• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Astrónomos preveem colisão da Via Láctea com galáxia vizinha

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
fusao_galaxias180.jpg

Através do telescópio Hubble, os astrónomos verificaram que daqui a 4 mil milhões de anos a Via Láctea irá colidir com a galáxia vizinha Andrómeda. A ilustração mostra como será o céu dentro de 3.75 mil milhões de anos.

A nossa galáxia, Via Láctea, e a galáxia Andrómeda estão a aproximar-se devido à gravidade que exercem uma sobre a outra. Os cientistas acreditam que dentro de 4 mil milhões de anos irão colidir e passados mais 2 mil milhões de anos serão uma única galáxia.
''Atualmente, a galáxia Andrómeda apresenta-se no céu como um pequeno objeto difuso, visto pela primeira vez por astrónomos que viveram há mil anos'', afirmou Roeland van der Marel, investigador do Space Telescope Science Institute, de Baltimore, nos Estados Unidos.
As duas galáxias, separadas por uma distância de 2,5 milhões de anos-luz, estão a convergir a uma velocidade aproximada de 400 mil quilómetros por hora. "Poucas coisas fascinam mais os seres humanos do que o nosso destino cósmico e qual será o nosso futuro. O fato de que podemos prever que este pequeno objeto difuso um dia irá engolir e encobrir o nosso sol e o nosso sistema solar é uma descoberta verdadeiramente notável e fascinante'', sublinhou van der Marel.
Através das "capacidades de observação únicas oferecidas pelo telescópio Hubble" e de modelos computacionais, os cientistas conseguiram verificar que as duas galáxias irão eventualmente moldar-se numa única galáxia elíptica. Apesar da provável fusão, as estrelas não irão colidir porque continuará a existir um grande espaço entre elas.
Contudo, o abalo gravitacional poderá mudar a localização do sistema solar. É provável que a fusão provoque a formação de novas estrelas.

Naturlink
 
Topo