Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Antevisão do G. P. da Alemanha - Ferrari acompanha Red Bull no Nurburgring?

Depois da vitória da Ferrari no GP da Grã-Bretanha, as regras relativas aos gases de escape vão voltar à primeira forma, o que pode dar novo impulso à Red Bull para manter a diferença que lhe permitiu vencer seis dos nove GPs desta época.

c0f2ac46.jpeg


Em Silverstone, viu-se uma Ferrari com um andamento em corrida ao nível dos Red Bull, mas o que ninguém vai poder comprovar é se a limitação que foi alvo o motor da Renault contribuíu para o desfecho. Caso as regras se tivessem mantido, seria possível tirar dúvidas, mas desta forma Silverstone permanecerá como um oásis no campeonato, onde oito GPs tiveram umas regras e um, outras.

Red Bull mais favorita

Agora, em Nürburgring, a Red Bull volta a ser ainda mais favorita, já que o circuito é propício aos RB7, pois um dos seus pontos fortes, a tração, é absolutamente fundamental nesta pista. De qualquer forma, não é esperado que a performance da Ferrari retroceda, já que depois das grandes novidades introduzidas em Silverstone, é de esperar que Fernando Alonso se bata bem contra Sebastian Vettel e Mark Webber.

Outro dos detalhes importantes a perceber em Nurburgring é como vai ficar a relação de Vettel e Webber depois do que se passou na Grã-Bretanha, quando o australiano foi 'aconselhado' a manter-se atrás do alemão, quando ambos lutavam pelo segundo lugar.

Como vai estar a McLaren?

Quem se atrasou um pouco foi a McLaren, cujos pilotos já não vão ao pódio desde a vitória de Jenson Button no Canadá. O MP4/26 vai apresentar novidades aerodinâmicas, e por isso logo se verá o que estas alterações vão possibilitar os seus pilotos de fazer.

Os números do ano

O campeonato chega a meio no Nurburgring, numa altura em que Sebastian Vettel venceu por seis vezes em nove corridas. Na luta pelo campeonato, o alemão tem uma vantagem de 80 pontos para Webber, enquanto Alonso é terceiro a...92 pontos. Lewis Hamilton está um pouco mais atrás e dista 95 do líder. Portanto, desde que não haja uma hecatombe com Vettel, o campeonato vai ser garantido "nas calmas".

A mítica pista costuma proporcionar boas corridas, num circuito que entrou no Mundial de F1 em 1951, inicialmente com a sua versão de 23 km, mas depois do trágico acidente de Niki Lauda em 1976, o "Inferno Verde" foi modificado em 1984, para a versão que se corre hoje em dia. A jogar em casa vão estar seis pilotos alemães (Timo Glock, Nick Heidfeld, Nico Rosberg, Michael Schumacher, Adrian Sutil e Sebastian Vettel), um a lutar pela vitória, outros pelos pontos e um deles para fugir ao último lugar.

Durante todo o fim de semana e como é habitual em Eifell, há fortes probabilidades da chuva fazer a sua aparição o que permitiria equilibrar tudo ainda mais e tornar a corrida uma absoluta lotaria. Num ano em que, fruto do DRS, e não só, as ultrapassagens têm acontecido em grande número, espera-se uma corrida muito animada. É verdade que o vencedor tem sido quase sempre o mesmo, mas quanto à animação das corridas, poucos se podem queixar...

Sexta, 22 de julho
09h00 F1 - GP Alemanha (treinos) SportTV 1
13h00 F1 - GP Alemanha (treinos) SportTV 1

Sábado, 23 de julho
10h00 F1 - GP Alemanha (treinos) SportTV 2
12h30 F1 - GP Alemanha (antevisão) SportTV 2
13h00 F1 - GP Alemanha (qual.) SportTV 2
14h10 F1 - GP Alemanha (análise) SportTV 2

Domingo, 24 de julho
12h00 F1 - GP Alemanha (antevisão) SportTV 2
13h00 F1 - GP Alemanha (corrida) SportTV 2 e RTL
15h00 F1 - GP Alemanha (análise) SportTV 2
23h40 F1 - GP Alemanha (resumo) SportTV 1

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ferrari quer continuar a aproximar-se da Red Bull

Pat Fry: "Temos trabalhado imenso mas é bom perceber que está a resultar"

3822cc0a.jpeg


Pat Fry, diretor técnico da Ferrari está convencido que, na sequência da vitória de Fernando Alonso em Silverstone, a sua equipa vai continuar a progredir, depois de terem ultrapassado com sucesso os problemas aerodinâmicos que marcaram a fase inicial da época. Como se sabe, problemas com o túnel de vento, levaram a que os valores ali conseguidos não tivessem paralelo em pista, o que levou a uma extensa revisão de todo o projeto do Ferrari 150º Itália:

