Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Verstappen afirma que Petrov foi o pior piloto do ano na F1

F110-Verstappen-350.jpg
Jos Verstappen, ex-piloto de Formula 1, com passagens pelas equipes Arrows, Tyrrell, Stewart, Minardi, Benetton, Footwork e Simtek, criticou a performance do russo Vitaly Petrov, que estreou no atual ano na F1, correndo pela Renault.

Na opinião do holandês, Petrov foi o pior piloto da temporada de 2010, uma vez que acabou se envolvendo em muitos acidentes.

"Eu devo dizer que Vitaly Petrov foi o pior piloto e o pior novato deste ano", escreveu Verstappen em sua última coluna no jornal holandês "De Telegraat". "Na última corrida ele foi muito forte e manteve Alonso atrás dele, como resultado isso, o espanhol perdeu o título. Tirando isso, muita coisa deu errado".

"Ele teve muitos problemas em várias corridas, batendo no muro, rodando ou queimando largadas. Você não pode fazer coisas deste nível se dirige para uma equipe forte como a Renault".

"A diferença entre ele e o seu companheiro de equipe, Robert Kubica, foi enorme, então uma comparação nem seria justa", concluiu o holandês.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
FIA está próxima de aprovar regra de motores mais ecológicos

F110-Turbo-350.jpg
A Formula 1 está mais próxima de se tornar uma categoria mais "verde", uma vez que nesta sexta-feira serão aprovadas as novas regras de motores da categoria. Tais regras visam tornar o esporte mais amigável ao meio ambiente e reduzir o consumo de combustível dos carros.

Os novos motores da F1 serão de 1.6 litros turbocomprimidos e utilizarão extensivos sistemas de recuperação de energia, como o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), dispositivo já utilizado pela categoria no ano passado e que transforma o calor dos freios e dos canos de escape de um Formula 1 em mais potência para o motor.

O objetivo é a utilização de motores mais econômicos, que consumam menos combustível e que ofereçam níveis de potência iguais aos atuais V8 2.4.

Vale lembrar que algumas montadoras são contra o novo regulamento, uma vez que segundo as mesmas, o gasto para o desenvolvimento dos novos motores seria muito grande.

A última temporada na qual a Formula 1 utilizou motores turbo foi em 1988. Desde 1989 a categoria utiliza motores aspirados.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Top 10 da Formula 1 em 2010:

f1-2010-larg-val.jpg
1. Sebastian Vettel. É muito difícil que o campeão não tenha sido o melhor piloto do ano. Na maioria das vezes o campeão é um pouco melhor que os outros, poucas vezes é muito melhor e raras vezes não é o melhor. Eu diria que Vettel se enquadrou na primeira opção desta vez, ou seja, foi um pouco melhor que Hamilton, Webber e Alonso. Na reta final do campeonato, quando a coisa parecia perdida para o alemão, ele se agigantou e cravou várias vitórias seguidas.

Ele teve também o mérito de aproveitar um carro mais rápido e cravar 10 poles na temporada, o que nunca é fácil em qualquer circunstancia.
f12010hamiltoncarro2.jpg

2. Lewis Hamilton. Dos pilotos de ponta foi quem menos cometeu erros e mais arriscou. Hamilton tem o instinto assassino de alguns pilotos mais antigos, mas o pessoal da McLaren prefere a polidez e então diz que ele “guia com o coração”. Graças a esse tipo de tocada ele conquistou duas vitórias sensacionais este ano, Montreal e Spa, pistas onde o piloto faz mais diferença que o usual. Mas carro não ajudou deixando a desejar na segunda metade da temporada, o que é curioso, pois a McLaren costuma ser a equipe que mais evolui durante o ano. E, apesar de na pontuação final ele ter ficado apenas 26 pontos na frente de Button, em performance ele dominou completamente seu companheiro de equipe campeão de 2009.
webber2.jpg

3. Mark Webber. É muito fácil fazer a “defesa” desta escolha. Webber começou o ano semi-aposentado e disputou o título até a última corrida, mesmo aparentemente tendo que lutar contra a própria equipe, que até Silverstone não apostava um vintém que ele poderia ser campeão. Mas o australiano conquistou a confiança da equipe com performances fortes e principalmente consistentes, algo que ele ainda não havia mostrado na carreira. No final do ano ele teve uma queda impressionante e inexplicável até dias atrás, quando soube-se que ele quebrou o ombro depois do GP de Cingapura no final de setembro e correu “contundido” as ultimas quatro corridas finais. Ele escondeu isso de todo mundo, inclusive da equipe.
f12010alonsorosto.jpg

4. Fernando Alonso. Alguns ou muitos devem estar torcendo o nariz. Afinal, por que Alonso em quarto e não em segundo? Fácil, ele foi privilegiado descaradamente pela Ferrari e eu simplesmente não engulo esse tipo de coisa. Suas performances na primeira metade da temporada não haviam sido lá grande coisa, inclusive cometendo alguns erros bizarros. Mas ganhou uma vitória de presente na Alemanha, aliás a segunda, porque a primeira tinha sido em Cingapura 2008 e a partir dali pareceu ter adquirido mais confiança e melhorou muito. Chegou à última corrida do ano em Abu Dhabi como franco favorito, mas não conseguiu ultrapassar Vitaly Petrov durante toda a corrida e perdeu o título. Depois reclamou muito do russo, como se ele fosse obrigado a dar passagem para a prima donna vencer o campeonato.

