Portal Chamar Táxi

Cannes: "Tulpan" do cazaque Serguéï Dvortsevoï ganha Prémio 'Un Certain Regard"

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Festival de Cannes: "Tulpan" do cazaque Serguéï Dvortsevoï ganha Prémio 'Un Certain Regard'

O Prémio "Un Certain Regard" do Festival de Cinema de Cannes foi atribuído ao filme "Tulpan" do realizador cazaque Serguéï Dvortsevoï, por um júri que criou dois prémios suplementares "como testemunho do seu entusiasmo".

"Em virtude da qualidade e a riqueza da selecção, o júri pede à direcção do festival de Cannes poder recompensar dois outros filmes, como testemunho do seu testemunho e entusiasmo", disse o presidente do júri, o germânico Fatih Akin.

A selecção desta secção foi constituída por 20 títulos, tendo "Tulpan" recebido o primeiro prémio.

O filme cazaque relata, com humor e poesia, o regresso à estepe cazaque de Asa, um jovem marinheiro que pretende tornar-se nómada.

O júri destacou ainda quatro outros filmes.

"Tokyo sonata" do nipónico Kurosawa Kiyoshi, que retrata uma família japonesa comum em que o pai tenta esconder a sua licenciatura, recebeu o Prémio do Júri.

"Wolke 9" do alemão Andreas Dresen, que aquando da sua exibição foi aplaudido durante vários minutos pelo público e que conta os amores de uma sexagenária casada há 30 anos e que tem uma ligação com um homem de 76 anos.

Também calorosamente acolhido foi o documentário do norte-americano James Toback, "Tyson" sobre o ex-campeão de boxe Mike Tyson, que recebeu o prémio inédito, intitulado com algum humor, "K.O. du certain regard".

"Johnny Mad Dog" do francês Jean-Stéphane Sauvaire que aborda o quotidiano das crianças-soldado em África recebeu o também inédito Prémio Esperança.

Os jurados de "Un Certain Regard" foram este ano os jornalistas Anupama Chopra (Índia), Catherine Mtsitouridze (Rússia), e Yasser Moheb (Egipto) e o realizador da Filmoteca espanhola, José Maria Prado.





Fonte:Lusa
 
Topo