• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Autores espanhóis lançam «Viages com letra y musica»

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Autores espanhóis lançam «Viages com letra y musica»

Os espanhóis Ángel García Prieto e Miguel Ángel Fernández, autores de um livro sobre fado, escolheram Lisboa para apresentarem o seu mais recente título, «Viages com letra y musica» com a chancela de uma editora portuguesa.

O livro será apresentado quinta-feira, ao final da tarde, num restaurante típico de Alfama, ao qual estão ligados por «laços de amizade e afecto», como explicou à agência Lusa um dos autores.

Miguel Ángel Fernández afirmou que «a opção de editar em Portugal foi também pela amizade» que os une ao editor que publicou, no ano passado, o seu livro «El fado, desde Lisboa a la vida».

Neste novo título que será distribuído em Portugal e Espanha, são propostos périplos de viagens aos quais se associa a música da região.

No que se refere a Portugal, «mais do que o fado, que é para nós a principal, citamos outras músicas como as de João Afonso ou Filipa Pais», explicou Miguel Ángel Fernandez.

O restaurante Fado Maior, em Alfama, foi o espaço escolhido para a apresentação da obra - uma opção justificada pela a amizade dos autores à sua proprietária, a fadista Julieta Estrela de Castro.

Para ela, «o lançamento insere-se num programa de actividades de animação cultural do restaurante».

«Para além da vertente gastronómica, defendendo a cozinha portuguesa que é também um património, procuramos estimular outras iniciativas, até porque como casa de fados somos um espaço de tertúlia», disse à Lusa Julieta de Castro.

Para a fadista, «um livro relativo a viagens, sendo Lisboa por tradição um porto de chegadas e partidas, o facto de os autores fazerem a ligação das terras à música, que é a alma dos povos, só podia ser bem acolhido nesta casa».

O livro faz referência a cidades como Milão, Veneza, Viena ou Salzburgo, qualificada como «Roma do Norte» e a regiões como a raia luso-espanhola, a Alta Sabóia, em França ou a Valldemosa, na ilha de Maiorca.

Ángel García Prieto é psiquiatra e tem editadas cerca de duas dezenas de títulos, entre eles, «Manual práctico de psiquiatría actual», «Papeles de un psiquiatra. Narrativa y anecdotario de un médico especialista», «Viajes de novela», ou «Una mirada entrañable: lecturas y viajes del Portugal vecino», para além de «El fado, desde Lisboa a la vida».

Miguel Ángel Fernández tem desenvolvido trabalho como jornalista de música e é director do programa «El Desconcierto», da Rédio Vetusta, em Oviedo.

Publicou com Ángel García Prieto e Carmen Brañanova, «El fado, desde Lisboa y la vida».

Actualmente, dirige o programa radiofónico «La Ínsula de las músicas» na Rádio Cervantes, emissora internacional do Instituto Cervantes e a rubrica «El Fado en Radio 5» da Radio Nacional de España.






lusa10.png
 
Topo