• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Autoridades suíças fazem novas detenções de dirigentes da FIFA

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
[h=2]As autoridades suíças fizeram novas detenções de dirigentes da FIFA durante a madrugada de hoje, numa operação similar à ocorrida em maio, revelou o The New York Times.
[/h]
naom_50cb56f322dbc.jpg



De acordo com o jornal, que foi também o primeiro a noticiar as detenções de maio passado, foram detidas mais de uma dezena de pessoas relacionadas com a investigação das autoridades judiciais dos Estados Unidos da América à alegada corrupção no seio da Federação Internacional de Futebol (FIFA).



Desconhecem-se ainda quem são as pessoas detidas, mas o The New York Times garante que o presidente demissionário da FIFA, Joseph Blatter, não faz parte do grupo e que se trata de dirigentes do mundo do futebol da América Central e do Sul.
Algumas das detenções foram feitas no hotel Baur au Lac, de Zurique, o mesmo onde decorreu a operação de maio.
Entretanto, a FIFA, num comunicado enviado à AFP, já confirmou "ações" levadas a cabo na quinta-feira pela justiça norte-americana e garantiu que continuará a "cooperar plenamente" com as investigações das autoridades dos EUA e da Suíça.
A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.
No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, que foram marcadas para 26 de fevereiro de 2016.
A 25 de setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter, que foi interrogado na qualidade de arguido, por suspeita de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança.
A 08 de outubro, Blatter, o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, e o presidente da UEFA, o também francês Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, por implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.
Na base das suspensões estão os inquéritos que decorrem no próprio órgão da FIFA, ainda que vários outros responsáveis do organismo mundial estejam também a ser investigados pelas autoridades suíças e norte-americanas.


nm

 
Topo