Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Villeneuve nega ter recusado chance na F1 com a Lotus

J_Villeneuve.2.jpg
Jacques Villeneuve negou ter desperdiçado uma boa chance de retornar à Fórmula 1 em 2011.

Um comentarista de uma rádio franco-canadense deu a entender que o campeão mundial de 1997 recebeu uma oferta para correr na Fórmula Indy com as cores da Lotus neste ano, que então progrediria para a Fórmula 1 depois que a marca de carros esporte anunciou sua associação com a Renault para 2011.

"Isso nunca foi discutido", insistiu Villeneuve, de acordo com o Rue Frontenac.

No final do ano passado, o canadense visitou a sede da Lotus em Norfolk para conversar com seu amigo Gino Rosato. "Nunca houve nenhuma discussão sobre Fórmula 1", disse Villeneuve. "Todos sabem como trabalhei duro em meu retorno à categoria. Se a única coisa que eu precisasse fosse passar um ano na Indy, eu teria feito isso. A verdade é que a Fórmula 1 só entrou nos planos da Lotus nos últimos meses".

Rosato confirmou a história de Villeneuve. "A Fórmula 1 não estava em nossos planos quando conversei com Jacques sobre a Indy", afirmou ele. "Eu teria adorado que ele corresse para nós. Na minha cabeça, Villeneuve e Lotus era uma combinação natural, mas os planetas não estavam alinhados".

Villeneuve concordou: "É verdade que falamos sobre a Indy, mas Takuma Sato já havia sido contratado como primeiro piloto e eles me pediram para levar parte do orçamento que meus parceiros na época queriam investir na Fórmula 1".

"Não era uma opção", esclareceu ele. "A Fórmula Indy e a Indy 500 - eu já fiz isso. E foi antes da separação, quando a categoria era mais competitiva. Se eu tiver de levar dinheiro, será para um novo desafio como a NASCAR, e não para voltar a algo que já alcancei", concluiu Villeneuve.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Hulkenberg cometeu o menor número de erros em 2010

N_Hulkenberg.3.jpg
Apesar de agora estar procurando uma equipe para 2011, o estreante Nico Hulkenberg cometeu menos erros do que todos os seus competidores neste ano.

É o que afirma uma análise da Auto Motor und Sport da Alemanha, que descobriu que, do outro lado da escala, seu colega estreante Kamui Kobayashi teve mais rodadas, saídas de pista e batidas em 2010.

Apesar de ter sido nomeado o estreante do ano na Fórmula 1 em uma cerimônia de premiação recente, Kobayashi cometeu nada menos do que 60 erros neste ano, de acordo com a análise. Mas em todos os treinos, classificações e corridas, Hulkenberg teve apenas dois incidentes nos quais seu carro ficou danificado ou não pôde retornar aos boxes.

Os companheiros de equipe na Brawn em 2009, Jenson Button e Rubens Barrichello, agora em organizações diferentes, ficaram em segundo lugar. "Não sei se isso é um elogio", declarou Button. "Talvez signifique que eu não arrisquei o suficiente".

Os candidatos ao título Fernando Alonso e Mark Webber cometeram 30 erros cada um, e os 34 do campeão mundial Sebastian Vettel o colocaram em 13º lugar no geral. Lewis Hamilton também teve muitos incidentes neste ano, assim como Vitaly Petrov e Michael Schumacher, com o sete vezes campeão ficando apenas em 18º em seu retorno difícil à Fórmula 1.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Villeneuve: Retorno de Schumacher à F1 não foi um fracasso

M_Schumacher.1.jpg
Não é certo dizer que o retorno de Michael Schumacher à Fórmula 1 neste ano foi um fracasso, insiste seu ex-rival Jacques Villeneuve. "Foi difícil para ele até a metade da temporada, mas, no final, ele estava à frente de seu companheiro de equipe", declarou o canadense ao site Autohebdo.fr.

Villeneuve, que bateu Schumacher na luta pelo título mundial de 1997, também acha que os fãs têm recordações auspiciosas demais a respeito do alemão.

"Na Ferrari, ele ficava um ou dois décimos à frente de seu companheiro, raramente mais do que isso. Todos achavam que ele ficaria um segundo à frente de Rosberg, mas nunca foi assim no passado".

Villeneuve também queria voltar à Fórmula 1 neste ano, e disse que reconhece a enormidade do desafio. "É difícil. Eu fiquei longe por seis meses (em 2004) e foi duro fisicamente, mas você acaba se readaptando. Não é fácil conseguir o último décimo".