"Temos trabalhado imenso nos últimos três ou quatro meses na tentativa de reduzir a margem e é bom perceber que está a resultar. Prova que percebemos os problemas e estamos a caminhar na direção certa. Vamos continuar a desenvolver o nosso monolugar tão rápido quanto possível, e todos os melhoramentos que conseguirmos acabam por se refletir também no carro do próximo ano. Para o Nurburgring temos ainda mais alguns 'updates' e também está previsto que para o GP da Hungria isso suceda.", referiu Pat Fry à Ferrari News.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
G. P. da Alemanha - FIA divulga zona de DRS no Nürburgring

A FIA divulgou esta manhã a zona (única) onde será autorizada a utilização do DRS no circuito do Nürburgring. O ponto de deteção ficará colocado entre o começo da curva 10 sendo que os pilotos poderão utilizar o DRS a partir da saída da curva 11.

175b3d0a.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Luca di Montezemolo assegura Felipe Massa na Ferrari em 2012

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo voltou a referir que Felipe Massa vai manter-se na Ferrari em 2012.

b292680d.jpeg


Apesar de rumores apontarem para outras possibilidades, e das declarações produzidas ao longo do tempo a manifestarem desagrado com as prestações do brasileiro, o facto de ter melhorado significativamente nos últimos tempos pode ter convencido os responsáveis italianos:

"Felipe Massa e Fernando Alonso dão-nos sempre algo mais. Antes, o piloto e o seu monolugar repartiam equitativamente a sua importância num Grande Prémio, mas hoje em dia a importância dum piloto caiu para 30%. Contudo, esse valor pode fazer a diferença, e sou de opinião que o Alonso é um super piloto enquanto o Massa está a regressar à sua boa forma. Penso que os pilotos não são um problema. Isto é tempo para rumores, mas no próximo ano vamos manter Alonso e Massa.", referiu Montezemolo à Sky Italia.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Bernie Ecclestone acusado de corrupção

Depois de várias 'ameaças' Bernie Ecclestone foi acusado de corrupção, alegadamente por ter aceite comissões no valor de várias dezenas de milhões de euros.

902308b3.jpeg



O caso envolve um banqueiro alemão que é igualmente acusado de corrupção, além de lavagem de dinheiro e fuga aos impostos na venda do seu banco, o Bayerische Landesbank. Tudo tem a ver com a venda de direitos comerciais da F1 à CVC Capital Partners, um negócio do ano de 2006. Foi nesta altura que, alegadamente, Ecclestone terá recebido o dinheiro. Em Abril, o patrão da FOM foi presente a um juiz para responder a questões relativas a este assunto, afirmando nada ter feito de ilegal. Com o tempo se saberá.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
McLaren espera recuperar 0,8 segundos em Nürburgring

A McLaren espera poder voltar à luta pelas posições da frente já no próximo GP da Alemanha, a disputar este fim de semana em Nürburgring.

1eb8898b.jpeg


De acordo com Jonathan Neale, um dos responsáveis da formação de Woking, a restrição na utilização de gases de escape para fins aerodinâmicos em Silverstone terá custado cerca de 0,8 segundos à McLaren, pelo que agora, com o regresso às regras de Valência, Neale crê na possibilidade de dar luta aos Red Bull.

"Penso que se virem o que aconteceu em Silverstone, o impacto da interpretação das regras dos motores nesse fim de semana custou-nos mais do que à Ferrari e à Red Bull. Isso é um facto público e não uma opinião. Já ouviram pessoas da Ferrari a dizerem que perderam 0,2 ou 0,3 segundos e a Red Bull certamente que perdeu mais do que isso e nós perdemos mais do que essas duas equipas. Por isso, acredito que demos um passo atrás em cerca de 0,8 ou 0,8 segundos", referiu Neale numa conferência de antevisão do GP da Alemanha.

"Estamos expectantes com o regresso dos regulamentos de Valência neste fim de semana. Não estamos, de forma alguma, a menosprezar quer o progresso que a Ferrari fez ou a qualidade do carro que a Red Bull produziu. O nosso trabalho é batê-las às duas e é isso que vamos fazer", acrescentou.

Neale admitiu, ainda, que a McLaren vai continuar apostada em vencer provas e a correr riscos, mesmo que possam não dar os resultados desejados como se viu em Silverstone, quando uma carga de combustível abaixo do necessário obrigou Lewis Hamilton a levantar o pé na fase final.

