• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Biografia de Alfred Hitchcock

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
ai.png

Biografia de Alfred Hitchcock​

Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes personalidades do cinema de mistério e intriga, sendo chamado de “Mestre do Suspense”.
Alfred Joseph Hitchcock nasceu no bairro de Leytonstone, no Nordeste de Londres, Inglaterra, no dia 13 de agosto de 1899. Era filho de William Hitchcock e Emma Jane Wehlan, donos de um comércio de frutas e verduras.
Hitchcock recebeu de seu pai uma educação rígida e repressiva que marcou profundamente a formação de seu caráter e de sua personalidade.

Infância e juventude​

Em 1906 Hitchcock e sua família foram morar em Poplar, época em que ingressou no Convento Howrah. Em 1908 a família se mudou para Stepney onde Hitchcock estudou no St. Ignatius College, fundado pelos jesuítas, em 1894 e especialmente conhecido pelo rigor em sua disciplina.
Em seu primeiro ano se destacou por sua aplicação e recebeu menção honrosa, conquistando média excelente em latim, francês, inglês e formação religiosa. Nos últimos anos, se comportava com ironia e fazia travessuras na companhia dos colegas.
Ainda na escola, Hitchcock visitava o Museu Negro da Scotland Yard para contemplar as coleções de relíquias criminais e o Tribunal do Crime de Londres, onde assistia a julgamento de assassinos e anotava tudo.
Posteriormente, ele falava dessa época com amargura, dizia: “Eu me sentia aterrorizado pela polícia, pelos jesuítas e pelas punições, mas essas são as raízes do meu trabalho”.

Com 14 anos deixou o colégio e começou a estudar Engenharia na School of Engineering and Anavigation e em seguida cursou desenho na Escola de Belas Artes da Universidade de Londres.

Ao mesmo tempo, ajudava seus pais no comércio. Nessa época descobriu um novo passatempo, o cinema, que estava se impondo como uma das atividades lúdicas mais importantes de Londres.

Em 1914, com a morte de seu pai e com o início da Primeira Guerra, ele voltou para Leytonstone, onde começou a trabalhar nas oficinas da Henley Telegraph and Cable Company.

Foi liberado do recrutamento graças a seu trabalho na companhia que colaborava com a guerra e também por sua obesidade. Descontente com o serviço logo foi transferido para o departamento de publicidade.

Seu interesse por cinema crescia e aos 16 anos lia com avidez as revistas de cinema e não perdia os filmes de Chaplin, Buster Keaton, Douglas Fairbanks e Mary Pickford.

Em 1920, com 21 anos, ao saber da instalação de uma companhia cinematográfica norte-americana em Londres, a Famous Players-Lasky, ele reuniu alguns croquis de decoração que havia desenhado para filmes mudos, se apresentou na companhia e ganhou o emprego.

Trabalhou como criador de letreiros de filmes e depois na preparação de cenários e pequenos diálogos em novos filmes, sob a direção de Georges Fitz, que também lhe ensinou técnicas de filmagem.


Primeiros filmes​

Em 1923, Hitchcock atuou na codireção do filme “Always Tell Your Wife” e colaborou no filme “Mrs. Peabody”, que foram suas primeiras experiências cinematográficas. Nos estúdios, conheceu Alma Reville e logo estavam trabalhando juntos na produtora Gainsbouroug Pictures.

Em 1925 teve suas primeiras oportunidades como diretor com “The Pleasure Garden”, “The Mountain Eagle” e “The Lodger: A Story of the London Fog” que foi o seu ingresso no suspense. Os filmes foram sucesso de público e crítica. Neles, Hitchcock aparecia entre os figurantes sem ser incluído no roteiro, o que mais tarde virou rotina do cineasta.

Em 1926 se casou com Alma e passaram a residir em Cromwell Road, Londres. Em 1927 dirigiu “The Ring” e logo conquistou fama internacional. Em 1928, Hitchcock rodou seus últimos filmes mudos “The Farmer’s Wiffe, Champagne” e “The Maxman”.

Mudança para os Estados Unidos​

Em 1929, Hitchcock estreou com seu primeiro filme sonoro “Chantagem”. O sucesso de seus filmes chamou a atenção dos produtores de Hollywood e em 1939 mudou-se para os Estados Unidos.

A estreia de Alfred Hitchcock em Hollywood foi com o filme “Rebeca, a Mulher Inesquecível” (1940), que recebeu o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Fotografia Preto e Branco (1941).

Na década de 1950, aperfeiçoou ao máximo suas técnicas de suspense em filmes como “Pacto Sinistro” (1951), “Janela Indiscreta” (1954) e “Um Corpo que cai” (1959), este último, considerado sua obra-prima.

Picose” e “Os Pássaros”
Mais tarde, Hitchcock experimentou novos recursos dramáticos e expressivos, como em “Psicose (1960), com o espetacular assassinato da protagonista que ocorre logo no início do filme.

Em “Os Pássaros, o clima de terror é provocado por aves que, inexplicavelmente, começam de repente a atacar as pessoas.

Dirigindo um filme por ano, Hitchcock se tornou um dos mais importantes cineastas do cinema de suspense, mistério e intriga, com um domínio excepcional das técnicas cinematográficas. Em 1980 recebeu a Ordem do Império Britânico das mãos da Rainha Elizabeth II.

Alfred Hitchcock faleceu em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 29 de abril de 1980.

Principais Filmes de Alfred Hitchcock​

  • Rebeca, A Mulher Inesquecível (1940)
  • Correspondente Estrangeiro (1940)
  • O Sabotador (1942)
  • Pacto Sinistro (1951)
  • Janela Indiscreta (1954)
  • Ladrão de Casaca (1955)
  • O Homem que Sabia Demais (1956)
  • Um Corpo que Cai (1958)
  • Psicose (1960)
  • Os Pássaros (1963)
  • Cortina Rasgada (1966)
  • Topázio (1969)
  • Trama Macabra (1976)
 
Topo