Portal Chamar Táxi

Informação Cabaz alimentar bate "novo recorde e nunca esteve tão caro": Quanto vale?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,907
Gostos Recebidos
1,233
naom_69722307b29f4.webp


O preço do cabaz alimentar ultrapassou os 253 euros pela primeira vez em quatro anos, segundo os dados mais recentes atualizados pela DECO PROteste. Na primeira semana do fevereiro, atingiu os 253,09 euros, aquele que é o preço mais elevado em quatro anos.


"O preço do cabaz alimentar voltou a bater um novo recorde e nunca esteve tão caro. Na primeira semana de fevereiro, atingiu, pela primeira vez em quatro anos, os 253,09 euros. Trata-se de uma subida de 4,07 euros (mais 1,63%) face à semana passada e de 11,26 euros (mais 4,66%) em comparação com a primeira semana deste ano. Nos últimos quatro anos, desde que DECO PROteste monitoriza o preço de um cabaz com 63 bens alimentares essenciais, esta cesta já viu o seu preço subir 65,39 euros (mais 38,84 por cento)", pode ler-se no comunicado divulgado pela organização de defesa do consumidor.


Quais os produtos que mais aumentaram?


Na última semana, entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os produtos cujo preço mais aumentou percentualmente foram os cereais de fibra (mais 16%), os cereais integrais (mais 14%) e os flocos de cereais (mais 10 por cento).


"Por outro lado, se compararmos os preços desta semana com os da primeira semana do ano, a 7 de janeiro de 2026, a maior subida percentual de preço verificou-se em produtos como a curgete (mais 51%), a carne de novilho para cozer (mais 18%) e a dourada (mais 17 por cento)", pode ler-se.


Mais: "Já nos últimos quatro anos, desde que a DECO PROteste iniciou esta análise, a 5 de janeiro de 2022, os maiores aumentos percentuais foram os da carne de novilho para cozer (mais 132%), dos ovos (mais 86%) e da polpa de tomate (mais 71 por cento)".


Como é calculado o preço do cabaz?


Nos últimos quatro anos, a DECO PROteste tem "acompanhado a evolução dos preços dos bens alimentares essenciais, analisando, todas as quartas-feiras, o custo total de um cabaz, com base nos preços recolhidos no dia anterior nos principais supermercados com loja online".


"Começa-se por calcular o preço médio por produto em todas as lojas online do simulador, em que se encontra disponível. Depois, somando o preço médio de todos os produtos, obtém-se o custo do cabaz para um determinado dia", explica a organização de defesa do consumidor.


Taxa de inflação abranda para 1,9% em janeiro


A taxa de inflação abrandou para 1,9% em janeiro, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) estimada para janeiro é inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, indica o INE.


Já a inflação subjacente, que exclui produtos mais voláteis como alimentos não transformados e energia, foi de 1,8%, também 0,3 p.p. menor que no mês precedente.


Segundo o gabinete de estatística, a variação do índice relativo aos produtos energéticos foi -2,2% (-2,4% em dezembro de 2025) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados abrandou de 6,1% para 5,8%.


Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparações com outros países europeus, terá registado uma variação homóloga de 1,9% (2,4% em dezembro).

IN:NM
 
Topo