"A Fórmula 1 é um desporto em que não se pode jogar pelo seguro. Trata-se de correr riscos e tentamos acertar no equilíbrio desses riscos. Um dos exemplos disso foi que nós conscientemente colocámos o Lewis com uma estratégia de menos combustível em Silverstone, dando-lhe a possibilidade de lutar a partir do décimo lugar. Quando se está em décimo com um carro que perdeu cerca de um segundo por volta, dadas as condicionantes dos regulamentos do motor nesse evento, ficar a lutar ao pé dos outros não nos beneficia. Por isso, adotámos uma estratégia agressiva com ele", explicou, deixando a porta aberta para novas experiências.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Alguersuari sem preocupações quanto ao lugar na Toro Rosso

Jaime Alguersuari acredita que ainda está a ganhar ritmo na Fórmula 1 e que poderá ainda melhorar as suas prestações na modalidade. Além disso, garante que nunca se preocupou com a possibilidade de perder o lugar na Toro Rosso para Daniel Ricciardo.

9551a27b.jpeg


O piloto espanhol, que se estreou na F1 no GP da Hungria de 2009, sempre se mostrou confiante em "mostrar serviço" suficiente para manter o seu lugar seguro na formação de Faenza.

Embora se saiba que Alguersuari foi o piloto que esteve mais próximo de ser afastado da Toro Rosso, antes do resultado em Valência, Alguersuari garante que nunca esteve preocupado com a possibilidade de ser substituído pelo jovem piloto australiano, que entretanto seguiu para a Hispania Racing.

"Se soubesse que não me estava a sair bem ou se soubesse que podia ter feito, então estaria preocupado", disse Alguersuari ao site Autosport.com. "Se tivesse cometido erros, tido acidentes, ou não tivesse sido rápido nas corridas, então teria sido diferente, mas sabia que tinha algo mais".

"Ao trabalhar na afinação do carro e perceber os pneus este ano, eu sabia que era apenas uma questão de tempo. Sabia que levava tempo. Não sou o Rubens [Barrichello] nem o Fernando Alonso, que têm imensos anos na F1 e sabem tudo logo à partida. Habituei-me à F1 e agora já é completamente diferente do ano passado. É uma questão de tempo", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Karun Chandhok substitui Jarno Trulli na Lotus

Para já só no GP da Alemanha

A Lotus anunciou esta manhã que Karun Chandhok vai substituir Jarno Trulli no GP da Alemanha, que se realiza este fim de semana em Nurburgring.


cab1f685.jpeg


De acordo com Tony Fernandes, patrão da Lotus F1, esta é uma alteração pontual: "Desde que conheci o Karun, sempre fiquei impressionado com o seu comportamento. Tem talento, paixão pela modalidade e oferece à equipa grande energia pelo que estou encantado em poder oferecer-lhe esta oportunidade de nos dar ainda mais valor dentro do cockpit durante todo o fim de semana."

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
F1 'elétrica' nas boxes a partir de 2014

A partir de 2014, os Fórmula 1 utilizarão apenas a energia elétrica aquando das passagens pelas boxes, naquela que é mais uma medida de 'marketing', que uma efetiva redução (que existe) das emissões de CO2 para a atmosfera. A ideia passa por passar uma imagem "verde" da F1, uma das prioridades da FIA. Numa altura em que todos os construtores de automóveis lutam para descer as emissões, a F1 também passa a contribuir. Adicionalmente, os monolugares passarão a poder ser ligados pelo piloto, dentro do cockpit ao invés dos atuais complicados processos.

aee82086.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
O melhor de Derek Warwick na vitória de Niki Lauda

Faz hoje exatamente 27 anos que Derek Warwick obteve a sua melhor classificação de sempre num Grande Prémio de Fórmula 1, no GP da Grã-Bretanha de 1984, em que foi segundo atrás de Niki Lauda. Os dois pilotos da McLaren lutavam a cada "meio-ponto" pelo título Mundial, e nesta corrida, Niki Lauda, beneficiou dos abandonos de Alain Prost com problemas na caixa de velocidades e de Nelson Piquet, que partiu o turbo do Brabham, para vencer, e reduzir para 1,5 pontos a distância para o francês. A corrida ficou igualmente marcada pelo facto da Tyrrell ter sido banida das contas da época de Fórmula 1, sendo-lhes retirados todos os pontos alcançados, devido a irregularidades técnicas nos seus monolugares.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Markus Winkelhock foi líder na única corrida em que participou

Markus Winkelhock, filho do malogrado Manfred, teve uma participação esporádica na Fórmula 1, ao participar num único grande prémio em 2007. No entanto, fê-lo com estilo ao liderar o caótico GP da Europa desse ano, disputado no circuito de Nürburgring, durante seis voltas e aos comandos de um Spyker.

081a8cea.jpeg


Após uma época como piloto de testes, o alemão teve a oportunidade de disputar o uma prova no seu país, depois da equipa holandesa ter despedido Christian Albers. Uma corrida caótica, com chuva intensa, levou o jovem piloto alemão à liderança da sua primeira corrida na F1 - a qual viria a ser também a última.

