• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Baleia encontrada morta na praia no Litoral Alentejano

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4225078.jpg



Operação de limpeza realizada por voluntários da associação Brigada do Mar deu hoje com o animal a menos de um quilómetro da praia da Galé. Estava a boiar junto à costa e entretanto já foi enterrado.
Uma baleia anã foi encontrada morta pelos voluntários da associação Brigada do Mar, que estão a fazer aquela que admitem ser a "maior limpeza de praia de mundo", ao longo de 45 quilómetros, entre Melides e Troia. O cetáceo, que media 3,5 metros, segundo o Instituto de Conservação de Natureza e da Floresta, pesaria mais de 500 quilos, tendo dado à costa a 600 metros para norte da praia da Galé. O animal foi avistado a boiar, vindo a ser arrastado para o areal pelas viaturas dos serviços municipais.



Segundo Simão Acciaioli, da Brigada do Mar, uma organização dedicada à preservação do ambiente, a baleia já foi enterrada, evitando a sua entrada em decomposição, sendo que esta descoberta vem sublinhar o que recentemente foi revelado sobre a espécie.

Uma reportagem sobre vida selvagem, da autoria dos fotógrafos de natureza Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, mostrou como exemplares de baleia anã escolheram a faixa entre a Costa de Caparica e o Litoral Alentejano para seu habitat, aproximando-se frequentemente da costa.
Aliás, os pescadores chamam-lhes "cachalotes", sempre que se deparam com os estrondosos "espirros" de água a serem libertados por estes cetáceos, que, segundo os biólogos, não representam qualquer perigo para o homem, apesar da imponência do seu comprimento. Chegam a atingir o tamanho de uma carrinha de nove lugares. A baleia anã mergulha até 90 metros de profundidade, tratando-se de uma espécie solitária, embora possa formar pequenos grupos de indivíduos.
Os voluntários da Brigada do Mar vão continuar no terreno até domingo. Estão cerca de cem voluntários no terreno, que pelo sétimo ano consecutivo tentam "varrer" os 45 quilómetros de frente Atlântica de Grândola.


dn


 
Topo