Alonso sem dúvida nenhuma é um grande piloto. É um bicampeão mundial, muito técnico e rápido. O ponto onde ele poderia melhorar seria em relação às ultrapassagens, já que tem se mostrado um piloto que arrisca pouco. Por outro lado é um homem com atitudes extremamente desagradáveis que tornam o ambiente de trabalho pesado, tenso. Isto não parece estar ajudando muito nos últimos anos...
kubica.jpg

5. Robert Kubica. Definitivamente ele é um piloto que passou a tirar absolutamente tudo do carro. Muito técnico e agressivo, Kubica merecia um carro melhor em 2011, um que ele pudesse realmente disputar vitórias. Considero o polonês um piloto completo; muito rápido em classificação, muito consistente em corrida e um ótimo ultrapassador. É uma pessoa que trabalha muito bem em equipe, tanto que é muito querido na Renault por todos, desde o chefe de equipe até o cara que empacota os equipamentos. Suas performances em Melbourne e Monaco este ano foram sublimes. Tomara que a Renault tenha um carro melhor em 2011.
f12010kobacarro.jpg

6. Kamui Kobayashi. Eu estava em dúvida entre ele e o Nico Rosberg, mas fiquei com o japa pela emoção de vê-lo guiar. Até aqui é o melhor japonês disparado que já apareceu na Formula 1. Teve apenas duas corridas para mostrar alguma coisa em 2009 e quando a Toyota desistiu, pensei que ele fosse ficar a pé. Mas então Peter Sauber ressurgiu das cinzas para resgatar sua equipe e contratar Kobayashi para toda a temporada deste ano. E o japa não decepcionou, pelo contrário, fez muitas boas corridas e algumas excelentes. Ele parece aqueles pilotos à moda antiga, pois vai pra cima mesmo e faz a alegria da galera. Aposentou de la Rosa antes do final da temporada e ainda bateu Heidfeld. Para um novato é um excelente começo. E dá-lhe Koba em 2011!
nicogz.jpg

7. Nico Rosberg. A imprensa toda o deu como “morto” quando a Mercedes GP resgatou Schumacher da aposentadoria para ser seu companheiro de equipe em 2010. Nico disse que não tinha medo e que iria bater o conterrâneo famoso. Soou quase como uma piada. Como um bom piloto, mas que nunca sequer venceu uma corrida na Formula 1 bateria o grande Schumacher? Pois é, bateu e de longe. Humilhou. Eu não esperava isso. Achei que até a metade da temporada Nico fosse dar trabalho para Schumacher, mas depois seria devidamente massacrado. Eu ainda dou a Schumacher o benefício dos três anos sem guiar um F1 e um retorno num carro que absolutamente não combina com sua tocada. Acho que em 2011 a história pode ser totalmente diferente. Vamos aguardar para ver.
barricaboxg.jpg

8. Rubens Barrichello. Só os 17 anos de Formula 1 já seria o bastante para incluí-lo nos top 10, mas além disso Rubens continua rápido e consistente. Marca muitos pontos, ajuda demais a equipe a desenvolver o carro e quase nunca comete erros a ponto de bater. Nesta temporada arrasou seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, piloto que tive a oportunidade de conversar sobre com várias pessoas da Formula 1 e todas, sem exceção, estavam surpresas com a surra que ele tomou do Rubens.
button2e.jpg

9. Jenson Button. Talvez o piloto mais inteligente do grid, guia mais com o cérebro do que com os pés e mãos. Tem a tocada mais limpa do grid. O problema é que isso não é suficiente para se equiparar a Hamilton. Button começou muito bem o ano e conseguiu 2 vitórias relâmpago na base da estratégia certeira, mas depois foi sendo superado aos poucos e constantemente por Hamilton. É difícil imaginar como a McLaren vai conseguir fazer um carro que se adapte a tocadas tão diferentes entre seus pilotos. Button precisa ser mais agressivo na pista se pretender disputar alguma coisa com Hamilton.
f12010sutil500.jpg

10. Adrian Sutil. Muito bom piloto, mas não foi capaz, como quase ninguém seria, de levar um carro sem desenvolvimento nas costas o ano todo. A Force India penou ao perder seu principal técnico, James Key, para a Sauber e vários outros para a Lotus. Vijay Mallya não quis meter a mão no bolso durante a temporada e viu seu principal piloto marcar apenas 47 pontos quando tinha potencial para o dobro.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Prost lamenta saída da Renault como proprietária de equipe

A_Prost.jpg
Alain Prost admitiu nova decepção com a diminuição do envolvimento da França na Fórmula 1. No mês passado, ele disse que estava frustrado com a relutância do país em retornar ao calendário da categoria e com a falta de pilotos franceses no grid.

Agora, ele afirmou que "lamenta" a decisão da montadora Renault de vender sua parcela restante da organização baseada em Enstone e ser apenas fornecedora de motores em 2011.

"Estes são os fatos. Nós (França) atingimos o fundo", declarou Prost à Auto Hebdo. "Você pode ser otimista e esperar que as pessoas percebam que isso não é bom para um país automotivo como a França. Então, é possível que existam medidas ou estratégias implementadas para fazer as coisas voltarem ao normal, talvez até melhor do que no passado".

"Mas é extremamente difícil no momento, porque nosso país se tornou um pouco auto-fóbico. Companhias e marcas não têm desejo de investir na Fórmula 1. O fato de não haver um GP da França é uma coisa, mas a ausência de pilotos franceses no grid é um grande vazio. Isso é o que atrai o interesse das pessoas para a categoria".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Relatos afirmam que a Hispania está à venda

C_Klien.jpg
A Hispania, equipe menos competitiva da Fórmula 1 neste ano, está à venda. O jornal espanhol Diario AS relatou que, apesar do novo investimento do ex-chefe da Telefonica, Juan Villalonga, a organização está em "situação delicada" para a temporada 2011.

