• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Canal Q dobra nº de programas e passa a emitir todo o dia ao fim de 6 meses de emissã

romika

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2009
Mensagens
595
Gostos Recebidos
0
Canal Q dobra nº de programas e passa a emitir todo o dia ao fim de 6 meses de emissão

14123_367370128696_367361173696_3717124_4562872_n.jpg

Em seis meses o Q estabeleceu-se como o primeiro canal português com uma lógica interactiva, em que a emissão é tão importante como a disponibilidade dos conteúdos on demand no próprio espaço do canal, disponível na posição 15 do Meo, o serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom.

Seis meses não é nada na vida de um canal mas para nós foi o tempo que precisámos para estabelecer uma equipa, uma lógica de programação e uma rede de colaboradores e convidados que fazem do canal Q, já neste momento da sua curta existência, um canal com uma marca própria, original e diferenciada dos outros canais.

Nos tempos que correm, em que as audiências tendem a ser fragmentadas e em que os espectadores se dispersam cada vez mais pelas inúmeras ofertas das múltiplas plataformas, é cada vez mais importante que os canais saibam construir e preservar a sua identidade.

O canal Q é um espaço de entretenimento e de informação, de infotainment, de cultura pop contemporânea. É um canal em construção mas sobretudo em desconstrução, no sentido em que permanentemente, de forma mais irónica ou mais séria, se questiona sobre a ideia estabelecida daquilo que é um canal de televisão.

Qualquer análise quantitativa ao canal Q não deve ser feita sem levar em consideração todas as plataformas em que o canal existe:

* Os primeiros números dizem-nos que por mês já são vistos cerca de 100.000 vídeos dos nossos conteúdos em formato on demand.
* Quanto ao Broadcast, em termos médios o canal emite em simultâneo para cerca de 5.000 pessoas, o que totaliza em média 35.000 pessoas que por noite tomam contacto com o canal.
* Na web, são 250.000 visitantes únicos mensais distribuídos por mais de 15 sites associados ao canal.

São números interessantes que indiciam uma forma alternativa e complementar de ver televisão que acreditamos se venha cada vez mais a popularizar e que posicionam o Q na linha da frente dessa tendência.

Outro território em que o canal Q tem sido e quer continuar a ser inovador é na forma de se relacionar com as marcas. Essa associação criativa está presente desde o início no modo como os conceitos e os anfitriões dos programas têm integrado a presença das marcas TMN, Ford, Gillete, Swiffer, Delta e Samsung. Esta realidade já foi comprovada através de estudos de mercado.

A medida de um canal faz-se também da sua notoriedade, quer junto das personalidades e círculos de referência, quer das comunidades de espectadores. A lista de pessoas que já passaram pelo canal ou as comunidades nas redes sociais falam por si.

No momento em que fazemos 6 meses daremos um enorme passo em frente no sentido de alargarmos a nossa comunidade de espectadores e solidificar a nossa imagem.

A partir de dia 29 de Setembro, o horário de emissão será alargado: em vez das duas horas actuais, vamos emitir do meio-dia às três da manhã. Da grelha inicial de 15 programas dobraremos para uma grelha nova com 30 programas.

São 30 programas escritos, produzidos, realizados, apresentados e interpretados de raiz a partir de ideias e formatos originais criados exclusivamente para o canal. São conteúdos que poderão ver em horários fixos a partir de dia 29 ou “quando quiserem” com a tecla vermelha interactiva.

Fica o convite para verem cada um deles, mas acima de tudo, para se tornarem espectadores do canal Q.

O Q no Meo
O Q está disponível no Meo, o serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom que alterou a forma de ver televisão em Portugal, posicionando-se como um caso de sucesso internacional. Lançado em Abril de 2008, o MEO conta hoje com mais de 702 mil clientes.

Assente numa lógica multiplataforma – IPTV (ADSL ou Fibra Óptica), Satélite e Móvel –, o serviço de televisão da PT apresenta actualmente 120 canais, mais de 2500 filmes no VideoClube e um conjunto de funcionalidades avançadas, tais como: Guia TV & Zapping, Pausa TV, Gravação em Série/Multiroom, Compra de canais (directamente no Menu TV, através do comando da televisão), Conteúdos em Alta Definição e Jogos. A estas funcionalidades, têm vindo a adicionar-se serviços interactivos, caso do MEO Interactivo que agrega diferentes conteúdos do MEO e do SAPO, acesso ao Facebook, Jogos, Karaoke, entre outros.

Ao disponibilizar o canal Q, com um formato completamente diferenciador no mercado de televisão, o Meo reforça a sua capacidade de inovação e incentiva a produção de conteúdos nacionais, contribuindo para o surgimento de ideias disruptivas e pioneiras em Portugal.

Fonte
 
Topo