Villeneuve também apóia a alegação de Schumacher de que o carro de 2010 da Mercedes foi a principal razão para seus resultados neste ano. "Se o carro não se adaptou a ele, é algo difícil de se resolver. Porém, ele estava lá no final da temporada".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Montezemolo: Massa pilotou como seu irmão

F_Massa.3.jpg
Felipe Massa pilotou como seu irmão durante partes da temporada 2010, de acordo com o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.

O brasileiro, vice-campeão mundial em 2008, quando perdeu o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto, teve dificuldades para acompanhar o ritmo de seu novo companheiro de equipe Fernando Alonso. Massa não conseguiu vencer nenhuma corrida e terminou 108 pontos atrás do espanhol.

"Em um certo ponto da temporada, Felipe se aborreceu e mandou seu irmão", declarou Montezemolo a jornalistas italianos. "Por isso, Felipe recebe nota 7. Para Alonso, em sua primeira temporada na Ferrari, dou 9,5. Mas, infelizmente, nem mesmo ele venceu".

O italiano também desmentiu os rumores de que estaria planejando deixar a Ferrari a fim de entrar na política. "Deixe-me fazer meu trabalho, estou muito feliz por termos muito a fazer aqui na Ferrari, realmente muita coisa", disse ele.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Bruno Senna não sabe se continuará na F1 em 2011

B_Senna.2.jpg
A menos de 90 dias do início da temporada 2011, Bruno Senna admitiu que não tem certeza se estará no Bahrain. Foi relatado que Senna tinha uma chance de ir para a Lotus, mas o Globo Esporte afirmou que ele "esteve próximo de assinar um contrato, porém as negociações fracassaram".

Ao ser questionado na segunda-feira sobre seus prospectos para 2011, ele respondeu: "Não há nada definitivo".

"Ainda estou negociando, mas não é fácil encontrar uma vaga disponível". Quando lhe perguntaram com quais equipes está negociando, Senna acrescentou: "Com aquelas que possuem vagas". Hispania, Renault, Virgin e Force India têm cockpits cujos ocupantes ainda não foram oficialmente anunciados para a próxima temporada.

Senna admite que a Hispania não foi o lugar ideal para provar seu talento neste ano. "A temporada foi difícil e não pude demonstrar o que posso fazer", confirmou ele.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Companhia ligada à Super Aguri poderá construir carro da Hispania

C_Klien.jpg
Uma companhia automobilística baseada na Inglaterra emergiu como uma possível solução para o problema do carro da Hispania para 2011.

De acordo com o site espanhol F1aldia.com, a Hispania poderá recorrer à Formtech Composites a menos de 90 dias para o GP do Bahrain. O proprietário da organização, Jose Ramon Carabante, disse nesta semana que o monoposto de 2011 está sendo construído "na Alemanha e na Inglaterra".

A Formtech, baseada em Oxfordshire, é comandada por Mark Preston, que adquiriu os bens da Super Aguri junto com investidores alemães depois de trabalhar como chefe técnico da equipe. A companhia fornece compósitos a equipes como Renault, Lotus e Toro Rosso, mas também construiu e operou um chassi de Fórmula 1 das especificações atuais baseado no carro de 2006 da Super Aguri.

Preston disse: "A Formtech seria perfeita para a Hispania a fim de fornecer os recursos que eles podem precisar". Com o tempo se esgotando para a Hispania antes da temporada 2011, ele acrescentou: "Se conseguimos lançar o Super Aguri em apenas 100 dias, quase tudo é possível".

A Formtech também é dona de propriedade intelectual da antiga equipe Arrows, e confirmou que poderá "projetar e fabricar rapidamente soluções sob medida tanto para protótipos quanto para produção limitada no local".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Renault diz que não carregará herança da Lotus

F110-Lopez-350.jpg
Segundo Gerard Lopez, presidente da equipe Renault de Formula 1 (agora Lotus-Renault), tanto a equipe com base em Enstone como a Lotus de Tony Fernandes, não podem ser consideradas extensões da lendária equipe fundada por Colin Chapman em 1958.

Com a batalha pelos direitos do nome Lotus sendo travada ao longo dos ultimos meses e a recente aquisição da Renault por parte do Grupo Lotus, é grande a polêmica sobre a confusão que a existência de duas equipes Lotus causarão nos fãs da F1.

