• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bruxelas quer mais energias renováveis

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira de manhã a proposta para combater as alterações climáticas. Diminuir a poluição e promover o consumo de energias renováveis é o objectivo do documento que penaliza os países mais desenvolvidos e autoriza Portugal a poluir mais.

A União Europeia quer atingir a meta dos três 20, ou seja, reduzir em 20% as emissões de gases poluente e aumentar na mesma quantidade a quota de energias renováveis até 2020.

A partir de 2013, a Comissão Europeia pretende criar um plano europeu único para atribuir licenças de emissão de gases com efeito de estufa. Assim, os actuais 27 planos nacionais são substituídos pelo plano europeu, que passa a incluir outros poluentes, além do dióxido de carbono.

As licenças de emissões de gases gratuitas vão também acabar. Os sectores de produção que fazem parte do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) vão ter de pagar as licenças. Por exemplo, as autorizações gratuitas para as refinarias acabam em Janeiro de 2013.

Estes sectores vão ser obrigados a reduzir em 21% a emissão de gases poluentes. Os sectores que não estão incluídos no CELE ficam sujeitos às metas traçadas a nível nacional e calculadas em função do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.

De acordo com o Ministério da Economia, Portugal vai ter de produzir 31% da energia a partir de fontes renováveis. O sector dos transportes vai ter de atingir a meta de 10% na utilização de biocombustíveis.


IN: TVI Online
 
Topo