• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cabo Verde: Navio carregado de óleo que encalhou já foi salvo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Cabo Verde: Navio carregado de óleo que encalhou já foi salvo

O navio italiano "Peonia", que estava encalhado a nordeste da ilha do Maio, Cabo Verde, foi hoje libertado e vai agora ser encaminhado para o porto da Cidade da Praia, disse à agência Lusa fonte portuária.

O barco estava há mais de uma semana encalhado, com uma carga de 24.600 toneladas de óleo vegetal e 400 toneladas de fuel nos depósitos.

Manuel Monteiro, o capitão dos portos do Barlavento, disse à Lusa que a operação de desencalhe ficou concluída ao início da tarde de hoje e que não houve derramamento quer de combustível quer de carga.

O navio está agora "a ser submetido a uma pequena inspecção e deverá seguir ainda hoje para o porto da Praia", disse o responsável à Lusa, adiantando que não se sabe ainda se será rebocado ou viajará autonomamente.

Os motores do barco, afirmou, estão a funcionar e foram inclusivamente utilizados para a operação de desencalhe.

Na Praia, a carga do barco será transferida para outro navio mas a operação não comporta riscos de poluição, frisou Manuel Monteiro.

O barco "Peonia" encalhou ao largo do Maio no dia 1 de Julho, com cinco tripulantes a bordo.

Com destino a Gibraltar, o acidente em águas de Cabo Verde fez temer por um vazamento de carga ou combustível, o que não chegou a acontecer.


Diário Digital / Lusa
 
Topo