Graças à chuva e à decisão arriscada da sua equipa de montar pneus intermédios na pré-grelha, Winkelhock, que partiu da via das boxes, chegou ao comando com facilidade, mantendo essa posição por seis voltas, enquanto os outros pilotos passavam pelas boxes para montarem pneus para chuva. No meio do caos e de chuva torrencial, a escapatória no final da reta da meta era um 'cemitério' de monolugares despistados, tendo-se verificado então à inédita reposição em pista do McLaren de Lewis Hamilton com a ajuda de uma grua.



Para azar de Winkelhock, a prova viria a ser interrompida e no reinício, já com a pista mais seca, depressa viria a ser 'engolido' pelos outros carros mais competitivos. Viria a abandonar devido a problemas mecânicos e, apesar dessa boa prestação, razões financeiras levaram a Spyker a escolher Sakon Yamamoto para o resto da temporada. O GP da Europa de 2007 foi ganho por Fernando Alonso, da McLaren, depois de uma ultrapassagem musculada a Felipe Massa, da Ferrari.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Algumas das novas regras da Fórmula 1 a partir de 2014

344c5d82.jpeg


O Mundial de Fórmula 1 vai sofrer grandes alterações nas regras a partir de 2014, sendo que a mais significativa passa pela introdução dos motores V6 de 1600cc. Mas não só, pois os monolugares passam, por exemplo, a funcionar apenas com motor elétrico nas boxes, entre outras. Fique a conhecer algumas das novas normas na generalidade.

Modo elétrico no pitlane

A partir do início de 2014 todos os monolugares terão de utilizar um motor elétrico durante as suas passagens no pitlane. A nova geração do KERS permitirá que assim seja.

Maior capacidade 'híbrida'

Devido à introdução da regra que obriga ao modo elétrico nas boxes, será aumentada a capacidade do KERS, 80 cv para cerca de 160 cv.

Caixas de 8 velocidades

A partir de 2014, passará a haver restrições na alteração das relações das caixas de velocidades, que terão de se manter inalteradas, quer se corra no Mónaco ou em Monza. Contudo, passam a ser permitidas caixas de oito relações.

Especificações do motor

Para além da confirmação dos motores 1,6 litros V6, com um ângulo fixo de 90 ° em V, a FIA anunciou que o fluxo de combustível será limitado a 100 kg/hora. Este fluxo diminui à medida que as rotações do motor caem abaixo de 10.500 rpm a uma taxa de 9 kg/hora para 1.000 rpm.
O diâmetro dos cilindros foi fixado em 80 mm, enquanto o peso do motor (incluindo o KERS) foi fixado num mínimo de 155 kg. O peso de KERS deverá ser entre 20 e 25 kg.

Motor ligado pelo piloto

Outra vantagem dos sistemas híbridos é que os pilotos deverão ser capazes de iniciar seus motores sem qualquer ajuda externa. Esta nova regra acaba com os abandonos de corrida devido ao motor ir abaixo em pista. Deve ser possível a qualquer piloto reiniciar o motor do seu monolugar a qualquer momento sem qualquer ajuda externa.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Luiz Perez Sala junta-se à estrutura da Hispania Racing

Luiz Perez Sala foi confirmado como conselheiro desportivo da Hispania Racing Team (HRT), integrando-se esta decisão no contexto de re-estruturação da equipa de Múrcia depois de ser adquirida pelo grupo financeiro Thesan Capital.

92c6593f.jpeg


O ex-piloto espanhol (à esquerda na foto, com Pedro Ruiz de Marcos, responsável da Thesan) já havia estado presente no recente GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, o que levantou desde logo rumores da sua possível integração da HRT.

Perez Sala foi escolhido pela Thesan Capital para efetuar um balanço da situação da equipa e traçar os próximos passos a dar pela HRT na Fórmula 1. De acordo com os órgãos de comunicação espanhóis como o AS.com, a escolha de Perez Sala justifica-se com o facto da Thesan Capital necessitar de um especialista para avaliar a situação da HRT, ainda para mais tendo o ex-piloto boas relações com o Banco Popular, o qual esteve envolvido no processo de compra da Hispania.

A sua função, ainda de acordo com o AS.com, será tratar dos aspetos desportivos da HRT, desde a escolha de pilotos a recursos técnicos e procura de uma nova sede, na medida em que atualmente a formação opera nas instalações providenciadas por Colin Kolles e o acordo com o atual diretor desportivo não deverá ser renovado.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Michael Schumacher "desapontado" com temporada até aqui

Michael Schumacher admite estar desapontado com a temporada da Mercedes GP até aqui, com o piloto alemão a explicar que estava à espera de algo diferente para esta sua segunda temporada de regresso à modalidade com a equipa de Brckley.

edc10bda.jpeg


"Sim, estou desapontado. Todos nós esperávamos algo diferente. Na partida para o GP da Austrália, estávamos bastante excitados após bons testes de inverno. Não correu como queríamos, mas esperamos melhorar a nossa prestação", referiu o piloto na antevisão ao GP da Alemanha.

