• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ativista agrário é executado no Brasil

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Morto a tiro por denunciar irregularidades em propriedades agrícolas.

Um ativista agrário, que há tempos denunciava irregularidades em grandes propriedades particulares e em outras onde foram assentados antigos trabalhadores sem terra, foi assassinado na passada quarta-feira a tiro por desconhecidos no Assentamento Esperança, em Anapu, no interior do estado brasileiro do Pará, no coração da floresta amazónica.

O assentamento PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança é o mesmo onde em 2005 foi assassinada, também a tiro, a missionária norte-americana Dorothy Stang, depois de fazer denúncias semelhantes.

Enival Soares, de 43 anos, foi executado num local ermo na periferia da cidade, que fica a 772 km de Belém, capital do Pará. A vítima estava de mota e foi abordada numa estrada por dois homens, igualmente de mota, que o atingiram com vários tiros na cabeça.

O agricultor já há algum tempo denunciava a atividade de grandes proprietários de terra da região, que extraem ilegalmente grande quantidade de madeiras nobres de locais que o governo destinou à preservação ambiental.

Enival também já tinha denunciado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que antigos trabalhadores sem terra como ele, a quem tinham sido dados lotes para sustento familiar através da exploração agrícola sustentável, estavam a usar essas propriedades para outros fins, muitos deles ilícitos.

Por enquanto a polícia não tem pistas sobre os assassinos.

Já em 2005, Dorothy Stang também denunciara grandes proprietários de terra da região, que ocuparam extensas áreas públicas e as exploram ilegalmente, foi morta a mando de um deles, já condenado, tal como os executores do crime. O caso teve na altura repercussão a nível mundial.

cm
 
Topo