• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As Plantas-Mimos e Protecção

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
As Plantas-Mimos e Protecção


As plantas requerem atenção

As plantas necessitam cuidados para que tenham um aspecto bom, são e forte. Como qualquer ser vivo, necessitam de mimos e protecção. Se assim entendermos o amplo e fascinante mundo das plantas, rapidamente poderemos encontrar respostas pois elas devolvem-nos com frescura e cores o fruto dos nossos cuidados. As plantas requerem uma atenção que responda a todas as suas necessidades básicas como é a luz, o posicionamento, a rega e as possíveis doenças e pragas que possam vir a ter.

A Luz
Os agricultores há muito que sabem que um dos factores mais importantes para o desenvolvimento das plantas é a luz.

Qualquer pessoa, que tenha plantas em casa, já percebeu que quando deixadas num canto escuro, não se desenvolvem tão bem, como aquelas que se encontram mais perto da janela.

As plantas são seres autotróficos, isto é, produzem o seu próprio alimento a partir da energia luminosa num processo denominado fotossíntese. Mas, há umas que precisam de maior quantidade de luz que outras. Depende do tipo ou espécie de planta ou também da idade, pois as plantas jovens necessitam de menos luz que as plantas velhas.

Para descobrir que tipo de luz as suas plantas necessitam terá que ter em conta certas características, para que vivam durante mais tempo.

Existem plantas que necessitam de muita luz, como os cactos, que têm que passar pelo menos 6 horas diárias à luz. Estas são consideradas plantas de luz plena.

As plantas de meia-luz, também necessitam de estar expostas durante algum tempo, mas nunca em contacto com sol directo, em alturas de calor intenso. As samambaias são as plantas ideais para este ambiente.

Outras plantas preferem estar à sombra, as chamadas plantas de sombra. Geralmente as plantas que se adaptam a este ambiente, são aquelas que possuem folhas grandes, facilitando o processo de fotossíntese, fazendo com que sobrevivam com pouca luz.


A temperatura
Muitos estudos têm demonstrado o efeito da temperatura no florescimento.

O crescimento das raízes e a sua capacidade de absorção de água e nutrientes dependem da temperatura. A temperatura óptima para o crescimento radicular depende da espécie e é inferior à temperatura óptima para o crescimento da parte aérea da planta, dentro da mesma espécie.

Enquanto que a temperatura óptima para o crescimento e funcionamento das raízes é de 20°C a 25°C para as espécies temperadas, para as espécies tropicais poderá ser de 30°C a 35°C. Como se vê um pouco maior.

Quando as temperaturas diminuem na ordem dos 5°C a 8 °C nas espécies temperadas, e da ordem dos 10 °C a 15°C nas espécies tropicais, o crescimento das raízes é muito reduzido.

-----------

Abraço
 
Topo