"Não creio que estejamos em posição de discutir as vitórias. Estamos no caminho certo e a melhorar de forma firme, ainda que os resultados não o mostrem", acrescentou, observando ainda que está "otimista" quanto ao futuro.

Quanto à prova deste fim de semana, disputada em Nürburgring, Schumacher admite ter "boas memórias deste lugar e com as recentes melhorias que tivemos, esperamos melhorar ainda mais e oferecer alguma coisa aos nossos adeptos".

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rubens Barrichello confiante na renovação do contrato

Tendo referido recentemente a sua intenção de permanecer na Fórmula 1 e na Williams por mais uma temporada, Rubens Barrichello referiu ao site Autosport.com que as conversações para a renovação do seu contrato deverão começar em breve. Para o efeito, o veterano piloto brasileiro adiantou que já efetuou contacto com o Adam Parr.

567e3089.jpeg


"Trocámos e-mails um com o outro a dizer que as conversações iriam continuar aqui, pelo que estou bastante expectante. [O novo contrato] será na mesma base do anterior, pelo que acredito que não irá demorar muito tempo", referiu Barrichello.

"Tudo o que eu quero na minha carreira na Fórmula 1 é de um carro que seja novamente competitivo para que possa utilizar a minha sabedoria e a minha velocidade para chegar ao topo e tentar vencer o campeonato", acrescentou.

Na próxima temporada, a Williams irá reatar a sua ligação com a Renault, com esse anúncio a deixar o piloto brasileiro mais confiante na possibilidade de contar com um monolugar mais competitivo.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP do Canadá foi a corrida com mais ultrapassagens

Num ano em que se estreou o DRS, as ultrapassagens dispararam.



As corridas que mais ultrapassagens tiveram este ano foram Montreal (136), Istanbul (123) e Xangai (97). O Grande Prémio com menos trocas de posição foi, muito naturalmente, o Mónaco, com apenas 22. A verdade é que em Silverstone (29) e Melbourne (30) as coisas não foram muito melhores, se bem que no caso da prova australiana, na estreia da utilização do DRS, os pilotos e Comissários Desportivos estavam ainda numa fase de adaptação ao sistema. Curiosamente, a prova de Silverstone proporcionou apenas 29 ultrapassagens, enquanto a corrida de Valência teve 44, o dobro do Mónaco e destas 16 tiveram lugar na primeira zona de DRS e apenas seis na segunda.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
.DRS 'culpado' de 29% das ultrapassagens na F1 em 2011

Durante a época de Fórmula 1 o DRS foi 'culpado' de 29 por cento do total de ultrapassagens. Na China, a percentagem cifrou-se em 33%, na Turquia (41%), Espanha (35%) e Valência (50%), uma corrida onde o DRS totalizou mais ultrapassagens que o '"modo normal". No Mónaco, 64% das ultrapassagens foram 'normais' contra apenas 9% através do DRS. As restantes deram-se nas boxes. Em Silverstone, 55% das ultrapassagens foram 'normais' e apenas 21% 'assistidas' pelo DRS.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha - Treinos Livres 1

Fernando Alonso começa treinos do GP da Alemanha na frente

Fernando Alonso foi o mais veloz na primeira sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, disputada esta manhã no circuito de Nürburgring, parecendo confirmar a subida de competitividade da Ferrari após o triunfo em Silverstone.

e1571f11.jpeg


Com a Pirelli a levar para este primeiro treino novos pneus macios experimentais, a grande maioria dos 24 pilotos recorreu a esses pneus para obter as suas melhores marcas, cabendo a Fernando Alonso o melhor tempo da sessão, com um registo em 1.31,894s. O asturiano da Ferrari foi mesmo o único a rodar abaixo do segundo '32, revelando a boa performance dos 150º Italia no traçado alemão esta manhã.

Nas duas posições seguintes ficaram os dois pilotos da Red Bull, com Mark Webber a obter o segundo melhor tempo, a 0,323s de Alonso, e Sebastian Vettel o terceiro, este a 0,374s. O quarto melhor tempo foi obtido por Felipe Massa, no segundo Ferrari.

O duo da McLaren ficou nas duas posições seguintes, em quinto e sexto, com Lewis Hamilton na frente de Jenson Button, embora ambos tenham ficado já a mais de um segundo do registo de Alonso.

Nico Rosberg foi o melhor dos representantes da Mercedes GP, com o sétimo tempo, enquanto os dois Force India voltaram a mostrar grande velocidade, ao ficarem em oitavo e nono, com Adrian Sutil a ficar na frente de Nico Hulkenberg. O top 10 ficou completo com a presença de mais um alemão, Michael Schumacher.

