Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Kimi Raikkonen: "Não tivemos carro para bater a McLaren"

f456dce7.jpeg
O melhor que Kimi Raikkonen conseguiu na sua ajuda a Felipe Massa foi ter permitido que este o passasse, na luta pelo segundo lugar, permitindo assim que o brasileiro não ficasse ainda mais longe na luta pelo título.

O finlandês bem tentou, no início da corrida, mas depressa percebeu que, hoje, o McLaren de Lewis Hamilton estava pouco menos que inalcançável por parte dos dois Ferrari, pelo que nesta corrida foi notória a incapacidade dos Ferrari irem mais longe. Com a desistência de Heikki Kovalainen, salvou-se o resultados para o Mundial de Construtores:

"Sabíamos o que queríamos como equipa e foi o que fizemos. É normal nestas situações. Tinha um bom monolugar, com boa maneabilidade mas não suficientemente rápido. Não consegui partir melhor que o Hamilton, pelo que ele distanciou-se e a diferença aumentou demasiado. Antes da segunda paragem fiquei preso no tráfego por duas vezes, pelo que perdi todas as minhas hipóteses. Sabia o que a equipa queria, e tendo em conta que não tinha nada a perder, estou feliz com a minha corrida com a excepção no facto de não termos carro para bater a McLaren."AS

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Raikkonen diz que entrega de posição foi "normal"

Terceiro colocado no GP da China, Kimi Raikkonen disse que ter cedido sua posição a Felipe Massa foi algo "normal".

Fora da briga pelo título, o finlandês não conseguia se aproximar do líder, Lewis Hamilton. O companheiro de Ferrari, ainda na disputa pelo Mundial, vinha logo atrás.

Após a segunda parada para reabastecimento, o atual campeão diminuiu o ritmo para deixar o brasileiro ultrapassá-lo.

Com isso, a vantagem do inglês da McLaren para Massa subiu "apenas" de cinco para sete pontos, pois poderia ter aumentado para nove, caso o brasileiro terminasse em terceiro.

"O que aconteceu ali foi normal, tinha que pensar na equipe. O carro não estava tão forte como em outros finais de semana, até tentei me aproximar do Hamilton, mas estava difícil", explicou Raikkonen.

"Mesmo andando atrás do Hamilton, fizemos as paradas nas mesmas voltas, seria difícil conseguir algo. Desde sexta-feira ele estava rápido."

"Sei quais resultados a equipe está esperando, piloto para ela, então foi normal", afirmou o finlandês.

A Ferrari aumentou a vantagem para a McLaren no Mundial de Construtores, 156 a 145.

"Estou feliz, mas foi uma pena não ter chegado na McLaren. Precisava de mais velocidade", lamentou.

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nelsinho gostaria de ter feito tática melhor

Nelsinho Piquet arrependeu-se neste domingo de não ter ousado mais na estratégia no GP da China, em Xangai. O brasileiro foi o oitavo a completar a prova e acredita que poderia ter conseguido mais.

O novato da Renault gostaria de ter feito um pit stop apenas, como Timo Glock, da Toyota, o sétimo colocado, porque o desgaste de pneus não estava tão grande quanto se esperava.

"O carro está um pouco melhor, temos tido um pouco mais de sorte, estou aprendendo corrida após corrida, obviamente. Mas daria para ter feito um pouco mais hoje, uma estratégia mais eficiente, uma escolha melhor dos pneus", disse.

"Ficou viável fazer uma corrida com um pit stop só, usando só dois jogos de pneus. O desgaste não estava tão alto quanto achávamos que estaria, então poderíamos ter feito como o Glock fez."

Agora, está ansioso por correr pela primeira vez com a F-1 em Interlagos, onde terá o apoio de amigos e família. "Deve ter um astral bem bacana lá", afirmou.