O surpreendente rompimento com sua nova parceira na construção do carro, a Toyota Motorsport, deixou a Hispania "sem carro, sem base, sem pilotos e sem patrocinadores - apenas com um motor Cosworth", afirmou o relato.

Parece não haver solução para os problemas, e usar novamente o carro de 2010 projetado pela Dallara deverá dificultar a vida dos pilotos diante da nova regra dos 107 por cento na classificação, "então Jose Ramon Carabante (proprietário) e seus sócios colocaram a equipe à venda".

O AS afirmou que a recente chegada do investimento de Villalonga deu início a novas conversas com potenciais investidores, principalmente dos Estados Unidos e da América do Sul, mas ainda não há nenhum acordo. "É evidente que, se Carabante encontrar um comprador, ele venderá a equipe", insistiu o relato.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Entrada do Grupo Lotus pode prejudicar a F1, segundo Hunt

Lotus_Renault.2.jpg
A entrada do Grupo Lotus na Fórmula 1 pode prejudicar a histórica marca e manchar a imagem da categoria. Essa é a opinião de David Hunt, irmão de James Hunt, que deteve os direitos do nome "Team Lotus" por vários anos até vendê-los recentemente à organização de Tony Fernandes.

O Grupo Lotus, de propriedade da montadora de carros esporte Proton e liderado por Dany Bahar, que já trabalhou no marketing da Ferrari e Red Bull, comprou a parcela restante da equipe Renault e será patrocinador título.

Isso levou ao prospecto bizarro de duas equipes chamadas Lotus, impulsionadas por motores Renault e pinturas preta e dourada quase idênticas em seus carros em 2011.

"Todos os patrocinadores no carro da Renault foram avisados sobre o que estão enfrentando e os danos que podem sofrer por meio de sua associação ao que é efetivamente uma declaração de guerra da Proton?" questionou Hunt.

"E considerando que a Renault ainda tem uma sentença suspensa por manchar a imagem da categoria em 2008 (devido ao "crashgate"), eles estão fazendo isso mais uma vez ao confundir o público deliberadamente em relação à marca Lotus?" declarou ele ao Norwich Evening News.

"Acho que é estúpido, independente do ângulo pelo qual você olha", concluiu Hunt. "Isso é o que chamo de confundir o público".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Lopez: Petrov precisa mostrar mais comprometimento

V_Petrov.2.jpg
Se Vitaly Petrov mostrar mais comprometimento a fim de se tornar consistentemente rápido, "não há dúvida" de que ele vai manter sua vaga na Renault em 2011, insiste o proprietário da equipe.

Gerard Lopez afirmou que Petrov é "nossa escolha favorita" para ser companheiro de Robert Kubica no próximo ano, mas existem dúvidas sobre sua velocidade e consistência. "Acreditamos que ele tem velocidade, só não tem consistência", admitiu ele.

Petrov, que no momento está se recuperando de uma cirurgia no olho, precisa demonstrar um comprometimento maior com a Fórmula 1 e sua equipe, confirmou Lopez à agência de notícias Reuters.

"Parte da discussão é que ele precisa aceitar uma certa mudança na vida, tem de aceitar se mudar para o Reino Unido e ficar mais perto da fábrica. Ele precisa aceitar que está em um ambiente no qual se fala inglês o tempo todo. Se aceitar tudo isso, e nós acreditarmos que essas coisas podem lhe dar consistência, não há dúvida sobre quem será nosso segundo piloto".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Carro de 2011 da equipe Lotus será lançado em janeiro

J_Trulli.3.jpg
O novo carro da equipe Lotus deverá ser lançado em janeiro, revelou o chefe executivo Riad Asmat. Em meio à disputa de nome com o Grupo Lotus, ele insiste que a confusão não está afetando o progresso do sucessor do T127.

"Nosso carro de 2011 está no túnel de vento desde julho, e alcançamos os objetivos mensais que estabelecemos", disse ele ao The Star da Malásia. "Estou muito satisfeito com a situação, e estamos ansiosos pelo lançamento do carro em janeiro".

O único impacto do anúncio da nova colaboração do Grupo Lotus com a Renault é que a equipe Lotus talvez precise abandonar seus planos de utilizar uma pintura preta e dourada em 2011, admitiu Asmat. "Podemos reconsiderar as cores antes da temporada começar. Mas são apenas cores, nada significativo".

"A maioria do público quer que continuemos usando a pintura verde e amarela. Mas o aspecto mais importante do carro é sua velocidade, e não se ficará bonito em verde ou preto", concluiu Asmat.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Aprovado regresso das ordens de equipa e motores 1.6 Turbo

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou esta sexta-feira, no Mónaco, o regresso das polémicas ordens de equipa à Formula 1, na próxima temporada, assim como a introdução dos novos motores 1.6 Turbo, a partir de 2013.

“O artigo 39.1, que proibia as ordens de equipa foi eliminado. As equipas serão avisadas que quaisquer acções que possam constituir danos de imagem à competição serão analisadas à luz do artigo 151c do Código Desportivo Internacional", esclareceu a FIA, em comunicado.

A proibição das ordens de equipa surgiu depois de no Grande Prémio da Áustria de 2002, Rubens Barrichello, por ordem da Ferrari, ter cedido passagem a Michael Schumacher, permitindo-lhe garantir a vitória na corrida. Nesta temporada, Felipe Massa e Fernando Alonso trouxeram à baila a polémica no Grande Prémio da Alemanha.

