• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Asteroide vai passar “extraordinariamente próximo” da Terra esta noite

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,553
Gostos Recebidos
366
Sem que isso represente perigo para os terráqueos, o asteroide 2023 BU vai passar esta noite "extraordinariamente perto" da Terra, segundo as informações da NASA.


O 2023 BU tem uma dimensão relativamente pequena, do tamanho de um pequeno camião, e será uma das aproximações do nosso planeta com menor distância, alguma vez registado.


Asteroide do tamanho de um camião vai passar





Há um asteroide, apelidado de 2023 BU, com uma trajetória muito próxima da Terra. Segundo a NASA, não representa qualquer perigo para o planeta, contudo será uma das "aproximações mais próximas de um objeto à Terra já registado".


O Jet Propulsion Lab da NASA disse em comunicado que o 2023 BU tem uma dimensão entre 3,5 a 8,5 metros de largura, o que, atingindo a nossa atmosfera, seria destruído, mas não se espera que tal venha a acontecer.







O asteroide passará cerca de 3.600 quilómetros acima do lado sul da América do Sul na quinta-feira, 26 de janeiro, às 16h32 PST (00h32 de sexta-feira, em Lisboa). A NASA foi capaz de calcular a posição e a trajetória do asteroide com recurso ao Near Earth Asteroid Scout, um sistema de avaliação de perigos.


O Scout rapidamente descartou 2023 BU como um impactador, mas apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra.
Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto próximo da Terra já registado.


| disse Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA






Segundo a informação partilhada, irá passar junto à Terra mais próximo do que alguns satélites orbitam o planeta, sendo que a gravidade da Terra está a influenciar a sua trajetória à volta do sol.


O asteroide foi descoberto por Gennadiy Borisov no observatório MARGO em Nauchnyi, na Crimeia, a 21 de janeiro. Desde então, observatórios de todo o mundo também detetaram o 2023 BU, levando a modelos robustos do caminho do asteroide e do seu perigo potencial.


By Kok@s

pp
 
Topo