Piquet agora tem 19 pontos no Mundial de Pilotos e ocupa a 12ª colocação. Fernando Alonso, seu companheiro, quarto na China, tem 53 e está em sexto.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton lidera o Mundial com 7 pontos de vantagem

Veja como ficou o campeonato 2008 de pilotos, na Fórmula 1, após o GP da China realizado neste domingo, em xangai, e válido pela penúltima etapa da temporada:

1. Lewis Hamilton - 94 pontos
2. Felipe Massa - 87
3. Robert Kubica - 75
4. Kimi Raikkonen - 69
5. Nick Heidfeld - 60
6. Fernando Alonso - 53
7. Heikki Kovalainen - 51
8. Sebastian Vettel - 30
9. Jarno Trulli - 30
10. Timo Glock - 22
11. Mark Webber - 21
12. Nelsinho Piquet - 19
13. Nico Rosberg - 17
14. Rubens Barrichello - 11
15. Kazuki Nakajima - 9
16. David Coulthard - 8
17. Sébastien Bourdais - 4
18. Jenson Button - 3

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa diz que é a hora do "tudo ou nada

Felipe Massa não ficou satisfeito com o rendimento da Ferrari em Xangai, mas espera que no Brasil, palco da última etapa da temporada, tudo seja diferente.

O brasileiro terminou a corrida deste domingo na segunda posição, ajudado pelo companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, que lhe cedeu o lugar.

Com isso, a vantagem do vencedor do GP da China, Lewis Hamilton, para ele aumentou de cinco para sete pontos, 94 a 87.

"Tenho que levantar a cabeça, ir para o tudo ou nada e não pensar no que pode acontecer. Temos que pensar em fazer o nosso melhor", afirmou Massa, que fez uma analogia futebolística da sua situação.

"Estou orgulhoso de decidir o título em casa."

"Sinto-me como em uma final de Copa do Mundo, em que o jogo acabou empatado e foi para os pênaltis, e o concorrente já acertou dois gols e você perdeu dois", explicou.

"Você vai para os últimos com a única chance que você tem, esperando acertar e que ele erre os outros."

"Já aconteceu isso em Copa do Mundo e na F-1 também", lembrou o brasileiro.

Em 2007, Hamilton chegou ao Brasil com a mesma vantagem para Kimi Raikkonen, mas perdeu o título.

Sobre o companheiro de Ferrari ter lhe cedido a posição, Massa também disse que foi normal.

"Você trabalha para uma equipe e precisa fazer o melhor possível por ela. Como piloto, você quer vencer, mas às vezes é preciso trabalhar pensando na equipe."

O piloto da Ferrari crê em forte apoio da torcida em Interlagos.

"Quando você joga em casa, você joga sempre melhor. Seria melhor chegar em casa com mais pontos, mas a esperança é a última que morre", completou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso e Nelsinho celebram 4º lugar da Renault entre construtores

Com o quarto lugar obtido por Fernando Alonso e a oitava posição alcançada por Nelsinho Piquet neste domingo no GP da China de Fórmula 1, a Renault somou mais seis pontos e assegurou a quarta colocação no Mundial de construtores. Agora, a equipe francesa está a exatos 20 pontos da Toyota, que apesar de ter conquistado dois pontos com Timo Glock, viu Jarno Trulli despedir-se ainda na terceira volta após um problema com Sebastién Bourdais na largada.

Responsável pela maior parte dos 72 pontos da Renault ao longo da temporada, Alonso, que tem 53 pontos e está em sexto lugar no campeonato de pilotos, comemorou a colocação garantida pela equipe.

"Agora que nós ganhamos a batalha pelo quarto lugar no campeonato de construtores, que era nosso objetivo, podemos nos preparar para o GP do Brasil com mais confiança e dispostos a fazer nosso melhor na última corrida do ano", comentou o espanhol após a corrida em Xangai.

Vencedor das últimas duas provas, em Cingapura e Japão, o bicampeão mundial fez questão de comemorar seu quarto lugar neste domingo. "A quarta posição era o máximo que nós poderíamos esperar para hoje, e eu fiquei extremamente satisfeito com a minha corrida", avaliou Alonso. "Tivemos um bom ritmo, próximo até da Ferrari, outra razão para estarmos orgulhosos".

Nelsinho Piquet também saiu satisfeito da pista, apesar de admitir que esperava um resultado melhor. "Foi uma corrida difícil, mas estou satisfeito com a minha performance. Claro que eu gostaria de ter evoluído mais na pista, mas o resultado final foi satisfatório".

