Portal Chamar Táxi

Atenção: Nove sinais de alarme indicadores de cancro do fígado

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,615
Gostos Recebidos
1,118
naom_5c8a15b310370.jpg


O cancro do fígado é o sexto tumor mais frequente no mundo, com aproximadamente um milhão de novos casos registados anualmente, segundo as informações divulgadas no site da rede de hospitais CUF..

Sendo o tumor maligno mais frequente em África e na Ásia, mas que permanece raro no Mundo Ocidental.

Esta variação geográfica reflecte a variação da incidência das infecções por vírus de hepatite C e hepatite B, que são responsáveis por 75% de todos os casos no mundo.

A incidência aumenta com a idade, sendo a a idade média do diagnóstico na 5ª e 6ª década de vida. O cancro do fígado é 2,4 vezes mais comum nos homens do que nas mulheres.

As células epiteliais do fígado são as responsáveis pela constituição do tecido do fígado. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular, como se pode ler na página da CUF. .

Quando as células normais envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Já, quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no ADN tornam-se células de cancro. Estas não morrem quando envelhecem ou se danificam e produzem novas células, que não são necessárias, de forma descontrolada e dando lugar à formação de um cancro.

Ao contrário das células normais, as células de cancro do fígado não respeitam as fronteiras do órgão, invadindo os tecidos circundantes ou disseminando a outras partes do organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.

Deverá estar atento e consultar o seu médico se tiver os seguintes sintomas:

- Aparecimento duma massa do lado direito do abdómen superior, abaixo das costelas;

- Dor ou desconforto do lado direito do abdómen superior, abaixo das costelas;

- Dor na omoplata direita;

- Perda de apetite ou sensação de enfartamento;

- Perda de peso sem razão;

- Náuseas;

- Vómitos;

- Icterícia;

- Fadiga sem razão aparente.

IN:NM
 
Topo