Portal Chamar Táxi

Cão pode ser super-herói

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cão pode ser super-herói

06099a.jpg


Accionados sempre que se registram acidentes importantes, os cães de salvamento podem efectivamente salvar uma vida. Seja na neve, na água ou sob escombros, estes animais são treinados para ajudar pessoas em perigo, utilizando seu faro e audição, e realizam um grande serviço quando nem homens ou máquinas conseguem.

São inúmeras as operações de socorro em que esses cães treinados intervêm, pois a cada ano acontece um milhão de abalos sísmicos em todo o mundo e, aos terremotos, somam-se os desabamentos, incêndios, explosões, acidentes em obras, minas ou edifícios.

Pela sua mobilidade e faro, um cachorro adestrado para busca e salvamento, complementa o trabalho dos aparelhos de detecção eletrônica, muitas vezes com mais eficiência.

Qualquer raça, excepto os mais pesados e menores, pode se tornar um cachorro de resgate, o que importa é a eficácia do animal. O pastor alemão é a espécie mais utilizada para esse tipo de serviço, embora o Pastor Belga, o Boxer, o Dobermann, o Labrador e o Rottweiler sejam raças que ganham destaque no salvamento de pessoas.

A principal característica em um canino “salvador” é que eles sejam treinados com o maior rigor possível e principalmente gostem de pessoas. Em seu treinamento, consideram-se todas as situações difíceis e que podem confundir os hábitos dos cães e dificultar seu poder de busca. Aparelhos ruidosos, sirenes, grande movimentação, fumaça, gritos e gases fazem parte do programa.

Treinados progressivamente, esses animais vão adquirindo certificados de eficiência para buscas em locais específicos. Inicialmente, eles recebem a permissão de participar de missões de salvamento em florestas, passando por resgates em avalanches, setores urbanos e aquáticos.

Para que o cão seja motivado, o dono deve sempre animá-lo e parabenizá-lo após o trabalho realizado em qualquer circunstância. Normalmente, o serviço é feito por um cachorro e o condutor, visto que a pessoa que estiver com o animal deve ser familiar a ele, pois o cão, com um desconhecido ao lado, pode não cumprir a tarefa com a mesma eficiência.
 
Topo