Assim como Alonso, o brasileiro festejou a 'vitória' da Renault sobre a Toyota. "Marquei um ponto importante, que ajudou a equipe a confirmar seu quarto lugar no Mundial de construtores".

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Vettel lamenta problema em reabastecimento

Sebastian Vettel diz que poderia ter marcado pontos no GP da China, se não fosse um problema na primeira parada para reabastecimento.

O alemão da Toro Rosso terminou a corrida em nono. Ele explicou ter precisado se defender dos ataques da dupla da BMW.

"Fiz uma boa largada, mas depois me surpreendi com Nick passando por fora e ultrapassando vários carros. Logo tive que defender minha posição contra Robert na primeira volta."

"A primeira parte da corrida foi boa, mas na primeira parada tivemos um problema com o pneu dianteiro esquerdo, que não saía", afirmou.

"Acho que isso me custou um lugar nos pontos. Ser nono não está mau, mas é uma posição muito frustrante, logo fora dos pontos. Agora temos que pensar no Brasil", completou o jovem piloto.

Sébastien Bourdais teve um problema maior do que o do seu companheiro de Toro Rosso. O francês se enroscou com Jarno Trulli logo na primeira curva, caiu para a última colocação e terminou a prova em Xangai em 13º.

"Não estou certo do que aconteceu com Trulli na primeira curva. Acho que ele não me viu. Eu estava do seu lado quando rodou. Estávamos todos muito próximos na primeira curva. Nos tocamos, dei uma rodada e fui para fora da pista", explicou.

"É uma pena, porque depois disso, cada vez que tinha pista livre, tinha um bom ritmo e ultrapassei uns doze carros."

"Acabar em 13º depois ter ido para último não é um mau resultado, mas é decepcionante, já que saí em oitavo e com um carro bastante bom para pontuar", finalizou Bourdais.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kövalainen enfrenta vários problemas e abandona

O finlandês Heikki Kövalainen, da McLaren, abandonou a etapa da China após perder a pressão hidráulica em seu carro. Mas, antes disso, o piloto - que largou da 5ª colocação - já havia enfrentado problemas com os pneus na pista de Xangai.

"Fiz uma boa largada e passei o Fernando (Alonso). Quase cheguei no Felipe (Massa). O Fernando conseguiu me passar antes da Curva 14 e eu fiquei continuei em quinto. Antes do primeiro pit stop, meu carro saia muito de frente"", explica Heikki.

"Mais tarde, quando ainda estava na zona de pontos, um pneu furado me custou muito tempo até eu voltar aos boxes. Sabia que enfrentaria problemas no resto da corrida".

"No final, tive um problema com o sistema hidráulico e a equipe me chamou por medida de precaução. Ainda temos uma chance de vencermos o campeonato de construtores no Brasil. Então, definitivamente, iremos tentar isto em São Paulo".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichello desapontado por não marcar pontos na China

A escuderia Honda classificou como bom o GP da China deste domingo. Seus dois pilotos -- Rubens Barrichello e Jenson Button -- completaram a prova. A vitória em Xangai ficou com o britânico Lewis Hamilton, da equipe McLaren/Mercedes.

"Foi uma corrida melhor do que algumas das nossas provas recentes", declarou Barrichello. "É desapontante não ter conseguido terminar nos pontos", lamentou o brasileiro - 11º colocado.

"Tive uma ótima largada e primeira volta, onde ultrapassei três carros, indo para décimo, e acelerei por toda a corrida para tentar ganhar algum terreno em relação aos carros na frente".

"Mas nossa posição final é o reflexo do que o carro é capaz e temos que ficar satisfeitos em tirar o máximo do pacote que temos disponível, apesar de ficar desapontado por não marcar pontos".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"O melhor que poderíamos esperar", afirma Fernando Alonso

A Renault completou o GP da China com seus dois carros na zona de pontuação, e isso assegurou a 4ª posição no campeonato de construtores para a equipe. Em Xangai, Fernando Alonso foi o 4º colocado e Nelsinho Piquet recebeu a bandeirada na 8ª posição.

