para estudar um asteróide rico em recursos chamado Psyche. Porém a sonda levará 7 anos para chegar até ao asteróide.
2024:
A Space X lançará sua primeira missão tripulada até Marte, o início do Sistema de Transporte Interplanetário. A Agência Espacial Europeia enviará uma missão de retorno até Fobos, uma das luas de Marte. Esse ano (podendo variar) verá o fechamento da Estação Espacial Internacional, a qual será mais tarde tirada de órbita.
A Agência Espacial Europeia planeia lançar um satélite com a missão de procurar por planetas além do nosso. Especificamente, procurará por planetas que sejam similares à Terra. O nome da missão é Trânsitos Planetários & Oscilações de Estrelas.
2025:
A NASA planeia enviar uma missão à Terra, vinda de Marte, trazendo material daquele planeta. A NASA também lançará um telescópio que permitirá aos cientistas estudarem a energia escura e procurarem por planetas similares à Terra.
2026:
A NASA marcou 2026 como o ano que lançará sua Missão de Redireccionamento de Asteróides. Esta missão verá astronautas colocando um asteróide em órbita lunar.
2028:
A Agência Espacial Europeia declarou que por volta de 2028 irá lançar um telescópio que delineará os gases quentes do espaço, e também estudará os buracos negros gigantes.
2030:
A NASA também disse que enviará pessoas em órbita de Marte, e elas também poderão pousar nas luas do planeta vermelho; embora estejam planeando uma missão tripulada para pousar em Marte em 2030.
A China e a Rússia também anunciaram a possibilidade de enviarem pessoas para a Lua em meados da década de 2030.
O programa especial russo também declarou que uma nave espacial poderá ser lançada para tocar a superfície de Mercúrio.
2036:
O ano de 2036 poderá testemunhar uma nave espacial partindo para a estrela mais próxima da Terra, a Proxima Centauri, por uma organização privada chamada de Breakthrough Initiatives.