Portal Chamar Táxi

Cancro e radiação do telemóvel: Conheça a relação

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,527
Gostos Recebidos
1,113
naom_5abd3c60297a0.jpg


Inúmeras desvantagens são apontadas à radiação emitida pelos dispositivos móveis e o risco de cancro como consequência deste problema não é agora referido pela primeira vez.

A radiação afeta diretamente o nosso corpo, mas no caso das frequencias não ionizadas, como as emitidas por telemóveis e outros aparelhos móveis têm mais efeitos a nível biológico do que a radiação solar ou de raio X, por exemplo – a capacidade de aquecer o tecido através da excitação molecular.

É esta consequencia que leva ao aumento de risco de se desenvolver cancro, como foi observado em laboratório mesmo com frequências bem baixas. O cancro em causa é o tumor desenvolvido num só tipo de células, a schwannoma, como avança o Scientific American.

O estudo feito foi bastante extenso: demorou dois anos e contou com uma amostra de 3000 ratos, contudo, apesar dos resultados, sabe-se que a probabilidade de tal acontecer em humanos é bastante baixa, já que são muito escassos os casos de problemas na referida célula no caso de humanos.

Ainda assim, não deixamos de estar expostos a uma constante radiação sempre que o telemóvel está ligado – já que o aparelho está sempre a receber sinal. Uma radiação que aumenta quando utilizamos o telemóvel para qualquer atividade que obrigue a que tenhamos o ecrã virado para nós.


IN:NM​
 
Topo