Ainda assim, segundo a visão de Lopez, a situação não é tão complicada como parece ser e que a intenção da Proton ao comprar a equipe Renault de F1 e batizá-la como Lotus, foi simplesmente ajudar a aumentar as vendas dos veículos Lotus de rua, fabricados atualmente pela montadora malaia.

"Temos um sentimento bem pragmático sobre essa questão", disse Lopez. Temos discutido com a Lotus e com a Proton um grande número de projetos fora da Formula 1 e temos feito isto há um ano e meio. O projeto sobre a F1 veio depois deles não terem mais contrato com a 1Malasya (empresa de Tony Fernandes) e assim foi feita a proposta de trabalhar com a gente".

"Para o Grupo Lotus e a Proton isto faz muito sentido. O resultado disso e de longe nossa preocupação é que não podemos pensar que a equipe do Grupo Lotus é algum tipo de extensão e continuidade da equipe criada pelo senhor Colin Chapman".

"Penso que o objetivo do Grupo Lotus é simplesmente um: Ter uma equipe com a marca Lotus, relacionada ao Grupo Lotus que fabrica carros de rua. E é isso. Sabemos que não há o que relacionar com a equipe antiga, o que não parece ser o caso da 1Malasya. E é ai que a confusão está. Nenhum grupo, nenhum de nós pode querer fazer essa relação", finalizou o dirigente.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Chefe do GP da Coréia segue confiante sobre futuro da corrida

F110-Coreia-350.jpg
Yung Cho Chung, organizador do Grande Prêmio da Coreia de F1, realizado no moderno circuito de Yeongam, afirmou não ter dúvidas de que o evento será um sucesso no futuro, mesmo após as incertezas sobre a realização da prova em 2010, após o atraso na construção da pista.

O dirigente esteve na festa de gala da FIA realizada em Monaco no último fim de semana, recebendo um troféu de premiação pelos seus esforços para que a realização do GP da Coreia acontecesse na data prevista.

Chung admitiu estar otimista com as previsões futuras para o evento e também confessou que neste ano as coisas não aconteceram de maneira ideal, devido aos atrasos na finalização do circuito.

"Foi realmente difícil neste ano", disse Chung. "Eu nunca considerei a hipótese de cancelar a corrida, mas o clima estava terrível. E outra coisa ruim foi a mídia internacional dizendo que a corrida não iria acontecer. Então, de um lado eu tive que me concentrar na construção da pista e então houve um problema com o lado comercial porque as pessoas tentaram cancelar seus ingressos. Mas tudo já passou agora e penso que ano que vem será melhor".

"Eu fiz o meu melhor este ano e acho que foi por isso que a FIA e a FOM nos ofereceram este prêmio", finalizou o dirigente.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Pai de Hamilton confiante que Di Resta estará na F1 em 2011

F110-Diresta-350.jpg
Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton e empresário do escocês Paul di Resta, está confiante de que o atual campeão do DTM ocupa uma posição forte para ocupar um cockpit da Force India em 2011.

Tendo dirigido por vários treinos de sexta-feira pela equipe indiana durante a temporada de 2010, o nome de Di Resta tem sido constantemente relacionado à Force India, uma vez que Vitantonio Liuzzi certamente não continuará na Formula 1 e o escocês possui excelente relacionamento com a Mercedes-Benz, já que conquistou o título do DTM correndo pela marca alemã.

"Não há algo negativo sobre o Paul que a Force India já tenha dito", disse Anthony Hamilton. "Ele tem feito um grande trabalho e a equipe ama ele. Ele é um campeão e um líder e ainda é candidato ao cockpit. Estamos muito positivos", concluiu o pai do campeão de 2008.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Montezemolo diz que Ferrari lançará novo carro no fim de janeiro

F110-Montezemolo-350.jpg
O carro de 2011 da Ferrari será lançado oficialmente na semana que antecede o início dos testes de inverno da Formula 1, realizados em janeiro.

Essa foi uma das revelações feitas hoje por Luca di Montezemolo, durante a tradicional coletiva de imprensa da Ferrari, realizada em Fiorano, sempre antes do Natal.

O presidente da Ferrari afirmou que o modelo sucessor do atual F10 será lançado entre os dias 25 e 31, antes dos testes pré-temporada, a serem realizados em Valência.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Rubens Barrichello é premiado com o Capacete de Ouro

F110-Barrichello-350.jpg
O piloto Rubens Barrichello conquistou a premiação máxima do automobilismo brasileiro, o Capacete de Ouro, organizado pela Revista Racing. Rubens prestigiou a festa realizada na Segunda-feira (13) no Via Funchal e recebeu o prêmio devido a votação dos jornalistas especializados.