"Quarto lugar é o melhor resultado que poderíamos esperar, então estou extremamente satisfeito com minha corrida", comentou o espanhol. "Tivemos um bom ritmo, próximo ao da Ferrari, o que é outra razão para ficarmos satisfeitos".

"Vencemos agora nossa briga pelo quarto lugar no campeonato de construtores, que era nosso objetivo, então podemos ir para o GP do Brasil com confiança e buscar tirar o máximo desta corrida final do ano", encerrou o bicampeão.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"A estratégia funcionou bem", declara Timo Glock

Com uma boa estratégia, Timo Glock (Toyota) completou o GP da China na sétima posição neste domingo. A vitória no circuito de Xangai ficou com o inglês Lewis Hamilton - da McLaren.

"Isso foi o máximo que poderíamos tirar, então devemos ficar satisfeitos. Sofremos para aquecer os pneus no começo, mas a partir daí o carro ficou bom e tivemos um ritmo muito bom", diz Glock.

"No final da primeira parte, eu tinha um carro leve, mas não consegui tirar o máximo disso porque estava preso atrás do Nick Heidfeld quando ele saiu do seu pit stop".

"Então perdemos algum tempo ali e talvez um lugar para Robert Kubica, mas fomos rápidos novamente no final. A estratégia funcionou bem, então agradeço a todos", encerra Timo.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Ferrari pode chegar na frente no Brasil

O chefe da McLaren, Ron Dennis, não vê problemas em a Ferrari fazer uma dobradinha na última corrida, em Interlagos, contanto que Lewis Hamilton assegure o título.

Lewis Hamilton venceu o GP da China deste domingo e alargou para sete pontos sua vantagem para seu rival ao título, Felipe Massa.

Assim, o britânico precisa apenas chegar em quinto no GP do Brasil para ser campeão, independentemente do que Massa fizer.

Dennis admite que a McLaren tentará fazer de tudo para que a corrida em Interlagos seja o mais entediante possível.

"Não temos problemas com Massa chegando em primeiro e Kimi em segundo. Não precisamos vencer a corrida para conquistar para Lewis seu primeiro campeonato. Só temos que continuar disciplinados", disse o inglês.

"No final das contas, estamos em uma posição melhor do que nossos rivais porque temos sete pontos a mais. O mais importante será nos manter longe de problemas", acrescentou.

Contudo, Dennis também mira o Mundial de Construtores, onde a McLaren tem uma desvantagem de 11 pontos em relação à líder, a Ferrari.

"Queremos vencer tudo. Estamos pesando os prós e contras no campeonato de construtores, mas obviamente estamos em uma posição consistente".

"Será um desafio para o time inteiro fazer o que é preciso e não cometer nenhum erro. Acho que será uma corrida muito excitante para todos, mas nosso objetivo será torná-la o mais entediante possível", prometeu.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nick Heidfeld satisfeito com seu resultado em Xangai

F-1

Da Redação

A quinta colocação no GP da China, disputado neste domingo (19) em Xangai, agradou o alemão Nick Heidfeld - da BMW Sauber. O piloto largou da 9ª posição, depois de ter sido punido durante o treino de classificação. A vitória ficou com Lewis Hamilton.

"Estou satisfeito com a corrida", afirma Nick. "Na largada, eu ganhei posições e, na curva 2, ultrapassei o Sebastian Vettel por fora. Ele tocou a traseira do meu carro, mas já me falou que não foi de propósito, de qualquer forma nada aconteceu".

"Após algumas curvas, eu estava novamente em sexto, onde comecei depois da largada. Mais no final da corrida eu parei de forçar para poupar o motor para o GP Brasil", explicou o piloto. A prova em Interlagos, encerrando a temporada, acontece no dia 2/11.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Kubica diz 'adeus' às suas chances de título neste ano

Robert Kubica, da BMW Sauber, sexto colocado no GP da China deste domingo (19), disse 'olá' para mais três pontos no campeonato 2008 mas disse, também, 'adeus' para suas chances de título mundial. O polonês está matematicamente fora da briga.

