• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bancos expõem argumentos contra a introdução da taxa Tobin

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
A Associação Portuguesa de Bancos foi ouvida no Parlamento.

Apesar de ainda serem mais as incertezas do que as certezas sobre os contornos da chamada taxa Tobin, certo é que os bancos já elencaram uma lista significativa de razões para rejeitar a sua introdução em Portugal. Para o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, há várias "razões de fundo" que "motivam a nossa reserva e oposição ao Imposto sobre Transacções Financeiras (ITF)". Em resumo, o presidente da APB avisa que a introdução da taxa Tobin provocará uma redução de liquidez nos mercados, ao mesmo tempo que aumenta os custos para o cliente final, e, para além disto, fomenta a relocalização de actividades para outros países com um quadro regulamentar e fiscal mais atractivo.


Há várias preocupações "de ordem técnica" que continuam a levantar dúvidas, afirmou o responsável perante os deputados, durante a Comissão de Assuntos Europeus, ontem de manhã.

de
 
Topo