"É uma grande honra fazer o que amo e ainda ganhar um prêmio tão importante como esse. Foi um grande ano de trabalho e estou feliz por termina-lo com essa conquista. É por isso que desejo que cada um daqueles que sonham com a F1 possam um dia sentir o que é acelerar, pois é muito bom. Agradeço a todos que votaram e a Racing pela festa", comentou o piloto da Williams, que ainda foi homenageado com um vídeo de alguns momentos dos seus 18 anos de F1 e o guitarrista Kiko Lourero fez um solo de guitarra imitando o som do carro com o video on-board de Rubens em Spa-Francorchamps.

Rubens foi o padrinho da categoria Kart, entregando o capacete de ouro para Jonathan Louis, prata para Olin Galli e bronze para Fernando Guzzi. Aliás, agora Rubens se prepara para o "Desafio das Estrelas" nos dias 18 e 19 de dezembro, em Florianópolis, a sua última corrida do ano. Rubens foi campeão do "Desafio das Estrelas" em 2008.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Webber: Disputa interna na Red Bull começará do zero em 2011

Webber_Vettel.jpg
Mark Webber acredita que o "botão reset" foi apertado para sua batalha pelo campeonato mundial com o companheiro de equipe Sebastian Vettel no próximo ano, pois acha que as dificuldades que enfrentou com os chefes da Red Bull em 2010 lhe beneficiaram.

Em uma entrevista franca e aberta à BBC Radio 5 Live na terça-feira à noite, Webber disse que, apesar dos momentos difíceis, tirou muitos aspectos positivos da temporada 2010.

"Neste ano, aconteceram muitas coisas novas para a equipe", declarou ele. "Sebastian agora é campeão mundial, e preciso me colocar em uma posição onde possa batê-lo com a maior frequência possível. E isso vem com Jenson (Button), Lewis (Hamilton), Fernando (Alonso), todos os suspeitos normais que estarão lá".

"O botão reset foi apertado. Temos alguns regulamentos novos para encarar. Eu estive claramente em uma posição de fazer algo bastante especial, e o conto de fadas não se concretizou. Mas há vários aspectos positivos para que eu entre em uma nova temporada com as baterias totalmente recarregadas e lute pelo título. Tenho uma ótima equipe de pessoas ao meu redor, e essa será a nossa meta".

Webber enfrentou alguns momentos tensos com os chefes da Red Bull em 2010 - incluindo quando expressou sua frustração com o favoritismo emocional que sentiu que eles tinham por Vettel, além de demonstrar sua fúria com a situação da asa dianteira ocorrida no GP da Inglaterra.

Esses episódios deram origem a especulações de que Webber poderia deixar a equipe, mas o australiano deixou claro que tal pensamento nunca passou por sua cabeça. Ao invés disso, ele avalia que era importante ser aberto com a equipe em relação às suas frustrações a fim de ficar em uma situação melhor em 2011.

"Eu nunca pensei de fato em ir para outro lugar", disse ele. "Sabia que precisava resolver as coisas dentro da minha própria operação aqui. Como eu disse várias vezes, a equipe e eu aprendemos muito neste ano sobre como andar consistentemente na frente e naquele nível".

"Ferrari e McLaren tiveram suas lágrimas com dois pilotos competitivos, e não estou falando apenas de Lewis e Fernando há alguns anos. A Ferrari está na Fórmula 1 há 50 anos, a Red Bull há cinco minutos, portanto aprendemos muito neste ano. E eu sabia que, como equipe, poderíamos enfrentar dificuldades e aprender com elas".

"Então, nunca passou por minha cabeça que eu precisava ir para outro lugar. E a equipe? Suponho que a reação deles na época foi dura, porque fizeram um trabalho muito bom para dar a nós dois uma boa chance de ir realmente bem. Quando algo como aquilo ocorre, é extremamente raro, e foi por isso que causou toda aquela reação".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Liuzzi garante que sua vaga na Force India está segura

V_Liuzzi.1.jpg
Vitantonio Liuzzi acredita que seu lugar na Force India está seguro para a próxima temporada, apesar das especulações sugerindo que ele poderá ser substituído por Nico Hulkenberg ou Paul di Resta.