"Após uma classificação muito difícil, estou satisfeito com o sexto lugar. Ganhei uma posição na largada de depois duas outras quando o Jarno Trulli e o Sebastien Bourdais se tocaram na primeira curva", explicou Kubica.

"O equilíbrio do carro ainda não estava bom nas duas primeiras partes, e isto mudou apenas na parte final quando trocamos para o composto mais macio. Agora há uma corrida restando e tentarei defender meu terceiro lugar no campeonato de pilotos".

A vitória em Xangai foi de Lewis Hamilton, da McLaren.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Chefe da Ferrari diz que equipe teve a pior corrida do ano

Dona de três vitórias em quatro provas em Xangai, a Ferrari chegou à China como favorita. Mas bastou os primeiros treinos livres para que se visse que a situação não era bem assim. E neste domingo, após levar um banho da McLaren, que venceu pela primeira vez no país, Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, não soube explicar o motivo da performance tão fraca.

"Eles estavam muito mais rápidos que a gente. O Lewis [Hamilton] estava em outra categoria", disse Domenicali sobre o piloto que pela segunda vez na carreira obteve pole, melhor volta e vitória. "Foi nossa pior corrida do ano."

Um dos motivos para a queda de produção da Ferrari após boas apresentações em Cingapura e no Japão, pode ter sido os tipos de pneu trazidos pela Bridgestone, os mesmos que a fábrica levou à Alemanha, GP em que a Ferrari também não foi bem.

"Pode até ter sido isso, mas precisamos olhar os dados antes para fazer uma análise correta", disse Domenicali, que declarou que a responsabilidade de ficar com o título agora está nas mãos de Hamilton.

"O Felipe não tem nada a perder. A corrida mais tensa para ele era a de domingo, pois era quando o Lewis podia fechar o Mundial. No Brasil o Felipe estará mais tranqüilo e tenho certeza de que ele vai encarar a pressão da torcida de maneira positiva."

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Por título, Hamilton convoca poderes do paranormal Uri Geller

Segundo o jornal inglês Daily Star Sunday, o piloto Lewis Hamilton convocou os poderes do famoso paranormal Uri Geller para ajudá-lo na busca pelo título mundial de Fórmula 1 de 2008. O britânico, da equipe McLaren, já se preparou para o GP da China, neste domingo, com apoio de Geller.

Uri é um grande fã de Hamilton e concordou em auxiliá-lo com uma série de messagens de pensamento positivo. O israelita, que afirma ter poderes psíquicos, conseguiu manter a mente do piloto focada na vitória, evitando assim que o inglês cometesse erros.

A idéia de pedir ajuda a Geller veio após os incidentes no GP do Japão, onde o inglês terminou na 12° posição. Para evitar a repetição do ano passado, quando perdeu o campeonato nas últimas corridas, Hamilton quis se consultar com o paranormal.

"Ele é uma ótima pessoa. Falei com ele sobre ser positivo e acreditar em si mesmo. Disse a ele que acredito no que se pode visualizar, pode ser conquistado. Se você tem isso em mente, pode transmitir para seu corpo", contou Uri Geller à publicação Daily Star Sunday.

"Tudo o que posso falar é que nos encontramos e discutimos sobre o poder da mente", explicou o paranormal, de 61 anos.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton tem os melhores porcentuais da história da F-1

Mesmo com a controvérsia sobre sua pilotagem, suas manobras agressivas e seus erros, Lewis Hamilton sustenta os melhores números na Fórmula 1. O piloto, da McLaren, em seu segundo ano na categoria e com 23 anos, bate quase todos os recordes de precocidade da história.

Neste domingo, na China, o inglês conseguiu sua nona vitória em 34 corridas disputadas no mundial, um aproveitamento de 26,4%. Hamilton também somou 13 poles (38,2%), 21 primeiras filas (61,7%) e 22 pódios (64,7%).

Além disso, Lewis atingiu 203 pontos dos 340 possíveis, um total de 59,7%. Com suas impressionantes marcas, o piloto busca seu primeiro título da Fórmula 1. No ano passado, ele já deixou o campeonato escapar nas duas corridas finais.