Com o objectivo de impulsionar as ultrapassagens e, consequentemente, aumentar o espectáculo, entra também em vigor, em 2011, a nova asa móvel, ao passo que os regulamentos técnicos determinam novos limites de rigidez para os monolugares, tendo em vista a não repetição de cenários de suspeição como sucedeu este ano, com os monolugares da Red Bull sob suspeita por aparente flexibilidade excessiva na asa dianteira.

Motores 1.6 Turbo em lugar dos 2.4 V8

Na reunião realizada no Mónaco, foi também aprovada a introdução dos pouco consensuais motores 1.6 Turbo de quatro cilindros com injecção directa, substituindo os actuais 2.4 V8, a partir de 2013.

“Depois de chegarmos a acordo com os construtores, informamos que os motores 1.6 litros turbo, com quatro cilindros serão utilizados a partir de 2013. Estes motores permitirão uma redução do consumo de combustível em 35%, assegurando o mesmo nível de potência que os actuais blocos V8. Até 2013, cada piloto poderá utilizar cinco motores por temporada, mas, posteriormente, apenas poderão utilizar quatro motores”.
"autoportal"
 

eica

GForum Vip
Entrou
Abr 15, 2009
Mensagens
21,723
Gostos Recebidos
1
F1: Sebastian Vettel coroado oficialmente Campeão do Mundo de F1

Piloto de 23 anos recebeu o troféu de campeão do mundo de Fórmula 1 das mãos do presidente da FIA, Jean Todt

368x276


ebastian Vettel, piloto da Red Bull, recebeu o galardão oficial de campeão do mundo de Fórmula 1 das mãos de Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo, em gala realizada no Mónaco.

O alemão estabeleceu um novo recorde na competição «rainha» do automobilismo mundial, ao tornar-se no campeão mais jovem de toda a história da F1, «roubando» a marca que pertencia a Lewis Hamilton, que havia conquistado na temporada de 2008.

Naturalmente, Sebastian Vettel mostrou-se muito satisfeito com o feito e pela homenagem que lhe foi prestada. “Esta é uma noite magnifica para mim e para a Red Bull Racing Team. Estou muito satisfeito por estar aqui e receber este prémio, porque é algo que estava apenas nos meus sonhos desde que iniciei a minha carreira de piloto”, disse Vettel.

“Vencer o campeonato é uma coisa inacreditável e foi o culminar de uma época, que apesar dos seus altos e baixos foi fantástica para nós”, acrescentou.

Sebastian Vettel aproveitou para agradecer à escuderia Red Bull pelo trabalho desenvolvido. “Eu quero agradecer à Red Bull e à Renault pelo seu trabalho árduo ao longo de toda a temporada, de forma a garantir um carro fantástico que me permitiu chegar ao topo. Estou muito orgulhoso como o que conseguimos fazer juntos”, concluiu.

Christian Horner, chefe de equipa da Red Bull, também recebeu o troféu da conquista do campeonato de construtores, enquanto Fernando Alonso e Mark Webber arrecadaram os troféus de vice-campeão e terceiro lugar, respectivamente.

A gala da FIA ficou ainda marcada pela entrega de troféus a outros campeões, como por exemplo, a atribuição do título de campeão de ralis a Sebastian Loeb, que nesta temporada festejou o seu sétimo título de WRC consecutivo.

Fonte: autoportal
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher: "Tenho o direito de fazer o que gosto"

12db07e7.jpeg


Após 15 anos de sucessos do alemão, os críticos de Michael Schumacher tiveram uma época de 2010 em grande. As apreciações à prestação do heptacampeão do Mundo de Fórmula 1 surgiram de todos os quadrantes e das mais variadas formas e feitios, algumas delas extremamente duras.
Michael Schumacher: "Tenho o direito de fazer o que gosto" -
Tudo isso o alemão tem vindo a suportar, e desta feita, em entrevista à CNN, Schumacher voltou a defender a sua decisão de regressar à F1 depois de três anos de ausência. Apesar de não ter conseguido fazer melhor que a nona posição final, sendo três quartos lugares o melhor que conseguiu nas 19 corridas, a verdade é que poucos destacaram o facto de ter regressados após três anos sem Fórmula 1, e logo numa altura em que os testes foram reduzidos ao mínimo. A juntar a isso, um carro 'mauzinho'...

De qualquer forma, a todos, Schumacher responde com um argumento irrefutável: "Acho que tenho o direito de fazer o que gosto.". Para início de conversa, não podia ter sido melhor. Mas a verdade é que a sua imagem saiu algo chamuscada deste "annus horribilis": "Sinto-me confortável com a minha decisão de ter regressado, e sempre recebi muito apoio das pessoas. Não penso que tenha colocado a minha reputação em jogo. Como é lógico, pretendia ter feito um bom regresso, mas isso não sucedeu. De qualquer forma a minha vontade de vencer não diminuiu, e só fico feliz se puder estar em pista com uma equipa vencedora. É nisto que trabalho, e este o intuito da minha paixão pela F1.", referiu.

Mas há quem acredite no 'regresso' de Michael Schumacher aos lugares cimeiros, e ao que parece, uma das condições parece ter sido cumprida. Os novos pneus Pirelli vão deixar a traseira dos Fórmula 1 menos aderente, o que se adequa na perfeição ao estilo de pilotagem de Schumacher.

Mas a verdade é que há ainda muitas 'nuances' que vão com certeza determinar se a época do alemão vai ser melhor igual ao pior que a de 2010. A competitividade do Mercedes, ou mesmo se os Red Bull, McLaren e Ferrari vão estar ainda melhores que este ano. Tudo isto vai determinar se para o ano estaremos aqui novamente a falar de más prestações, ou se, mesmo melhorando a sua performance comparativamente a 2010, o 'afastamento' dos seus adversários deixará tudo na mesma? Muitas questões de resposta difícil, mas essa é só uma das vantagens de quem gosta de F1...