A sessão decorreu sem grandes incidentes ao longo dos 90 minutos, apenas com algumas travagens falhadas no final da reta da meta e, depois, com uma saída de pista mais aparatosa de Sebastien Buemi já nos minutos finais. Sem tocar em nada, o piloto da Toro Rosso ainda chegou a levantar voo na escapatória de gravilha, na qual ficou 'atascado'.

1 Fernando Alonso Ferrari 1:31.894 30 voltas
2 Mark Webber RBR-Renault 0.323 24
3 Sebastian Vettel RBR-Renault 0.374 27
4 Felipe Massa Ferrari 0.787 23
5 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.102 18
6 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.734 22
7 Nico Rosberg Mercedes 1.893 33
8 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1.938 27
9 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1.964 26
10 Michael Schumacher Mercedes 1.969 31
11 Vitaly Petrov Renault 2.200 22
12 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 3.221 23
13 Sebastien Buemi STR-Ferrari 3.477 20
14 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 3.495 24
15 Nick Heidfeld Renault 3.550 22
16 Sergio Perez Sauber-Ferrari 4.477 22
17 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 4.498 29
18 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 4.948 29
19 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 4.988 27
20 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 6.610 22
21 Karun Chandhok Lotus-Renault 6.871 19
22 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 7.385 24
23 Timo Glock Virgin-Cosworth 8.215 23
24 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 8.534 22

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Bernie Ecclestone admite ter pago mas como resposta a ameaças

Envolvido num escândalo de corrupção, Bernie Ecclestone admitiu ao jornal The Daily Telegraph que pagou 44 milhões de dólares (cerca de 30,5 milhões de euros) ao antigo diretor do banco alemão BayernLB, Gerhard Gribkowsky no processo de venda da modalidade em 2006 à CVC.
No entanto, o responsável máximo pela Fórmula 1 garante que apenas o fez porque estava a ser ameaçado por Gribkowsky de que iria levantar problemas para o seu lado junto das autoridades financeiras britânicas caso não o fizesse.


902308b3.jpeg


A braços com a justiça alemã, Gribkowsky está acusado de corrupção, fraude fiscal e fuga às respetivas obrigações financeiras enquanto funcionário do banco. Intermediário da venda de 48 por cento das ações do BayernLB na SLEC Holdings, antiga detentora dos direitos comerciais da F1, Gribkowsky é acusado de ter recebido um suborno de Ecclestone no valor de 44 milhões de dólares para negociar as ações a preço mais baixo.

Agora, Ecclestone, envolvido formalmente neste caso, confessou ao jornal The Daily Telegraph que efetuou o pagamento dessa verba, não como suborno mas como correspondências às 'exigências' de Gribkowski de que iria denunciar às autoridades financeiras britânicas o suposto envolvimento de Ecclestone na Bambino Holdings,. Na sequência dessa alegada ameaça, Ecclestone decidiu, após consulta com o seu advogado, pagar a quantia de forma a evitar uma longa e ainda mais custosa caminhada em tribunais para provar a sua inocência caso a denúncia fosse mesmo feita.

"Eu nunca tive nada a ver com essa entidade [Bambino Holdings] de qualquer forma, mas ele ameaçou dizer que eu a estava a gerir", defendeu-se Ecclestone, acrescentando ainda que a única coisa que fez foi transferir uma parte das suas ações para a Bambino Holdings num momento em que temia pelo seu estado de saúde como forma de precaver a herança para a sua esposa na altura, Slavica. Isto porque não tendo Slavica Ecclestone morado o tempo suficiente no Reino Unido, teria que pagar taxas exorbitantes na altura de receber a herança. "Não havia nada de errado com esse fundo, mesmo nada", reforçou.

"Ele nunca me disse que se não lhe desse o dinheiro, ele diria o que estava a ameaçar. Ele apenas me deixou com o facto de que o poderia fazer ou não", disse Bernie, enfatizando que nunca subornou ninguém, mas lembrando aquilo que os seus advogados lhe disseram quando os interrogou da possibilidade de existir uma denúncia de Gribkowsky: "Eles disseram-me 'eu digo-te o vai acontecer, as Finanças vão fazer uma auditoria e tu terás de te defender, porque o poderás fazer, e estarias três anos em tribunal e isso iria custar-te uma fortuna. É melhor pagar'".

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha - Treinos Livres 2

Mark Webber liderou segunda sessão de treinos livres

Mark Webber (Red Bull) foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, com o piloto da Red Bull a bater Fernando Alonso (Ferrari) por apenas 0,168s.