"A cada vez que se diz que um piloto interessa à Force India, parece que sempre sou eu que terei de sair", disse ele à Autosprint. "Obviamente, isso é o que apenas parte da mídia diz, porque estou bastante tranquilo".

"Na equipe, ninguém está me dizendo nada sobre isso, tenho um contrato para o próximo ano e já estou trabalhando com isso em mente. Sinto-me seguro, não apenas com o contrato que tenho em mãos, mas também com o bom relacionamento com a equipe".

"Não preciso falar com a equipe sobre isso: a situação é clara, o resto é apenas especulação. A equipe me disse que não pode parar a mídia, e já negou esses rumores na conferência de imprensa em Suzuka. O fato do meu nome não estar na lista da FIA não significa muita coisa, pois outros pilotos que já assinaram também não estão. As coisas estão mais do que claras entre mim e a Force India estão mais do que claras".

Liuzzi disse que sua temporada 2010 foi decepcionante - mas que muitos fatores atrapalharam, incluindo problemas com seus chassis, com o duto-F e com o potencial de desenvolvimento da equipe.

"A equipe sabe o que aconteceu, é por isso que não há problemas. Se a equipe tomar decisões que me excluem, elas não estarão relacionadas à minha velocidade na pista. Nunca houve nenhuma reclamação sobre isso. Se olharmos os testes da pré-temporada, quando nos revezamos no mesmo carro, eu sempre fui mais rápido ou tão rápido quanto Sutil. Desde o começo da temporada, com dois chassis diferentes, nossas performances mudaram. Está tudo claro na telemetria".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Webber acha que Newey deveria ser condecorado

A_Newey.jpg
Mark Webber acha que o chefe técnico da Red Bull, Adrian Newey, deveria ser condecorado em reconhecimento aos seus feitos no automobilismo.

O inglês de 51 anos supervisionou o desenvolvimento de um carro campeão de construtores pela sétima vez em sua carreira em 2010, enquanto Sebastian Vettel garantiu o 14º título de pilotos com um monoposto projetado por Newey.

Falando à BBC Radio 5 Live, Webber afirmou: "Se alguém deve ser condecorado, e há muitas pessoas especiais por aí, Adrian não estará muito distante eventualmente".

"Ele é um gênio. Sua capacidade de entender o que o carro precisa aerodinamicamente é seu ponto forte, e isso é o que faz seus carros serem velozes. É similar a uma pessoa que projeta aviões ou iates. Ele é sensacional no entendimento do que o carro precisa para gerar pressão aerodinâmica, o que cria tempo de volta e vitórias".

Webber acredita que não teria sido possível para a Red Bull conquistar ambos os títulos em 2010 sem a ajuda de Newey: "Adrian é um membro extremamente importante de nossa equipe, e seu gênio no projeto de carros de Fórmula 1 é bem conhecido".

"Ele tem estatísticas fenomenais e venceu mais de 100 GPs. Conquistou títulos por três equipes diferentes, e as coisas em geral deram certo onde ele trabalhou. Algumas vezes, obviamente leva tempo, você não faz mágica com um carro logo ao chegar. Demorou quatro anos conosco na Red Bull".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Kolles diz que pilotos estreantes atrapalharam a Hispania

C_Kolles.jpg
O chefe da Hispania, Colin Kolles, acredita que sua equipe teria desafiado Lotus e Virgin se tivesse contratado pilotos mais experientes para sua temporada de estréia.

"Foi um ano difícil, mas fomos a equipe nova mais confiável", disse ele. "Acho que a única razão pela qual não terminamos em 10º lugar é que equipes como Lotus e Virgin tinham pilotos mais experientes durante toda a temporada. Nos testes, mostramos uma performance muito boa em relação às outras equipes novas".

Ele acrescentou que, depois da mudança drástica antes da temporada, que levou a organização a mudar de Campos para Hispania, o foco em 2010 era apenas chegar ao final do ano e acumular quilometragem.

"Melhoramos durante a temporada", disse Kolles. "A confiabilidade era o primeiro objetivo. Aprendemos muito, e espero que, a partir de agora, possamos nos concentrar mais em melhorar a performance". Suas metas para 2011 são "estabilizar a equipe e melhorar seu desempenho".