"Se há um piloto capaz é o Michael Schumacher"

Entre os que acreditam, está, por exemplo, Alain Prost, tetra-campeão do Mundo de F1, que é de opinião que Schumacher não pode ser julgado pelo que fez apenas em 2010: "Para mim é difícil, quase impossível, voltar à luta pelo título depois de três anos de ausência das pistas. Contudo, acredito que se há um piloto que pode ser capaz de fazer isso, penso que é o Michael.", referiu Prost.
Já Ross Brawn, patrão da Mercedes, reconhece que o W01 não fez juz ao Brawn de 2009, preferindo destacar as performances de Schumacher nas últimas corridas de 2010: "Acho que vamos ter um ano de 2011 muito emocionante.", concluiu.

logo-reform.png
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Campeões do passado discordam sobre a maturidade de Vettel

S_Vettel.3.jpg
Dois campeões mundiais de Fórmula 1 do passado não concordam sobre o desenvolvimento do atual campeão Sebastian Vettel.

Jacques Villeneuve, que conquistou o título da categoria em 1997, reconhece o talento do jovem alemão, mas não se impressionou com seu comportamento nesta temporada. "Ele é muito rápido, mas sinto que tem problemas para controlar suas emoções", declarou o canadense à Auto Hebdo.

"Eu o vi mostrando o dedo aos comissários no pitlane, e acho difícil compreender o fato de alguém fazer isso neste nível, é mais uma coisa de garoto", acusou Villeneuve.

Ele culpa a Red Bull pela situação. "Ele vem sendo tratado da mesma maneira ao longo de toda a sua carreira. Aos 14 anos, já sabia que seria levado para a Fórmula 1. Quando comete um erro, lhe dizem 'não, você não fez nada de errado, está tudo bem'. Vamos ver como ele reage agora (como campeão)", acrescentou Villeneuve.

"Hamilton era um pouco assim a princípio, mas depois de seu primeiro título, teve uma temporada ruim, e, neste ano, finalmente foi um homem. Neste ano, Vettel tirou Webber de uma corrida estupidamente, mas a equipe disse que foi culpa de Webber. Vamos ver o que acontece - vai piorar ou ele ficará mais maduro agora? Se for na direção de Hamilton, vencerá mais campeonatos. Caso contrário, nunca aprenderá com seus erros", concluiu Villeneuve.

Entretanto, o tetracampeão mundial Alain Prost admite que agora é um fã de Vettel, após passar algum tempo com o piloto da Red Bull na recente Corrida dos Campeões.

"Ele é muito jovem, mas já bastante maduro", disse o francês. "Também vejo um frescor e um entusiasmo que realmente me agradam. Não é o caso com todos os jovens pilotos da Fórmula 1. Isso é algo que me surpreende: você não sente a paixão em alguns pilotos, é como se eles estivessem lá apenas pelos negócios. Mas, em Vettel, sinto o frescor e a paixão, e espero que ele continue assim pelo maior tempo possível".

Prost também elogiou o final de campeonato de Vettel em 2010. "Como todos os outros, fui um pouco crítico quando vi a confusão que ele criou em algumas ocasiões. Mas em um piloto com tanto caráter, é difícil conter isso. Depois de agosto, vi uma mudança radical. Sem o incidente na Coréia, ele teria vencido as quatro últimas corridas. É um grande campeão, sem dúvida. Você pode ter julgado de modo diferente no meio da temporada, mas - no final - podemos dizer 'bravo'", concluiu Prost.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Grid de 2011 terá cinco campeões, igualando recorde de 1970

Interlagos_2010.jpg
2011 será a primeira temporada em quatro décadas na qual nada menos do que cinco campeões mundiais alinharão no grid.

Entre os rivais do novo campeão Sebastian Vettel na próxima temporada, estarão os campeões anteriores Jenson Button (2009), Lewis Hamilton (2008), Fernando Alonso (2005-2006) e Michael Schumacher (1994-1995 e 2000-2004).

A única ocasião anterior onde o grid da Fórmula 1 contou com cinco campeões ativos foi em 1970, quando Jack Brabham, John Surtees, Denny Hulme, Graham Hill e Jackie Stewart estavam correndo. E o campeão daquela temporada, Jochen Rindt, morreu em um acidente em Monza em setembro.

Nunca houve seis campeões mundiais ativos correndo na Fórmula 1 ao mesmo tempo. Contudo, se o campeão de 2007, Kimi Raikkonen, tivesse retornado à categoria e Jacques Villeneuve tivesse sido bem sucedido na formação de sua própria equipe em colaboração com a Durango, poderia haver nada menos do que sete campeões mundiais no grid em 2011. Em um grid de 24 carros, isso representaria quase 30 por cento do pelotão.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Volkswagen aprova novas regras da F1 para 2013

H_Stuck.jpg
O representante da Volkswagen no automobilismo, Hans-Joachim Stuck, aplaudiu a fórmula radical dos motores da Fórmula 1 para 2013.

A montadora alemã e sua subsidiária Porsche vêm sendo ligadas a uma possível entrada na categoria em um futuro próximo se a atual fórmula do motor V8 for abandonada. Na sexta-feira em Mônaco, a FIA aprovou uma nova fórmula eficiente para 2013, caracterizada por motores turbo pequenos e eficientes em termos de energia.

"As condições para uma possível entrada do grupo Volkswagen foram criadas", elogiou Stuck, de acordo com o jornal Welt am Sonntag. Ele também declarou ao site Rp-online.de: "Não decidimos nada, mas gostamos bastante da decisão da FIA".

