Portal Chamar Táxi

Cancelados alertas de Tsunami após terramotos

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
ng1176665.jpg


Cancelados alertas de Tsunami após terramotos

Dois violentos sismos assolaram hoje o centro do Japão e as Ilhas Andaman, localizadas no Oceano Índico, ao largo da costa indiana. A situação não teve consequências graves e os alertas foram cancelados.


Um violento terramoto de magnitude 7,6 na escala de Richter verificou-se hoje nas ilhas indianas de Andaman. Minutos depois, um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu o centro do Japão, na região de Shizuoka, 170km a sudoeste de Tóquio. O terramoto sentiu-se na capital do Japão.

Na sequência dos sismos as autoridades lançaram um alerta de tsunami para a Índia, Myanmar, Tailândia, Indonésia, Bangladesh e Japão. Os alertas já foram retirados.

Um sismólogo do instituto norte-americano de Vigilância Geológica disse ao site noticioso BNO News que o sismo registado nas Andaman parece ser uma réplica do terramoto registado no sudeste asiático em 2004, que originou um tsunami que matou centenas de milhar de pessoas.

Sismo no Japão fez feridos ligeiros e não provocou danos graves

O sismo verificado no Japão provocou um pequeno tsunami e fez alguns feridos ligeiros, não tendo causado grandes danos materiais.

Segundo o Instituto de Vigilância Geológica Americana, o sismo aconteceu às 20:07 (hora de Lisboa), e teve epicentro no oceano Pacífico, a 26,8 quilómetros de profundidade e a 30km da costa, ao largo da região de Shizuoka.

Depois do sismo, foi imediatamente lançado um alerta de tsunami pela Agência Meteorológica Japonesa. O nível das águas do mar tinha baixado cerca de 60 centímetros no Porto de Yaizu, o que indicava que fortes vagas podiam atingir a costa.

Até agora, só um pequeno tsunami de 40 centímetros de altura foi registado no porto de Omaezaki, cerca das 20:46 (hora de Lisboa), indicou a agência.

Um responsável da cidade de Izu declarou à televisão pública do Japão, NHK, que apesar da violência do abalo não se tinham verificado muitos danos na região e apenas alguns objectos caíram das prateleiras.

Em Yaizu, três pessoas foram hospitalizadas depois de serem atingidas por objectos que caíram com o abalo. Nenhuma delas está em estado grave, indicou um responsável do hospital municipal.

O sismo foi sentido na capital, Tóquio, 170 quilómetros a Norte do epicentro.

Na cidade de Shizuoka, capital da região com o mesmo nome, o sismo sentiu-se com muita violência e durou mais de um minuto, segundo imagens difundidas pela NHK.

Dois reactores da central nuclear de Hamaoka, situada na região, foram desligados como medida de precaução, indicou a empresa Chubu Electric Power, ressalvando que “nenhuma anomalia se verificou na central”.

Fonte Inf : DN Globo
 
Topo