• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atenção à Depressão Babet: Vento atinge o pico na hora do almoço

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Atenção à Depressão Babet: Vento atinge o pico na hora do almoço




A depressão Babet chega esta terça-feira a Portugal continental. Segundo os especialistas, irá notar-se uma forte precipitação e também fortes rajadas de vento. A hora de almoço será crítica.






Segundo revela o IPMA, nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa. Estas depressões transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água.



Babet: Rajadas de vento podem atingir os 90 km/h



Hoje a passagem de uma superfície frontal fria associada à Depressão BABET (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas. Para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos pelo IPMA.







Em declarações à SIC Notícias, Mário Marques referiu que o vento vai atingir o "pico a partir da hora do almoço com rajadas que podem atingir os 90 km/h". Também a precipitação pode "ser particularmente intensa". O risco de inundações pode ser uma realidade.



Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos.



No final da semana, a precipitação acumulada em 5 dias, entre o dia 16 e o dia 20 inclusive, deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm. A temperatura do ar tem tendência a diminuir, em especial a partir do dia 19.



pp
 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,973
Gostos Recebidos
47

Tempestade Babet faz, pelo menos, dois mortos na Escócia​


 
Topo