- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Devido ao facto de ser um estimulante, o café é muitas vezes visto como uma bebida que pode trazer problemas para a saúde cardiovascular. Contudo, um novo estudo publicado no The Journal of the American Medical Association revelou que até pode ser um aliado inesperado para a saúde do coração
O aliado inesperado para a saúde do coração
O estudo da universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou como o consumo regular e moderado de café pode ajudar pessoas com fibrilhação auricular, que causa batimentos cardíacos irregulares.
A investigação revela que o consumo moderado pode ser um aliado para a saúde do coração e até reduzir a recorrência de fibrilhação auricular, após o tratamento. O estudo juntou 200 pessoas. Os participantes foram divididos em dois grupos. Um continuou a beber café, o outro acabou por evitar de todo a bebida.
Após seis meses, a fibrilhação auricular reapareceu em 47% dos participantes que continuaram a beber café em comparação com os 64% que não o consumiram. Explicam que reduziu o risco de voltar a aparecer em 39% dos casos.
A investigação sugere que evitar o café pode não ser necessário para pacientes que estão a recuperar desta doença. "Embora não tenhamos ficado surpreendidos com os resultados, ficámos surpreendidos com a magnitude do aparente efeito protetor", revela Gregory Marcus, um dos autores do estudo.
"Pacientes com fibrilação atrial ou que estejam preocupados em desenvolvê-la e que atualmente apreciam beber café com cafeína podem ficar tranquilos, pois não há problema em fazê-lo", continua.
As limitações do estudo
Apesar dos resultados, o estudo poderá ter algumas limitações, como explica o autor do estudo. "É importante considerar que incluímos apenas pessoas que consumiram café com cafeína regularmente em algum momento nos últimos cinco anos, e que precisavam de estar dispostas a serem aleatoriamente designadas para não o consumirem durante os testes.”
Revelou ainda que os participantes sabiam a que grupo pertenciam, o que pode ter influenciado os resultados do estudo.
Está a exagerar na quantidade de café? Este é o número ideal por dia
É sempre importante saber qual o número máximo de cafés que deve beber por dia. “Até 400 miligramas de cafeína por dia parecem ser seguros para a maioria dos adultos”, revela a Mayo Clinic.
Este valor junta várias fontes de cafeína, como café, bebidas energéticas e refrigerantes. “Atendendo a esta recomendação e ao teor médio de cafeína presente no café em Portugal, bem como aos diferentes alimentos onde esta poderá estar presente, aconselha-se um consumo médio de dois a três cafés por dia, em adultos saudáveis", revela um artigo da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.
Apesar desta recomendação, "deve ser sempre respeitada a suscetibilidade individual à cafeína", continua a associação.
IN:NM