E Stuck também disse ao Bild am Sonntag: "As regras dos motores são um bom ponto de partida para a Volkswagen na Fórmula 1". O chefe de competição da Mercedes, Norbert Haug, afirmou que o novo regulamento vai cortar os orçamentos dos motores "em pelo menos um quarto".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
França quer que a F1 neutralize as emissões de carbono

Magny_2008.jpg
Os esforços para reviver o GP da França podem receber o apoio do governo se a Fórmula 1 fizer mais para encorajar suas credenciais ambientais. No ano passado, a nova ministra dos esportes da França, Chantal Jouanno, se opôs ativamente ao projeto para um GP em Flins.

Ao ser questionada sobre o que pode ser feito para reviver a corrida de Fórmula 1 do país, ela disse ao L'Equipe: "Precisamos saber se a federação francesa (FFSA) pode arcar com o custo de um GP. Se sim, onde?"

Mas no que diz respeito ao governo, ela destacou o obstáculo ambiental. "Um GP não é tanto em termos de emissões de efeito estufa", admtiu Jouanno, mas ela insistiu que a Fórmula 1 deveria ser mais ativa em questões ambientais. "Eu sugeri a Jean Todt, presidente da FIA, que inicie discussões para neutralizar as emissões de carbono de todas as corridas", concluiu ela.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Proton: Sucesso na F1 é vital para a Lotus

Lotus_Renault.jpg
A Proton, proprietária do Grupo Lotus, insiste que "precisava" se unir a uma equipe de ponta como a Renault se quisesse melhorar sua imagem.

Após a decisão do Grupo Lotus de se tornar patrocinador título e acionista da Renault, têm havido questões sobre os benefícios da companhia escolher o caminho que adotou, enquanto a rival Team Lotus segue em frente com suas próprias ambições.

O caso é ainda mais complicado devido ao fato de que a Team Lotus é a única equipe que utilizará um chassi Lotus no próximo ano - com a organização apoiada pelo Grupo Lotus usando carros Renault.

Agora, o influente ex-primeiro ministro da Malásia, Tun Dr Mahathir Mohamad, que também é consultor da Proton, falou publicamente pela primeira vez, explicando as razões por trás das decisões da montadora malaia.

"Há algumas razões pelas quais a Proton não está satisfeita em ceder o nome à Team Lotus, pois a performance deles também não é boa", declarou ele ao Malaysian Star em uma entrevista em vídeo durante uma aparição no fim de semana.

"As pessoas refletem a performance na própria Lotus, portanto temos de encontrar uma maneira de termos mais sucesso. E acredito que a ligação com a Renault é muito boa, porque a equipe anda muito bem - inclusive já foi campeã mundial".

Dr Mahatir também disse que não tem dúvidas sobre qual equipe tem o direito de usar o nome Lotus. "O Grupo Lotus é o proprietário legítimo do nome Lotus".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Regras da F1 foram quase perfeitas em 2010, diz Villeneuve

J_Villeneuve.1.jpg
Jacques Villeneuve acredita que o regulamento da Fórmula 1 foi na direção certa desde que conquistou seu título no final dos anos 90.

"O regulamento foi quase completamente certo", declarou ele à Auto Hebdo. "O único pequeno problema foram as trocas de pneus obrigatórias. Isso resultou em alguns pontos negativos, principalmente na última corrida (em Abu Dhabi), que teria sido interessante se não fosse por isso".

"Eu acompanhei esta temporada de perto, porque estava trabalhando para montar uma equipe, então precisava ver o que estava acontecendo. Foi uma temporada interessante", acrescentou o canadense.

Villeneuve admitiu que uma mudança de regra para 2011 não lhe agrada muito. "No próximo ano, teremos a asa traseira móvel. Creio que isso é negativo - artificial demais. É uma pena que eles estejam fazendo isso quando você pensa como esta temporada foi boa", concluiu ele.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pilotos da Red Bull continuarão livres para brigar na F1 em 2011

F110-Red_Bull-350.jpg
A Red Bull continuará permitindo que seus pilotos disputem entre si, durante a próxima temporada da Formula 1, mesmo com a FIA liberando as ordens de equipe para 2011.

A equipe de Mark Webber e Sebastian Vettel encontrou algumas dificuldades durante a temporada de 2010, quando em determinados momentos se recusou a escolher um dos seus pilotos para ocupar a liderança da equipe, mesmo diante de situações onde perder o campeonato parecia um risco real. O estopim desta situação foi quando Vettel e Webber colidiram entre si, durante o Grande Prêmio da Turquia.

Mas segundo o chefe da Red Bull, Christian Horner, a liberação das ordens de equipe e os momentos de "apuros" pelos quais a equipe austríaca passou em 2010, não mudarão a filosofia da equipe dos energéticos:

"Não penso que isto mudará qualquer coisa para nós. Vamos para o próximo ano dando o mesmo apoio para nossos dois pilotos, como sempre fizemos. A coisa mais importante para nós é o que eles fazem na pista. Demos para ambos os pilotos o melhor que podiamos nesta temporada e esta é a maneira a qual trabalharemos ano que vem", concluiu Horner.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Schumacher diz que se sente bem por voltar à Formula 1

F110-Schumacher-350.jpg
Michael Schumacher afirmou que se sente bem sobre a sua decisão de ter voltado à Formula 1, mesmo tendo enfrentado uma dura temporada na Mercedes GP.

Três anos após ter se aposentado da F1, Schumacher decidiu voltar para a categoria máxima do automobilismo mundial. Depois de grandes expectativas a respeito do seu retorno, o heptacampeão acabou não brilhando conforme esperado pelo mundo do automobilismo e foi constantemente superado pelo seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg.