Com a Toyota tendo anunciado recentemente que o acordo para fornecer o chassi de 2011 da Hispania foi cancelado, a equipe pode ser obrigada a usar uma versão atualizada de seu carro de 2010 no próximo ano. Mas ela garantiu a continuidade do fornecimento do motor Cosworth e receberá sistemas de transmissão da Williams - que Kolles acredita que irão levar a uma melhoria de forma.

"Não pode ser errado ter um pacote que provou ser uma presença regular na Q3 das classificações", afirmou ele.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Alguersuari tem 100% de certeza de que continuará na Toro Rosso

J_Alguersuari.2.jpg
Jaime Alguersuari revelou que "não tem idéia" da razão pela qual a lista de inscritos da FIA publicada recentemente não incluiu seu nome. Mas ele garantiu ao Marca que estará no grid de 2011 com a Toro Rosso.

Quando lhe perguntaram porque ficou fora da lista, Alguersuari - um DJ amador - brincou: "Porque estou pensando em trocar a Fórmula 1 pela música. Estou com a Toro Rosso, com certeza. Não sei porque as pessoas estão jogando este jogo - estou na Fórmula 1, 100 por cento".

Ele disse que sua meta para 2011 é ficar entre os dez primeiros em todas as corridas. "Quero continuar fazendo o trabalho que temos feito, e, acima de tudo, terminar em sétimo ou oitavo no campeonato de construtores. A equipe e eu demos tudo neste ano. Não tínhamos carro para mais. A nível pessoal, estou satisfeito comigo e espero que, em 2011, possamos continuar melhorando".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Montezemolo foi questionado se dará presente de Natal a Dyer

L_Montezemolo.1.jpg
Um jornalista italiano provocou a ira de Luca di Montezemolo na terça-feira durante o jantar de Natal anual do presidente da Ferrari para a mídia do país.

Ao ser questionado sobre qual presente de Natal está planejando dar a Fernando Alonso, ele respondeu: "O que posso dar a ele? Ele ganha o suficiente", riu Montezemolo, que deu a cada um dos repórteres um modelo do F10 deste ano. "E eu já lhe dou um carro de Fórmula 1".

Entretido com o fato de Montezemolo aparentemente não estar planejando dar nenhum presente, o repórter respondeu: "Não vou perguntar o que você vai dar a Chris Dyer..."

Acredita-se que Dyer, engenheiro chefe, corra o risco de perder seu trabalho após errar na estratégia de corrida que custou o título mundial a Fernando Alonso no mês passado em Abu Dhabi. Montezemolo repetiu que a Ferrari não planeja nenhuma grande alteração na equipe antes da temporada 2011, mas que "alguns ajustes" poderão ocorrer.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso promete perder peso para o retorno do KERS

F_Alonso.01.jpg
Fernando Alonso se juntou a Rubens Barrichello na promessa de perder peso antes da temporada 2011. Como em 2009, o retorno do sistema KERS novamente aumentará a importância do peso do piloto, apesar das mudanças visando aumentar o peso mínimo do conjunto carro e piloto.

Um relato no El Mundo Deportivo da Espanha afirmou que Alonso - que atualmente pesa 68 kg - quer perder entre 2 e 3 kg antes do Bahrain em março.

"Os fãs devem se preparar para me ver mais magro", disse ele durante as celebrações de Natal da Ferrari em Maranello. "Com o retorno do KERS, cada quilo que um piloto perder poderá ser usado como lastro. Portanto, vou perder um pouco de peso. Também vou melhorar minha preparação atlética para o campeonato mais longo da história, porque será necessário estar totalmente em forma por dez meses".

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Trabalho de construção para o circuito de Austin é aprovado

Os organizadores do GP dos Estados Unidos de 2012 receberam a aprovação para iniciar o trabalho no circuito de Austin. A KVUE local relatou que uma aprovação condicional foi concedida para que o trabalho comece.

O jornal American Statesman explicou que a aprovação dos Comissários do Município de Travis na terça-feira significa que o "trabalho de nivelamento" inicial no local provavelmente começará antes da aprovação final ser concedida pela Agência de Gerenciamento de Emergências Federais.

"Os oficiais do município disseram que não preveem objeções significativas da FEMA", afirmou o relato. Os organizadores relataram que o trabalho terá início neste mês, necessário para ter as instalações prontas para a chegada do circo da Fórmula 1 em 2012.

Entretanto, ainda há alguma incerteza sobre quem pagará a conta de 6 milhões de dólares pela melhoria das ruas. Um recente estudo do município descobriu que pode levar até 12 horas para os espectadores deixarem a área após o evento inaugural.