Mas, desta vez, o britânico desembarcará no Brasil, local da última etapa da temporada 2008, com sete pontos de vantagem na liderança da competição para seu rival Felipe Massa, da Ferrari. Hamilton só precisa de um quinto lugar para ser campeão em Interlagos.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Hill, Hamilton lidará bem com a pressão

Último britânico a conquistar o título da F-1, o ex-piloto Damon Hill acredita que Lewis Hamilton conseguirá lidar com a pressão durante a última corrida do ano, no Brasil.

No ano passado, o inglês chegou a Interlagos com uma vantagem de sete pontos sobre Kimi Raikkonen, mas cometeu erros decisivos no começo da corrida e o título ficou com o finlandês.

Nesta temporada, Hamilton vem para o GP do Brasil novamente com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Felipe Massa. Embora muitos acreditem na reprise o ano passado, Damon Hill diz que a história deve ser diferente dessa vez.

"A última corrida é uma montanha a ser escalada, mas ele [Hamilton] entendeu a disciplina que precisa ter", disse o ex-piloto à emissora BBC Sport.

"Lewis aprende com seus erros. Na corrida anterior [no Japão], ele mostrou impetuosidade, mas corrigiu isso e fez uma corrida impecável [na China]".

"É justo dizer que não foi uma corrida brilhante, mas a tensão estava lá o tempo todo e Lewis fez tudo certo durante o final de semana inteiro. Isto deve ter sido bastante desmoralizador para Massa", ponderou Hill.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Com cautela, imprensa britânica destaca vantagem de Hamilton

Como não poderia deixar de ser, Lewis Hamilton é destaque nas páginas esportivas dos principais veículos de informação do planeta - em especial no Reino Unido. O inglês pode se transformar no primeiro britânico, negro, a ser campeão mundial de Fórmula 1 desde a temporada de 1996, quando seu compatriota Damon Hill conquistou o título.

Com a vitória em Xangai, na China, neste domingo, o líder Hamilton aumentou sua vantagem de pontos para Felipe Massa (vice-líder) para sete. Na última corrida do ano, no Brasil, dia 2/11, Lewis garante o campeonato com um simples 5º lugar. Para Massa resta vencer, ou chegar em 2º, e torcer muito contra o adversário.

Jornais - Nesse clima, o tradicional jornal The Times, da Grã-Bretanha, estampa a machete: "O título é dele, se Lewis Hamilton permanecer tranquilo". O periódico, na matéria, mostra-se cauteloso e relembra o que aconteceu no Brasil, no ano passado, quando o novato perdeu o campeonato para Kimi Räikkönen.

O The Guardian, outro importante jornal do Reino Unido, publicou: "Hamilton com uma mão no título depois na vitória na China". Comenta a vantagem do piloto na tabela e, também, menciona que no ano passado Lewis viveu situação similar com relação a Kimi Räikkönen e o finlandês acabou campeão mundial.

Já o The Independent exalta a prova perfeita de Hamilton em Xangai e coloca na manchete: "Hamilton a uma prova da glória". O Telegraph, também da Grã-Bretanha, publica a seguinte manchete: "Hamilton a um passo do título".

No Brasil - O jornal Folha de S.Paulo tem duas manchetes interessantes sobre esse final de Mundial, após o GP da China: "Massa respira, mas vê título da F-1 mais distante" e "Hamilton muda postura, triunfa e põe a mão no título".

O Estado de S. Paulo estampa "Hamilton, perfeito, a um passo de ser campeão" e continua com "Massa vai ter de brilhar e torcer". O jornal fluminense O Globo diz "Felipe Massa fica mais longe do título. E o Jornal do Brasil, também do Rio de Janeiro, coloca a seguinte título: "Lewis vence em Xangai e deixa Massa para trás".

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Com este carro desde o início, lutaríamos pelo título", diz Alonso

Empolgado com suas recentes atuações, o bicampeão mundial Fernando Alonso vê uma grande melhora na performance da Renault. O espanhol acredita que, com o atual desempenho do R28, poderia ter brigado pelo título da temporada 2008.