Schumacher terminou o campeonato na nona posição, 70 pontos atrás de Rosberg.

Ainda assim, o alemão insiste que não se arrepende de ter voltado a correr:

"Eu curto isso, eu sinto que tenho o direito de fazer o que eu gosto", disse Schumacher. "Quer eu tenha colocado em jogo a minha reputação ou não, eu me sinto bem sobre a minha decisão e tenho muito apoio das pessoas".

"Apenas estarei feliz se voltar a vencer e com esta equipe. É isso o que eu quero e é essa a felicidade da paixão pela Formula 1".

O piloto admitiu que seu retorno não foi bem sucedido da maneira esperada, mas acredita que desta vez a sua equipe possui as ferramentas certas para buscar a vitória:

"Certamente não foi um retorno bem sucedido como eu pensei que seria e como muitas outras pessoas pensaram também. Mas tenho um grupo e uma equipe fortes por trás e a Mercedes está trabalhando duro, não tenho dúvidas sobre o sucesso no futuro", finalizou Schumacher.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Ex-pilotos da Formula 1 continuarão atuando como comissários

F110-Prost-350.jpg
A FIA continuará utilizando antigos pilotos da Formula 1 como comissários esportivos durante os grandes prêmios realizados em 2011.

Seguindo a iniciativa criada por Jean Todt para a temporada de 2010, em todos as etapas do campeonato, um piloto do passado acompanhará os três comissários esportivos da FIA presentes nas provas. A intenção de ter um ex-piloto atuando como comissário, é colocar uma perspectiva de piloto diante dos incidentes e eventos que acontecem durante um grande prêmio.

Durante 2010, nomes como Alain Prost, Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Johnny Herbert, Alan Jones, Damon Hill, Alexander Wurz, entre outros, ajudaram os comissários nas decisões tomadas diante das atitudes dos pilotos na pista.

Todas as pessoas dos bastidores da F1 sempre foram favoráveis à idéia, desde a sua implantação. Jenson Button, campeão mundial de 20085, expressa o seu apoio à continuação da participação de ex-pilotos no quadro de comissários da FIA:

"Ter um ex-piloto no quadro de comissários é uma boa idéia. Eles sabem o que é certo e o que é errado, o que é seguro e o que passa dos limites, uma vez que eles estiveram por aqui por um longo tempo".

Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, também aplaudiu a idéia:

"Da nossa perspectiva, a idéia de ter um piloto entre os comissários funcionou muito bem. Isso adicionou uma perspectiva diferente nas decisões dos comissários e muitas vezes isto fez a diferença para nós, uma vez que o piloto lê corretamente as situações", finalizou o dirigente.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
De la Rosa afirma que Hispania não tem projeto sério para 2011

F110-de_la_rosa-350.jpg
Pedro de la Rosa afirmou que a sua ex-equipe durante a temporada de 2010 da F1, a Hispania, não tem um projeto consolidado para o carro do ano que vem.

O espanhol que durante 2010 correu algumas provas pela Sauber e testou os novos pneus Pirelli da Formula 1, admitiu ter conversado com a Hispania sobre a possibilidade de correr na equipe em 2011, mas revelou que agora está clado que a equipe está no mercado apenas para conseguir pilotos e captar patrocinadores.

"Eu estava bem otimista sobre a Hispania, pois realmente acreditava que eles tinham um projeto para o esporte", disse De la Rosa em entrevista ao jornal espanhol "AS". "Mas semanas se passaram e eu não ouvi mais nada, então entendo que eles não possuem um projeto definido ainda".

"Realmente não há nada com a Hispania, eu sempre fui claro quanto a isso. Com um projeto sério e ambicioso para o esporte, eu amaria estar com eles, mas hoje eu não sei qual o plano deles", expressou o espanhol.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Eddie Jordan afirma que Nico Rosberg é um futuro campeão

F110-Jordan-350.jpg
O ex-dono de equipe, Eddie Jordan, também responsável por oferecer a Michael Schumacher a sua primeira experiência em um grande prêmio de Formula 1, afirmou acreditar que Nico Rosberg, atual companheiro de Schumacher na Mercedes GP, tem potencial para derrotar novamente o heptacampeão na próxima temporada e também para ser campeão da categoria um dia.

Jordan tem sido um dos maiores críticos de Schumacher ao longo de 2010 e afirma que o alemão continuará andando atrás de Rosberg no ano que vem.

"Rosberg pode se tornar o queridinho da equipe, porque se o carro foi horrível como Michael Schumacher tem dito, então você tem que dizer que Rosberg demonstrou todas as habilidades em classificação e em técnicas de corrida, que você espera de Schumacher", disse o irlandês. "Schumacher não fez isso e penso que Rosberg pode ser um campeão mundial. E a melhor coisa sobre essa situação é toda a pressão que foi retirada de Nico em termos de mídia".

O dirigente também afirmou que tudo na Mercedes GP é feito pensando em Schumacher:

"Tecnicamente na equipe, tudo é feito ao redor de Schumacher e por uma razão muito boa. Por causa das suas relações públicas com a imagem da equipe e porque ele é um heptacampeão mundial. É bem claro que ele só voltou para estar em uma equipe onde pode ser o número um", afirmou Jordan.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Costa treina na Espanha após garantir vaga na academia da Ferrari

113353_154564_eos_124___2500_web_.JPG
O carioca Nicolas Costa terá pouco mais de 24 horas para curtir no Brasil a conquista do título da Fórmula Future Fiat e o ingresso no Ferrari Driver Academy, programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe italiana.

