• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bratislava

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia. Até 1919 chamava-se em eslovaco Prešporok, em checo Prešpurk, em alemão Preßburg. Em húngaro até os dias atuais chama-se Pozsony. Em português há registros anteriores à decada de 1920 de Presburgo.

A cidade situa-se ao sudoeste do país, perto das fronteiras austríaca (a sessenta quilômetros de Viena), húngara e tcheca. Com 430 mil habitantes, é a maior cidade do país.

Os Cárpatos começam no território da cidade (Malé Karpaty, «Pequenos Cárpatos»). É atravessada pelo rio Danúbio. Bratislava é a sede da presidência, do parlamento e do governo eslovacos. A cidade tem universidades, diversos museus, teatros e outras instituições culturais.

Bratislava é atravessada pelo rio Danúbio, junto à fronteira com a Áustria e a Hungria, ficando a poucos quilómetros da fronteira com a República Tcheca. É a única capital do mundo que tem fronteira com dois países.

O clima da cidade é ameno, embora frequentemente ventoso, com significativa diferença entre os verões quentes e invernos húmidos e frios.

Temperatura média anual: 9,9 °C
Horas anuais de Sol: 1976,4 (5,4 h./dia)
Precipitação média anual: 527,4 mm

Fonte: wikipédia
 
Topo