1dda851d.jpeg


A equipa transalpina foi aquela que mais tempo figurou no topo da tabela de tempos, primeiro com Felipe Massa e depois com Fernando Alonso. Contudo, com os Red Bull a montarem pneus macios, Mark Webber conseguiu saltar para a primeira posição com cerca de meia hora para o final após registar uma volta em 1.31,770s. De seguida, ainda melhorou o seu registo para 1.31,711s, naquela que viria a ser a melhor marca final.

Alonso ficou, então, com o segundo posto, tendo confirmado a boa prestação vista esta manhã pelos Ferrari. O espanhol passou ainda por um momento mais 'quente' ao queimar uma travagem e sair de pista no gancho Dunlop, mas 'recuperou' o seu monolugar sem problemas.

Sebastian Vettel ficou logo a seguir, na terceira posição, a 0,373s, ficando na frente de Felipe Massa, que se quedou a 0,643s. Não muito longe ficaram os dois Mercedes, com Michael Schumacher a superiorizar-se a Nico Rosberg, ambos ainda a menos de um segundo da frente.

Lewis Hamilton foi o sétimo melhor aos comandos do monolugar da McLaren-Mercedes, mas já a mais de um segundo, ao passo que o top 10 ficou completo com os Renault de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov e ainda com o Force India de Adrian Sutil. Jenson Button, a braços com alguns problemas nos escapes do seu McLaren, foi apenas o 11º da sessão, não tendo feito muitas voltas.

A sessão foi ainda problemática para Daniel Ricciardo, cujo Hispania Racing se viu obrigado a parar ao cabo de apenas cinco voltas com problemas mecânicos, e para Sebastien Buemi, cujo Toro Rosso padeceu também de problemas.

1 Mark Webber RBR-Renault 1.31,711 34 Voltas
2 Fernando Alonso Ferrari 0,168 38
3 Sebastian Vettel RBR-Renault 0,373 28
4 Felipe Massa Ferrari 0,643 36
5 Michael Schumacher Mercedes 0,700 31
6 Nico Rosberg Mercedes 0,846 32
7 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1,013 28
8 Nick Heidfeld Renault 1,387 17
9 Vitaly Petrov Renault 1,427 22
10 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1,500 34
11 Jenson Button McLaren-Mercedes 1,514 17
12 Paul di Resta Force India-Mercedes 1,588 34
13 Sergio Perez Sauber-Ferrari 2,402 34
14 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 2,633 34
15 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 2,776 37
16 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2,780 35
17 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 3,285 35
18 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 4,042 42
19 Timo Glock Virgin-Cosworth 5,229 32
20 Karun Chandhok Lotus-Renault 5,537 33
21 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 5,602 33
22 Vitantonio Liuzzi HRT-Cosworth 6,434 31
23 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 9,026 5
24 Sebastien Buemi STR-Ferrari Sem tempo 3

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Novos escapes do Renault "têm potencial"

Tendo ensaiado nos treinos livres de hoje para o GP da Alemanha uma nova solução das saídas de escape, a Renault deverá decidir esta noite se manterá a solução mais radical com que competiu desde o início da temporada 2011 ou se optará por esta nova configuração, mais convencional.

f1995ef1.jpeg


Nick Heidfeld, que ensaiou a novidade hoje, revelou que esta nova solução tem bastante potencial competitivo, mas ao mesmo tempo, alguns problemas, pelo que a equipa irá decidir esta noite qual o rumo a seguir.

"Vemos bastante potencial nesta solução, mas não está a funcionar perfeitamente neste momento. Há muito trabalho a fazer. O carro parece estar definitivamente melhor com esta novidade e é uma grande diferença em relação ao que tínhamos antes. Temos de trabalhar um pouco mais nela, por isso vamos ver os dados mais tarde e depois vemos o que fazer", é citado Heidfeld no Autosport.com.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pilotos da McLaren com expectativas em baixa para a qualificação

Os pilotos da McLaren baixaram as suas expectativas para a sessão de qualificação depois das duas primeiras sessões de treinos livres de hoje para o GP da Alemanha, com Lewis Hamilton a considerar que "não poderemos lutar pela pole position amanhã ou pelo menos assim parece".

13b58052.jpeg


Os responsáveis da equipa de Woking esperavam poder voltar à luta com a Red Bull e a Ferrari após o retrocesso da Federação Internacional do Automóvel (FIA) no que diz respeito aos gases de escape no difusor (afirmando mesmo que essa limitação em Silverstone lhes custou 0,8 segundos), mas os treinos livres de hoje parecem mostrar uma realidade mais difícil para a McLaren.

"Em ritmo de qualificação simplesmente não temos o mesmo andamento para lutar com eles - em ritmo de uma única volta, eles têm cerca de um segundo de vantagem sobre nós. Não sabemos com que cargas de combustível é que cada um andou, por isso poderemos ficar positivamente surpreendidos amanhã se descobrirmos que estávamos mais pesados do que os outros, ainda que historicamente não tenha sido esse o caso", referiu Hamilton, demonstrando ainda assim esperança para a corrida.

