F1: Vietname candidato a receber Fórmula 1?
País asiático tem mostrado crescimento económico significativo, que juntando ao potencial turístico poderá tornar-se num alvo apetecível para F1
Hans Geist, o impulsionador dos Grandes Prémios do Bahrain e da Rússia (que se estreia em 2014), reconheceu no Vietname, um forte candidato a entrar no calendário da Formula 1, tendo em conta a sua “dinâmica económica e potencial turístico”.
“A economia dinâmica do Vietname e o seu potencial turístico são razões de sobra para construir lá um circuito. A Fórmula 1 garantiria ao país uma comunicação profissional de negócios, bem como reconhecimento internacional. Acredito que resultava num grande estímulo para a economia, turismo e para a infra-estrutura”, comentou Geist.
O mediático e polémico «patrão» da F1, Bernie Ecclestone, já demonstrou a sua vontade de expandir a Formula 1 a uma escala ainda mais global, mas a verdade é que o calendário começa a revelar-se «algo» saturado (20 corridas em 2011) e várias equipas já demonstraram a sua insatisfação com a situação.
A aposta em países asiáticos e exóticos pode trazer os seus benefícios, mas por outro lado poderá tornar-se num motivo de desinteresse para as mais escuderias e construtores, tendo em conta os custos das deslocações e o reduzido apoio de adeptos presentes nas «bancadas» dos Grandes Prémios, sendo que quase todas têm uma base europeia.
A verdade é que o Vietname, desde 2001 (quando abriu o seu mercado ao exterior) tem apresentado melhorias significativas em termos económicos e poderá revelar-se mais um «oásis» para o «patrão» da F1, Bernie Ecclestone, e caso o projecto tenha «pernas para andar» o circuito poderá ser construído, em zona próxima da Baía de Nha Trang, com custos a rondarem os 113 milhões de Euros.
País asiático tem mostrado crescimento económico significativo, que juntando ao potencial turístico poderá tornar-se num alvo apetecível para F1
“A economia dinâmica do Vietname e o seu potencial turístico são razões de sobra para construir lá um circuito. A Fórmula 1 garantiria ao país uma comunicação profissional de negócios, bem como reconhecimento internacional. Acredito que resultava num grande estímulo para a economia, turismo e para a infra-estrutura”, comentou Geist.
O mediático e polémico «patrão» da F1, Bernie Ecclestone, já demonstrou a sua vontade de expandir a Formula 1 a uma escala ainda mais global, mas a verdade é que o calendário começa a revelar-se «algo» saturado (20 corridas em 2011) e várias equipas já demonstraram a sua insatisfação com a situação.
A aposta em países asiáticos e exóticos pode trazer os seus benefícios, mas por outro lado poderá tornar-se num motivo de desinteresse para as mais escuderias e construtores, tendo em conta os custos das deslocações e o reduzido apoio de adeptos presentes nas «bancadas» dos Grandes Prémios, sendo que quase todas têm uma base europeia.
A verdade é que o Vietname, desde 2001 (quando abriu o seu mercado ao exterior) tem apresentado melhorias significativas em termos económicos e poderá revelar-se mais um «oásis» para o «patrão» da F1, Bernie Ecclestone, e caso o projecto tenha «pernas para andar» o circuito poderá ser construído, em zona próxima da Baía de Nha Trang, com custos a rondarem os 113 milhões de Euros.