Na noite desta segunda-feira, poucas horas depois da entrega do prêmio Capacete de Ouro - oferecido pela Revista Racing aos melhores pilotos do país em diversas categorias - Nicolas embarca para a Espanha onde participará de três dias de treinos com um carro da Fórmula Abarth pela equipe Cram.

Os ensaios já servirão como base de sua preparação para a temporada 2011 da categoria italiana, um dos prêmios dados a ele pela conquista do campeonato da F-Future Fiat - apadrinhada por Felipe Massa.

"Realmente tive muito pouco tempo para comemorar com a família e os amigos. Só consegui ver meu pai, que me acompanhou a todas as minhas corridas deste ano. Falei com minha mãe e com minha avó pelo telefone. Elas sempre me apoiaram muito, principalmente nos momentos mais difíceis da minha carreira. Sem minha família eu não seria nada no automobilismo", comentou o piloto, que dedicou o título da F-Future a eles.

Nicolas viajou de Santa Cruz do Sul a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira, e no início da tarde embarcou para São Paulo, onde nesta noite participa da solenidade do Capacete de Ouro.

O carioca terá, provavelmente, de deixar a festa mais cedo, já que à meia noite desta terça-feira segue de Guarulhos para Valência, onde começará os treinos com a Cram. Ele testará no circuito da cidade nos dias 15 e 16, e de lá segue para Barcelona, para um último ensaio.

"Estou com a agenda cheia neste fim de ano, veja só", brincou o carioca, que aos 19 anos tem apenas uma temporada completa no automobilismo e ainda se acostuma com o fato de ter se transformado no primeiro piloto brasileiro a integrar o Ferrari Driver Academy.

"Mas não estou reclamando nem um pouco. Sei que a vida de um piloto profissional é repleta de compromissos, e como quero viver do esporte um dia, preciso me acostumar", declarou.

O fato de treinar nos próximos dias com a Cram não significa que Nicolas, efetivamente, vá disputar a F-Abarth pela equipe italiana. Ele ainda estuda seus prováveis caminhos para 2011, e mantém o foco na briga por mais um título.

"Falar em trabalhar pelo título já em meu ano de estréia na F-Abarth pode parecer exagero, mas essa é a meta a ser perseguida. Sei das imensas dificuldades que terei pela frente, mas passei por um teste parecido há algumas semanas, no Abarth Day, e consegui ser campeão. Claro que fazer uma temporada toda é bem mais complicado do que um torneio de apenas um fim de semana, mas prefiro acreditar que seja possível ter resultados semelhantes", emendou.

Na conquista do Abarth Day Nicolas competiu pela equipe Euronova, estreante na categoria, mas comandada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Vicenzo Sospiri.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
FIA será mais rígida com os padrões de pilotagem na F1

Barrichello_Schumacher.jpg
A FIA será mais rígida com os padrões de pilotagem em 2011. Após sua reunião do Conselho Mundial na semana passada, a federação publicou o regulamento esportivo e técnico completo para o próximo ano.

"Manobras visando prejudicar outros pilotos, como mais de uma mudança de direção para se defender, empurrões deliberados de um carro além do limite da pista ou qualquer outra mudança de direção anormal não são permitidos", afirma a nova regra.

Segundo o regulamento, os pilotos que se beneficiarem ao escapar da pista poderão sofrer punições. "Os pilotos precisam usar a pista o tempo todo. Para evitar dúvidas, as linhas brancas definindo os limites da pista são consideradas parte dela, mas as zebras não".

"Será considerado que um piloto saiu da pista se nenhuma parte do carro permanecer em contato com ela. Se um carro deixar a pista por alguma razão, o piloto poderá voltar. Entretanto, isso só poderá ser feito quando for seguro e sem nenhum ganho de vantagem".

As regras para os retardatários também ficaram mais rígidas, na esperança de que eles tenham a menor influência possível nas corridas. "Assim que um carro for alcançado por outro para colocar uma volta durante a prova, o piloto deve permitir a ultrapassagem do mais rápido na primeira oportunidade disponível".

"Se o piloto que foi alcançado não der passagem para o mais veloz, as bandeiras azuis serão agitadas a fim de indicar que ele precisa permitir a ultrapassagem. Quando for considerado que um piloto está ignorando as bandeiras azuis, isso será relatado aos comissários do evento".

A FIA também deixou claro que não permitirá ultrapassagens no pitlane. "Quaisquer carros pilotados até o final do pitlane antes do começo ou reinício de um treino, ou que tenham de parar na saída dos pits durante um período de safety car, precisam formar uma fila na linha rápida e sair na ordem em que chegaram lá, a menos que outro carro se atrase demais".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
FIA impõe toque de recolher para funcionários das equipes

Lotus_crew.jpg
A Fórmula 1 vai impor um toque de recolher para os funcionários das equipes na próxima temporada na tentativa de reduzir as horas de trabalho.

Após as preocupações expressadas pelas novas competidoras no início de 2010, quando seus empregados trabalharam 24 horas por dia nas primeiras corridas da temporada, a FIA concordou com um limite de horas a partir do começo do próximo ano.

Em seu regulamento esportivo de 2011 publicado na segunda-feira após a confirmação do Conselho Mundial da FIA na semana passada, a federação anunciou os detalhes do toque de recolher. Ele irá da meia-noite às 6:00 quando o treino começar às 10:00 e da 1:00 às 7:00 quando começar às 11:00.

"Nenhum funcionário da equipe que esteja associado de alguma maneira à operação dos carros poderá ficar dentro do circuito durante dois períodos de seis horas que começam dez horas antes do horário de início programado para o primeiro e o terceiro treino livre", afirmou o regulamento. "Entretanto, cada equipe terá direito a quatro excessões individuais durante uma temporada".
 
Topo