Portal Chamar Táxi

Bateria seat Ibiza FR 1900 Tdi (2005)

zama0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2010
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

O meu seat esta parado na garagem há 15 dias e hoje ao tentar coloca-lo a trabalhar não consegui, depois de ligar a ignição mal deu sinal, a luz do habitáculo não liga e o carro tem 8 anos com a bateria de origem, isto tudo leva-me a crer que estará a precisar de nova bateria. Ora como disse atrás o carro esta na garagem e preciso de o tirar para resolver este problema, de empurrão não consigo e então a solução seria com cabos de bateria, mas seria se esta fosse uma das baterias que todos conhecemos em que só temos que ligar + com + e - com - mas esta é uma bateria diferente e não sei sequer se e possível carregar com cabos, como não quero inventar e fazer asneira pergunto se alguém me sabe responder se é possível e como fazer.

fotografia.jpg
Esta é a bateria em causa

Se alguem me souber dar informações sobre esta bateria agradecia também. Muito obrigado

Cumprimentos

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Essa caixa não dá para tirar de cima da bateria? bem de qualquer maneira isso são os fios do positivo da bateria por isso com um booster encostas ai o positivo e ligas o negativo do booster em qualquer outro ponto do carro sem ser nesta caixa, por exemplo no motor. assim já consegues por o carro a trabalhar.
A bateria pela caixa e para o carro que é no mínimo uma bateria de 60Ah mas aconselho 70Ah.

zama0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2010
Gostos Recebidos
0
Essa caixa não dá para tirar de cima da bateria? bem de qualquer maneira isso são os fios do positivo da bateria por isso com um booster encostas ai o positivo e ligas o negativo do booster em qualquer outro ponto do carro sem ser nesta caixa, por exemplo no motor. assim já consegues por o carro a trabalhar.
A bateria pela caixa e para o carro que é no mínimo uma bateria de 60Ah mas aconselho 70Ah.
Desculpa mas sou mesmo leigo em materia de mecanica e electricidade, quando te referes a booster são os simples cabos ou é outro tipo de equipamento?
E quanto ao ligar o positivo referes-te a ligar o positivo a qualquer uma das setas vermelhas 1 a 4 na imagem em baixo?
E quanto ao ligar o negativo ao motor podes ser mais especifico como o fazer e em que local..
Ligando o cabo negativo a uma das setas pretas 5 e 6 e o positivo a uma das setas vermelhas de 1 a 4 e ligando a outro carro a gasolina com uma bateria normal apenas com o simples positivo e negativo nao é possivel resolver o problema?

fotografia2.jpg

Muito obrigado

cumprimentos

Última edição:

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Essa placa onde colocaste os números é apenas uma não esta dividida e também por uma questão de precaução não deves ligar as duas garras positivo e negativo a bateria.
Sim booster é aquelas baterias ( tipo mala ) que normalmente os mecânicos levam quando o carro fica sem bateria.
Se estas com cabos e outro carro fazes o seguinte ligas o positivo de bateria a bateria ou seja essa chapa onde colocas-te os números.
Ligas o negativo da outra bateria a um ponto qualquer do teu carro. pode ser um ponto de massa, um parafuso do motor por exemplo há quem ligue ao colector de escape quando este esta mesmo na frente e de facil acesso. Alguns carros vem mesmo com uma etiqueta no fecho do capot para ligar ai o negativo.
Fica aqui um exemplo ligar bateria.jpg
cumprimentos

Última edição:

zama0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2010
Gostos Recebidos
0
Essa placa onde colocaste os números é apenas uma não esta dividida e também por uma questão de precaução não deves ligar as duas garras positivo e negativo a bateria.
Sim booster é aquelas baterias ( tipo mala ) que normalmente os mecânicos levam quando o carro fica sem bateria.
Se estas com cabos e outro carro fazes o seguinte ligas o positivo de bateria a bateria ou seja essa chapa onde colocas-te os números.
Ligas o negativo da outra bateria a um ponto qualquer do teu carro. pode ser um ponto de massa, um parafuso do motor por exemplo há quem ligue ao colector de escape quando este esta mesmo na frente e de facil acesso. Alguns carros vem mesmo com uma etiqueta no fecho do capot para ligar ai o negativo.
Fica aqui um exemplo Ver anexo 113462
cumprimentos
Entao ligo o positivo a qualquer um dos numeros da imagem é isso? É indiferente se é o 1,2,3 ou 4?

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Entao ligo o positivo a qualquer um dos numeros da imagem é isso? É indiferente se é o 1,2,3 ou 4?

sim podes ligar em qualquer um. Desde que seja nessa placa é indiferente.

zama0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2010
Gostos Recebidos
0
sim podes ligar em qualquer um. Desde que seja nessa placa é indiferente.

Ja consegui! Muito obrigado pela ajuda. Tinhas razão, o referido na imagem da para desencaixar, e tipo uma tampa, dentro esta a simples bateria apenas com o vulgar - e +.
A bateria e uma varta 12V 60Ah. Esta bateria durou exactamente 8 anos o que é excelente. Será mesmo aconselhado colocar uma 70Ah com este tempo útil de vida?

Penso que vou colocar uma exactamente igual e estou a ponderar ate ser eu a fazer isso, tive a ver um tutorial de como substiyuir uma bateria e nao me pareceu assim tao complicado talvez tente, depende sempre dos valores. Por acaso fazes ideia de qual o preço desta bateria mais ou menos?

O que me aconcelhas?

Última edição:

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Ainda bem. Sim durar 8 anos é óptimo. Uma Varta de 60Ah julgo que andara sempre na casa dos 100 euros e uma das chamadas marcas brancas de estar nos 70 euros mais ou menos.
Sim é bastante fácil a troca da bateria. convém quando fores comprar levar as medidas da bateria uma vez que fica dentro da caixa para ser igual e verificar o poder de arranque uma varta tem 540A ao passo que uma bosch de 60Ah por exemplo se não estou em erro 450A

zama0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2010
Gostos Recebidos
0
ok..uma ultima pergunta, como posso saber quais são exactamente as medidas e o poder de arranque da minha bateria?