- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 38,849
- Gostos Recebidos
- 140

O Banco Central Europeu (BCE) voltou ao mercado secundário para comprar obrigações soberanas de Itália e Espanha, de acordo com duas fontes com conhecimentos das transacções citadas pela agência de informação financeira Bloomberg.
Segundo as duas fontes que pediram anonimato, a instituição liderada por Jean-Claude Trichet comprou títulos de Itália pelo terceiro dia. Outra fonte divulgou que o BCE também comprou títulos de Espanha.
A Bloomberg contactou o banco central que preferiu não comentar as transacções.
Depois de a semana passada, os juros da dívida soberana a 10 anos destes países terem estado a transaccionar no mercado secundário acima dos seis por cento, as taxas recuaram esta semana depois de, no domingo, o BCE ter anunciado que ia «implementar activamente» um programa de compra de títulos.
Este anúncio foi entendido como o alargamento do programa de compra de dívida soberana aos títulos de Itália e Espanha.
Pelas 10h40, os juros da dívida soberana italiana negociavam em média nos 5,103 por cento, abaixo dos 5,178 por cento da média do dia de terça-feira.
No mesmo prazo, as obrigações espanholas fixavam-se nos 5,029 por cento, o valor mais baixo desde pelo menos o início do ano.
Lusa/SOL