"Todos estão falando sobre a vinda de muitas pessoas para a nossa comunidade e que este evento será um enorme sucesso", declarou o porta-voz do GP dos Estados Unidos, Richard Suttle.
a14c49fb.bmp

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Webber minimiza impacto da liberação de ordens de equipe

F110-Webber-350.jpg
Mark Webber minimizou o impacto que a liberação das ordens de equipe, por parte da FIA, trará para a Formula 1.

"As pessoas não devem ficar nervosas sobre isso", disse o piloto da Red Bull. "Não será algo que acontecerá todos os fins de semana".

O australiano foi favorável às ordens de equipe durante a última parte do campeonato de 2010, pois acreditava que seria mais fácil para a Red Bull conquistar o título de pilotos, caso privilegiasse o piloto com mais pontos no campeonato, na ocasião, o próprio Webber.

Webber também argumentava que a regra estabelecida pela FIA em 2002, proibindo as ordens de equipe, não havia impedido que tal procedimento acontecesse novamente na categoria máximo do automobilismo mundial.

A FIA derrubou a regra devido ao Grande Prêmio da Alemanha deste ano, quando a Ferrari deu ordens para que Felipe Massa cedesse o primeiro lugar para Fernando Alonso. Segundo a entidade responsável pela F1, ficou claro de que a regra não tinha "força" para combater esta postura, devido a subjetividade de interpretação do regulamento.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Ferrari ainda briga para que F1 tenha três carros por equipe

F110-Ferrari-350.jpg
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, afirmou que continuará brigando para que a FIA permita que as equipes de ponta da F1 possam ter três carros titulares e também para que a proibição dos testes durante a temporada seja "relaxada".

Durante um jantar com a imprensa italiana, realizado ontem, Montezemolo disse que a FIA teria feito melhor se permitisse o uso de três carros pelas equipes de ponta do que tivesse aberto portas para as três novas equipes (Lotus, Virgin e Hispania).

"As equipes pequenas? Honestamente, eu sinto que seria melhor ter a oportunidade de colocar um terceiro carro na pista do que ver esses carros penando com performances de GP2", expressou o dirigente. "É uma idéia que vou levar para a frente fortemente no futuro".

O italiano também acredita que a proibição de testes durante a temporada é algo "não saudável" para o esporte:

"Devemos acabar com esse absurdo limite de testes. A Formula 1 é o único esporte onde não há chances de treinar. É como pedir ao Real Madrid, ao Inter ou ao Milan para jogarem com chuteiras gastas na chuva ou para não fazerem aquecimento antes de um jogo da Champions League", finalizou Montezemolo.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Bortolotti e Zampieri perdem lugar na Academia da Ferrari

F110-Zampieri-350.jpg
Miko Bortolotti e Daniel Zampieri perderam os seus lugares na Academia de jovens pilotos da Ferrari, programa que tem como objetivo formar futuros pilotos da equipe de Maranello.

Os dois italianos foram os primeiros "recrutas" do programa da Ferrari, junto com Jules Bianchi. Os pilotos foram contratados no ano passado, mas a equipe italiana divulgou que não irá mais apoiá-los.

Bortolotti havia chamado atenção da Ferrari após demonstrar um impressionante ritmo, durante o seu primeiro teste pela Ferrari, ainda no ano passado. O teste foi um prêmio por Miko ter vencido o campeonato italiana de Formula 3. O pilotos correu na GP3 durante 2010 e conquistou um pódio durante a temporada.

Zampieri, sucessor de Bortolotti como campeão da Formula 3 italiana, disputou a Formula Renault 3.5 durante o atual ano e finalizou o campeonato na 9ª colocação.

Ao lado de Bianchi, a Ferrari adicionou o mexicano Sergio Perez para o seu programa de 2011. Perez disputará a temporada do ano que vem como piloto titular da equipe Sauber. Vale lembrar que o carioca Nicolas Costa foi o último piloto a ser incluso no programa.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Domenicali afirma que não há espaço para duas corridas na Itália

F110-Roma-350.jpg
Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, afirmou que não existe espaço para a Itália abrigar dois grandes prêmios na mesma temporada.

É de conhecimento público que Roma, a capital da Itália, deseja receber um grande prêmio no futuro, o que tem gerado controvérsias entre fãs, dirigentes e envolvidos com a Formula 1, devido ao temor de que o tradicional circuito de Monza possa deixar de abrigar o Grande Prêmio da Itália.

