• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Autoeuropa produziu 94.100 automóveis

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Autoeuropa consegue aumentar produção mas fica fora de objectivos

A Autoeuropa aumentou a produção de automóveis no ano passado, mas ficou aquém do objectivo das 100 mil unidades que tinha sido definido, devido à situação de crise que se implantou a partir de Setembro, disse hoje o director-geral da fábrica de Palmela.

"Conseguimos aumentar o volume de produção em 0,5 por cento", passando das 93.609 unidades fabricadas em 2007 para as 94.100 em 2008", adiantou Andreas Hinrich numa conferência de imprensa.

No entanto, a Autoeuropa não conseguiu cumprir o objectivo de produzir 100 mil carros "devido à crise".

"Até Setembro, estávamos quase no objectivo", sublinhou o mesmo responsável.

Um mês mais tarde, a Autoeuropa viu-se obrigada a suspender a produção durante cinco dias, devido à quebra na procura.

O novo Scirocco, que entrou em cena em Maio, foi determinante para o aumento do volume de produção.

Em 2007, a Autoeuropa fabricou 55.560 descapotáveis Eos e 38.049 monovolumes (Sharan e Alhambra).

No ano passado, a produção dos Eos baixou para 45.534 e a dos monovolumes para 29.897, mas foram fabricados 20.472 Scirocco.

Apesar do aumento do volume de produção, o volume de vendas diminuiu, passando de 1617 para 1553 milhões de euros (menos 4 por cento), o que a directora-financeira da Autoeuropa, Dinah J.Kamiske justificou com a diferença introduzida a nível do "mix" de modelos.

O responsável da subsidiária portuguesa da Volkswagen reafirmou a disponibilidade da fábrica para produzir um quarto modelo de automóvel e um sucessor dos actuais monovolumes, mas não quis adiantar datas,

"Temos uma regra muito simples, quando for a altura certa comunicaremos", afirmou Andreas Hinrichs, admitindo no entanto que a Autoeuropa pode vir a receber em breve o sucessor do Sharan.

"Acho que não vai demorar muito", disse.

Andreas Hinrichs sublinhou que apesar da crise, a visão da Autoeuropa "não mudou" e que os investimentos previstos para 2008-2010 têm em conta o conceito de uma só linha, a capacidade da fábrica produzir quatro modelos de automóveis diferentes e preparar o sucessor dos actuais monovolumes.

O investimento na Autoeuropa subiu 16 por cento entre 2007 e 2008, passando de 88,1 para 102 milhões de euros. Em 2009, a fábrica pretende investir o mesmo que no ano passado, mas vai ser obrigada a parar a produção, devido à quebra na procura

O mercado alemão continua a ser o comprador mais importante para os carros da Autoeuropa, absorvendo 28 por cento da produção, seguindo-se a América do Norte com 16,6 por cento de volume.

O mercado português não vai além de 1,4 por cento, sem melhorias desde 2007.
fonte:publico.pt
 
Topo