Portal Chamar Táxi

Bandas portuguesas estão a preparar novas músicas

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,084
Gostos Recebidos
481
Movimento, projecto que junta artistas como Miguel Ângelo e Gomo, recupera temas dos anos 60

Várias bandas portuguesas começaram o ano em estúdio, ora gravando novos trabalhos, ora produzindo os primeiros álbuns. O projecto Movimento deverá ser o primeiro a ir para o mercado, com novas versões de músicas dos anos 60.

Artistas como Miguel Ângelo, Gomo, Selma e Marta Ren são apenas alguns dos criadores do Movimento, grupo que vai pegar na pop-soul e no "ie-ié" nacional dos anos 60 para criar outras canções. Embora faça uma viagem ao passado, o projecto pretende dar às músicas "um tratamento com orquestra, soul e r&b contemporâneo", explicou à Lusa o antigo líder dos Delfins.

Assim, entre finais deste mês e começo do próximo, o Movimento edita um álbum em que, "numa espécie de revivalismo Mod", como disse Miguel Ângelo, são recuperados temas dos Sheiks, de Thilo Krassman, Carlos Mendes ou Simone de Oliveira, entre outros.

Apenas com um EP editado em 2010, o grupo You Can't Win, Charlie Brown está a terminar o álbum de estreia. Segundo Salvador Menezes, o disco ainda não tem título, mas é garantido que será diferente do projecto do ano passado. Promete-se uma sonoridade "mais mexida e menos melancólica" do que a que resultou das cinco canções do EP. Com Salvador Menezes estão nesta banda Afonso Cabral, Luís Costa, Tomás Sousa, João Gil e David Santos.

Os Paus também estão a preparar o primeiro álbum, depois de o EP "É uma água" ter feito deles uma das bandas mais aplaudidas do ano passado, com as suas sonantes baterias siamesas. Hélio Morais, Joaquim Albergaria, Makoto Yagyu e João Shela entram esta semana em estúdio.

"Vamos para lá, fazemos uma "jam" de bateria e depois vamos pondo camadas e camadas de sons por cima", explicou Hélio Morais, aludindo ao facto de o processo de gravação ser em jeito de improvisação. Este ano sairá um documentário assinado por Tiago Pereira que regista as actuações dos Paus na série "Só desta vez".

Há mais artistas a finalizar canções novas, como os Dazkarieh, o projecto de música tradicional e rock de Vasco Ribeiro Casais. O último CD, "Hemisférios" - disco duplo que contém originais, de um lado, e temas da tradição oral portuguesa, do outro -, foi lançado em 2009 e, para alguma crítica, foi a melhor criação do grupo até à data.

Já o Norberto Lobo tenciona lançar novo trabalho entre Abril e Maio, depois de "Pata lenta". Por fim, uma palavra sobre Sérgio Godinho, que está quase a assinalar 40 anos de carreira. Em breve, o músico entra em estúdio de novo com os Assessor

Jornal de Notícias
 
Topo