• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ataques de drones dos EUA estão a dizimar milícias da Al-Shebab

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Os ataques dos drones norte-americanos contra as milícias Al-Shebab na Somália "estão em vias de erradicar" este grupo, afirmou hoje o chefe da missão da União Africana no país (Amisom), à agência AFP.

naom_5a6bbf9a53ae0.jpg





Os EUA intensificaram as suas operações na Somália nas últimas semanas, acelerando nomeadamente o ritmo dos seus ataques de drones contra estes milicianos e outros do grupo radical que se designa por Estado Islâmico.




"Estes ataques de drones estão em vias de erradicar os shebab, que sofreram perdas pesadas. E é uma boa coisa, acabar assim com o terrorismo", afirmou Francisco Madeira, à margem da cimeira da Organização de Unidade Africana, em Adis Abeba.



Os shebab, filial Al-Qaida, tentam desde 2007 derrubar o frágil governo central somaliano, apoiado pela comunidade internacional e pelos mais de 20 mil homens da força da União Africana, provenientes do Uganda, Burundi, Djibuti, Quénia e Etiópia.


Nos últimos meses, membros das forças especiais dos EUA e militares somalis mataram dezenas de milicianos armados, em ataques aéreos e combates no solo.


Os shebab foram expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011 e perderam depois o essencial dos seus bastiões. Mas ainda controla vastas zonas rurais, de onde partem para realizar operações de guerrilha e atentados suicida, com frequência na própria capital e contra bases militares, somalis ou estrangeiras.


Apesar de não o terem reivindicado, têm sido responsabilizados pelo atentado, realizado com um camião armadilhado, de 14 de outubro de 2017, no c entro de Mogadíscio, que provocou pelo menos 358 mortos e 228 feridos, o mais mortífero na história do país.




nm
 
Topo