Perguntado se, com esse mesmo carro desde a Austrália, estaria na disputa pelo mundial, Alonso respondeu: "sim. Lidero o campeonato nas últimas sete corridas, mas começamos muito mal. Porém é muito melhor acabar bem do que começar bem".

O piloto, que ainda não definiu seu futuro para o próximo ano, venceu as etapas de Cingapura e do Japão e chegou em quarto lugar na China, neste domingo. Alonso observa que o crescimento começou na Bélgica.

"Desde Spa, as coisas evoluíramo. Seguimos atrás da Ferrari e da McLaren, contudo mais próximos. É uma pena que o mundial termine agora", comentou o bicampeão. O espanhol ajudou na reação da Renault entre os construtores, com o time francês superando as rivais Red Bull, Toyota e Toro Rosso.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Diretor da BMW mostra-se orgulhoso mesmo sem chances de título

O diretor da equipe BMW, Willy Rampf, disse que a escuderia alemã deve se sentir orgulhosa de ter chegado até a penúltima etapa do mundial com chances de título, tanto no mundial de pilotos, quanto no de construtores. Agora o time chega ao Brasil apenas com chances de lutar pelo terceiro lugar em ambos os campeonatos.

Mesmo que as chances da equipe tenham sido encerradas por mais um ano, Rampf afirmou que o time não está abatido e vai brigar pela vitória no Brasil assim como fez nas outras etapas do mundial.

"Vamos fazer nosso melhor no Brasil e estamos ansiosos para isso. Não estamos decepcionados, pois conseguimos fazer muito este ano. Mesmo sem chances de título ainda tempos dois carros competitivos," analisou Rampf.

O diretor também elogiou todos os esforços de Kubica na temporada. Rampf mencionou que estava impressionado com a coerência do polonês e que os poucos erros cometido por ele durante todo o ano foram fundamentais para a boa campanha da equipe.

"Ele fez um ótimo trabalho. Ele dificilmente comete erros, é muito consistente em sua pilotagem e também muito inteligente, especialmente quando se trata de corridas," finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
A pressão está sobre Felipe Massa, diz Hamilton

A partir de agora, na derradeira prova de 2008 na F-1, que acontece no circuito de Interlagos (Brasil), no da 2 de novembro, tudo será pressão e como administrá-la. Essa é a opinião do jovem Lewis Hamilton, 23 anos, líder da temporada e que pode em São Paulo tornar-se o primeiro campeão negro na história na categoria.

"Agora é para quem realmente consegue suportar a pressão melhor", disse Hamilton ainda em Xangai - onde neste domingo (19) venceu o GP da China. "Isso é que faz um campeão do mundo. Aquele que é o mais competitivo, aquele que é mais forte mentalmente e que tem o melhor conjunto", falou o inglês.

Massa - Hamilton acredita que Felipe Massa, único ainda com chance de título ao lado dele, sofrerá uma pressão extra por correr diante de seus torcedores em Interlagos. "Haverá muita pressão sobre ele com certeza. Quando corri em casa, em Silverstone, senti bastante pressão. Como ele será o mesmo", comentou Lewis.

"Independentemente do lado positivo que é correr em casa, ainda assim é uma tremenda pressão sobre seus ombros. Todo o seus país estará de olhos em você e, para mim, não ter a 'face a face' meu país tornará as coisas mais fáceis", seguiu o piloro da McLaren.

Depois na vitória na China, Lewis Hamilton lidera o Mundial com 94 pontos. O inglês tem sete a mais que Felipe Massa. Para ser campeão no Brasil basta a Lewis um quinto lugar. Massa pode pensar apenas em dois resultados: vitória (com o rival no máximo em 6º lugar na prova) e 2º lugar, mas Hamilton pode completar a corrida de 8º lugar para baixo somente.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
"Alonso é um campeão batido por um novato," diz Hamilton

O líder do mundial de pilotos, Lewis Hamilton (McLaren) rebateu as críticas feitas por seus companheiros de categoria depois das etapas do Japão e da China. Em relação ao desafeto de longa data, Fernando Alonso (Renault), o inglês disse que o espanhol era um bicampeão que havia sido batido por um novato.

