• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Banif substitui Inapa no PSI-20 a 21 de Março

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Euronext confirmou hoje que o principal índice português passará a ter quatro bancos.



joaquimmarquesdossantosbanifnot-pe.jpg



A Euronext Lisbon anunciou hoje que o Banif vai substituir a Inapa na composição do PSI-20, uma alteração que será efectiva a 21 de Março.

O Negócios já tinha antecipado esta alteração, tendo em conta a liquidez das duas cotadas. A Inapa sai assim do PSI-20 pouco mais de um ano depois de ter integrado o cabaz das principais cotadas da praça portuguesa, enquanto o Banif ascende à “primeira divisão da bolsa” pela primeira vez.

Com esta alteração, o PSI-20 passa a ter quatro bancos (BCP, BES, BPI e Banif) na sua composição e número de empresas ligadas ao sector do papel desce para duas (Portucel e Altri).

Os pesos de cada cotada no PSI-20 só serão divulgados pela Euronext a 16 de Março.

A presença duma cotada num índice é relevante, pois muitos investidores utilizam os índices para definirem os seus investimentos.

Em declarações citadas pela Lusa, antes de ser conhecida a alteração, o CEo da Inapa desvalorizou a alteração.

"Não estou preocupado com essa possibilidade [saída do PSI 20]. A equipa de gestão da Inapa fez tudo o que estava ao seu alcance, quer em termos do negócio, quer em termos da 'corporate governance', mas há coisas que não são controláveis. Vamos continuar o trilho que temos seguido", afirmou José Morgado.


Fonte: Jornal de Negócios
 
Topo