Portal Chamar Táxi

Bruxelas aceita pagamento antecipado ao FMI

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,093
Gostos Recebidos
495
399914.jpg

Jeroen Dijsselbloem

Bruxelas aceita pagamento antecipado ao FMI

Os ministros das Finanças da zona euro apoiaram hoje a intenção de Portugal pagar antecipadamente parte do empréstimo que obteve do FMI, ao abrigo do programa de assistência financeira que decorreu entre 2011 e 2014.
Na conferência de imprensa após o final do encontro, o presidente do Eurogrupo anunciou que a iniciativa do governo português foi aceite “em princípio”. Jeroen Dijsselbloem referiu ainda que Portugal é um Portugal está a demonstrar como um país pode “rapidamente voltar a estar de pé” depois de reformas bem sucedidas.
O comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, referiu também que a Comissão Europeia acolhe os pagamento antecipado, o que é “um sinal de confiança no país”.
A directora-geral do FMI, Christine Lagarde, já indicou que o pedido será aceite assim que os parceiros europeus derem luz verde. O processo implica que os vários países europeus que emprestaram dinheiro a Portugal através dos fundos de resgate comunitários aceitem que o FMI seja pago antes.
Os planos do Ministério das Finanças passam por reembolsar 14 mil milhões de euros – mais de metade do empréstimo do FMI – em dois anos e meio.

Fonte: Jornal SOL
 
Topo