Os responsáveis pelo projeto da implantação de um circuito de rua em Roma afirmaram que uma possível corrida na cidade, não iria por em risco a realização do GP da Itália em Monza, uma vez que duas corridas já foram realizadas na Itália durante muitos anos, quando além de Monza, Imola também abrigava o circo da F1 anualmente.

Ainda assim, Domenicali acredita que com a globalização da Formula 1, será muito difícil ver um país sediar dois grandes prêmios em uma mesma temporada:

"Nossa posição é muito clara e não deixa espaço para interpretações", disse o dirigente. "Nosso esporte está expandindo o número de países abrigando grandes prêmios e todas as equipes estão de acordo com isto. Sendo assim é inevitável que não teremos mais de uma corrida no mesmo país", concluiu o italiano.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1: Pilotos obrigados a «dieta» com regresso do KERS

Depois de Rubens Barrichello ter revelado que terá de perder peso na próxima época, foi a vez de Fernando Alonso anunciar que em 2011 irá apresentar-se mais magro
368x276
A reintrodução do KERS na Formula 1 está a obrigar os pilotos a uma verdadeira dieta, para ajudar a melhorar o desempenho dos monolugares, e Fernando Alonso já garantiu que na próxima temporada irá apresentar-se mais... «magrinho».
“Os fãs que se preparem, porque quando me voltarem a ver, seguramente que estarei mais magro. O regresso do KERS faz com que 1kg a mais num piloto faça toda a diferença e por isso terei de perder peso”, afirmou o espanhol.
Alonso acrescentou ainda que: “Todos os pilotos terão de avançar para uma preparação física especial, de forma a enfrentar a temporada mais longa da história da Formula 1, com dez meses de competição”, concluiu.
Rubens Barrichello também já revelou que terá de perder «uns quilinhos» por causa do polémico sistema de recuperação de energia. “Tendo em conta que vamos utilizar o KERS em 2011, a Williams pediu-me que perdesse peso e estou disposto a trabalhar para isso”, disse Rubens Barrichello, que afirmou sentir-se na “melhor forma física de sempre” da sua carreira.
Em poucas palavras, o KERS é um sistema de recuperação de energia cinética que permite aproveitar a energia perdida nas travagens para potência extra, que permite facilitar e aumentar o número de ultrapassagens na Fórmula 1. Estima-se que esta tecnologia custe a cada uma das escuderias cerca de 1 milhão de euros.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F1: «Patrão» da Hispania culpa pilotos pelos maus resultados

Em causa a inexperiência dos pilotos da Hispania: Bruno Senna, Christian Klien, Karun Chandhok e Sakon Yamamoto
368x276
Colin Kolles, director da Hispania Racing Team, considera que o «calcanhar de Aquiles» da escuderia espanhola, última classificada na actual temporada de Fórmula 1, deveu-se à falta de experiência dos seus pilotos, Bruno Senna, Christian Klien, Karun Chandhok e Sakon Yamamoto, sendo que nenhum dos quatro fez a temporada completa – Bruno Senna falhou Grande Prémio da Grã-Bretanha por opção da equipa.
A escuderia espanhola, que está a braços com grandes dificuldades para a próxima temporada, terminou a época na última posição (acompanhada da Virgin e Lotus), sem garantir um único ponto nas 19 corridas que deram «corpo» ao campeonato de 2010.
“A Lotus e a Virgin ficaram à nossa frente, apenas porque tinham pilotos mais experientes. Foi um ano realmente difícil, mas considero que nós fomos mais consistentes que as outras equipas estreantes”, disse Kolles.
O director de escuderia acrescentou ainda que objectivo principal foi alcançado e que está a trabalhar para uma estrutura mais forte em 2011. “O nosso objectivo principal foi cumprido. Nós queríamos, acima de tudo, ganhar confiança e aprendemos muito, embora admita que esperava resultados um pouco melhores. Estamos a trabalhar no sentido de ter uma estrutura mais forte em 2011. Não é fácil, mas estamos a trabalhar para alcançar os nossos objectivos”, realçou.
A escuderia espanhola está a passar por dificuldades financeiras, mas os responsáveis mostram-se empenhados em tentar limpar a imagem negativa deixada nesta temporada. Para já confirmaram a utilização de um sistema de transmissão electrónica da Williams.
No entanto, ainda muito há a fazer, até porque ainda não foi confirmado nenhum piloto para a próxima temporada.