Portal Chamar Táxi

Campo Maior: Flores de papel não saem à rua este ano nas tradicionais Festas do Povo

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) não se realizam este ano, por falta de dirigentes na associação que promovia os festejos de quatro em quatro anos, o que quebra uma tradição secular.

"Este ano, não há festa, porque a associação está sem corpos sociais desde o início de 2007, altura em que se demitiu a anterior direcção", explicou hoje à agência Lusa a presidente da mesa da assembleia-geral da colectividade, Júlia Galego.

De acordo com Júlia Galego, no processo eleitoral realizado no primeiro trimestre de 2007 não apareceram listas concorrentes.

"Esta situação levou a que a associação ficasse sem actividade, ou seja, neste momento não existe", salientou.

As Festas do Povo de Campo Maior, que tradicionalmente decorriam de quatro em quatro anos, deveriam ser realizadas este mês, mas a situação em torno da associação promotora quebra uma tradição secular.

Os festejos, que se distinguem pelas ruas ornamentadas com flores de papel, são considerados únicos do género no país.

Lamentando o "silêncio" por parte do município local, Júlia Galego considerou que "a autarquia não está interessada em ajudar a desbloquear a situação, nem em promover as festas".

"Não concordamos com esta situação, porque a associação tem 20 anos e as Festas do Povo são centenárias. Antes de haver a associação, havia outras entidades que promoviam o evento, entre as quais a autarquia", defendeu.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do município de Campo Maior, João Burrica, rejeitou responsabilidades, sustentando que "não cabe à autarquia efectuar as festas, porque existe uma associação responsável pela realização do evento".

"Nós não podemos legitimamente avançar com a organização das festas até que a associação não se extinga. No dia em que isso acontecer, o município poderá consultar a população, ajudar a criar uma comissão e, a partir daí, desenvolver o processo", declarou.

João Burrica afirmou ainda que a autarquia "não vai tomar a iniciativa de realizar o evento", mas garantiu que "a câmara não se põe de lado em apoiar e dinamizar as festas com a associação".

Durante as últimas Festas do Povo de Campo Maior, que decorreram entre 31 de Agosto e 05 de Setembro de 2004, a vila alentejana recebeu cerca de dois milhões de visitantes, portugueses e estrangeiros.

As Festas do Povo, das Flores ou dos Artistas são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a preparar durante meses a ornamentação das ruas com flores de papel.

Nas últimas festas, 86 ruas da vila estiveram ornamentadas, tornando-as autênticos jardins de papel colorido.

Lusa
 
Topo