O britânico entrou na polêmica gerada por Alonso, que antes da prova na China, havia declarado que ajudaria Felipe Massa (Ferrari) a conquistar o título do mundial de 2008. Porém Hamilton venceu o GP da China e chega a etapa do Brasil - última da temporada - com sete pontos de vantagem para Massa.

"Ele já era bicampeão mundial, quando veio para a equipe e foi batido por um novato. Para mim, isto diz tudo. Quando alguém é campeão e em seguida aparece um outro piloto para tomar seu lugar, ninguém fica feliz com isso," disparou Hamilton.

O piloto disse que não se considera impopular, apenas não se une aos outros pilotos para jogar poquêr, pois tem outros objetivos como correr e não ficar jogar cartas com os outros concorrentes.

"Eu não jogo poquêr. Alguns pilotos se reúnem para isso e eu estou aqui para correr. Se sou impopular é porque estou ganhando. Quando você é um vencedor, quando está indo bem. Não acredito que precise do poquêr, por que preciso mesmo é trabalhar," finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Há 17 anos, Senna obtinha o tricampeonato

O Brasil conquistava seu oitavo e último título, por enquanto, na F-1 há exatamente 17 anos. Em 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna foi tricampeão em mais um histórico GP do Japão em Suzuka.

O piloto da McLaren chegou à Ásia, palco da penúltima etapa do Mundial, 16 pontos à frente do vice-líder Nigel Mansell, da Williams, e precisava de pouco para garantir a taça.

O brasileiro conseguiu a segunda posição do grid, uma à frente do inglês e uma atrás do companheiro Gerhard Berger. O austríaco manteve a liderança na primeira curva e Senna não deixou Mansell ultrapassá-lo.

O inglês pressionou o rival nas primeiras voltas. Na primeira curva do décimo giro, porém, Mansell abusou, colocou as rodas na brita e rodou. O campeonato, naquele momento, já era de Senna.

Berger tinha aberto 11s, mas Senna tirou a diferença e fez a ultrapassagem na 18ª volta. A situação mudou somente na última curva, em que o brasileiro deixou o companheiro e amigo passar para que conquistasse sua primeira vitória com a McLaren _sexta da carreira.

Daqui a 13 dias, o Brasil poderá a voltar a comemorar um título na F-1 depois de 17 anos. Felipe Massa irá para Interlagos, palco da última etapa de 2008, com sete pontos a menos que o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa aposta na torcida, mas admite que depende da sorte

O brasileiro Felipe Massa chegou ao Brasil para um período de descanso até encarar seu maior desafio na Fórmula 1. E para tentar o título do mundial da categoria, ele terá um reforço que considera importante, o da torcida brasileira, que acompanhará a última etapa da temporada, no GP de Interlagos.

Mais uma vez a etapa brasileira decidirá o Mundial, mas será a primeira vez que um brasileiro estará na disputa. Massa luta contra Lewis Hamilton, mas está em desvantagem na tabela, sete pontos atrás do inglês. Tarefa difícil, mas não impossível. "A pressão da torcida só poderá ajudar. Eu sempre gostei de correr em casa e sei que posso absorver o que vier de positivo para fazer meu melhor", disse o piloto da Ferrari, à TV Globo.

"Os últimos anos provaram isso, como na vitória de 2006", relembrou Massa, primeiro brasileiro a subir ao posto mais alto do pódio no GP do Brasil desde 1993 com Ayrton Senna. Na última temporada, o brasileiro favoreceu o companheiro Kimi Räikkönen, que se sagrou campeão.

Desta vez, no entanto, o segundo colocado da tabela sabe que não bastará só um bom desempenho para que o tão sonhado título chegue. "Não depende só da gente", disse Massa, que precisa vencer ou chegar em segundo, e torcer para Hamilton não chegar além da sexta posição. "Vamos tentar vencer e o que mais acontecer só Deus sabe."

Esta semana deve ser de relaxamento para Felipe Massa, antes dos inúmeros eventos de patrocinadores na semana da decisão, no dia 2 de novembro. Depois da segunda colocação no GP da China, vencido por Hamilton, o brasileiro viu o adversário somar 94 pontos na classificação, sete a mais do que possui.