• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Assange joga última cartada contra extradição

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Apresenta-se no Tribunal de Londres esta segunda-feira
Assange joga última cartada contra extradição

O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, joga na segunda-feira a última cartada na batalha judicial no Reino Unido, quase um ano depois da detenção, contra a extradição para a Suécia, noticiou neste domingo a agência France Presse.

O australiano deve apresentar-se às 09h45 (mesma hora em Lisboa) no tribunal em Londres.

Assange perdeu a 2 de Novembro um recurso que tinha apresentado no Tribunal Superior de Londres, que autorizou a sua entrega às autoridades suecas.

Este mesmo tribunal tem de decidir agora se autoriza Assange a levar o caso ao Supremo, última instância judicial a que pode recorrer no Reino Unido.

A decisão judicial de 2 de Novembro secundou uma outra deliberação adoptada em Fevereiro por um tribunal de primeira instância de extraditar Assange.

Desde a detenção a 7 de Dezembro de 2010 na capital britânica, Assange já esteve nove vezes em tribunal para tentar parar o processo de extradição na sequência do mandado de captura emitido por Estocolmo por alegada violação e agressões sexuais.

A defesa de Assange tem alegado que a sua extradição "seria injusta e ilegítima" e que o processo judicial faz parte de uma conspiração para silenciar a divulgação de informações e documentos confidenciais por parte do portal WikiLeaks.

Se a decisão for negativa, Assange será extraditado dentro de dez dias para uma prisão na Suécia, segundo avança a página de internet "swedenversusassange.com" ("a Suécia contra Assange"), concebido para a sua defesa, citada pela France Presse, podendo ser seguidamente entregue à justiça norte-americana.


C.da Manha
 
Topo