"É na corrida que podemos causar mais estragos e encurtar a distância por alguma razão. Poderemos ter a oportunidade de desafiar pelo menos um dos Ferrari e Red Bull. Claro que eles são bastante rápidos, mas tudo pode acontecer", sumarizou.

Da parte de Button, que considerou o seu dia "para esquecer", um problema com o sistema KERS fê-lo perder muitas voltas de manhã, mas ainda assim o campeão de 2009 acredita na possibilidade de lutar pelas posições cimeiras na Alemanha.

"Foi um dia bastante complicado para afinar o carro. Para condições de apenas uma volta penso que estamos a chegar lá, mas estamos bastante mais longe [da frente] do que pensávamos. Esta manhã não encontrei o equilíbrio do carro e tive imensas dificuldades e à tarde não tinha o sistema KERS, pelo que isso não foi perfeito. Não estamos tão rápidos quanto os Red Bull numa única volta, mas penso que nunca sonhávamos poder estar ao mesmo nível. Trata-se de saber se conseguimos lutar com os carros da frente e temos de continuar a apontar a isso, mas será muito difícil", referiu Button.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso satisfeito com confirmação da competitividade da Ferrari

Fernando Alonso voltou a salientar a evolução dos Ferrari ao longo das últimas semanas, demonstrando-se bastante satisfeito com a prestação dos monolugares italianos nas sessões de treinos livres do GP da Alemanha de hoje.

e1571f11.jpeg


"Foi uma sexta-feira normal, como qualquer outra. As primeiras impressões do carro são boas, o que confirmam que estamos a trabalhar no bom caminho. Aquilo que aconteceu em Silverstone, já o disse antes, não foi um milagre por causa dos regulamentos relacionados com os escapes. Esse resultado deveu-se a muitos melhoramentos introduzidos a cada corrida, como se pôde ver pelo facto de que, a partir do Mónaco, regressámos um bom nível em termos de competitividade e aqui, onde regressamos às regras de Valência, continuamos na frente", referiu Alonso.

"Em teoria, o frio não é positivo para nós: nestas condições, os Red Bull são ainda melhores, mas cabe-nos a nós adaptar-nos o melhor possível a estas condições. Além disso, as baixas temperaturas também podem ter impacto na nossa estratégia para a qualificação, dado que não é fácil fazer um bom tempo logo na primeira volta. Se chover a situação será ainda mais complicada", completou o líder da sessão matinal em Nürburgring.

Também Felipe Massa destacou os progressos da Ferrari, afirmando que "tinhamos muito trabalho para fazer e conseguimos fazê-lo nas duas sessões sem qualquer problema. Posso dizer que estamos satisfeitos com o nosso nível de competitividade, mesmo que ainda seja cedo para dizer se podemos lutar por alguma coisa de importante".

"O nosso ritmo em séries longas não é mau nos dois tipos de pneus: existem algumas diferenças entre os pneus principais e de opção e teremos de ter isso em atenção quando tratarmos da estratégia de corrida. Gosto deste circuito: tem subidas e descidas e muitas mudanças de direção que o tornam divertido de percorrer. Claro que se tivermos um carro competitivo poderemos ter ainda mais diversão", completou o paulista.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Alemanha - Treinos Livres 3

Sebastian Vettel dá o mote para a qualificação

A Red Bull colocou os seus dois pilotos nas duas primeiras posições da terceira sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, com Sebastian Vettel a mostrar-se o mais veloz ante Mark Webber. Contudo, a vantagem dos Red Bull sobre o Ferrari de Fernando Alonso não é muito grande, pelo que a sessão de qualificação deverá ser bastante interessante.


d4900373.jpeg


Uma vez mais, o Ferrari de Fernando Alonso voltou a mostrar-se bastante competitivo nesta sessão, acabando por ser o único a conseguir dar luta aos Red Bull. À entrada dos últimos três minutos, o espanhol liderava o ensaio, mas primeiro Mark Webber e, depois, Sebastian Vettel melhoraram os seus tempos nos instantes finais para ficarem nas duas primeiras posições.

Vettel foi o único a rodar na casa do segundo '30, com um registo de 1.30, 916s, deixando Webber a 0,133s. Não muito longe, e preferindo ficar nas boxes a assisir ao 'ataque' final dos pilotos da equipa de Milton Keynes, Alonso ficou a 0,222, dando boas indicações para a sessão de qualificação.

Os McLaren-Mercedes revelaram melhorias em relação aos treinos de ontem, com os seus dois pilotos a ficarem nas posições seguintes a Alonso, embora a mais de meio segundo de Vettel. Lewis Hamilton foi o quarto, a 0,662s, enquanto Jenson Button foi o quinto, a 0,707s.

Nico Rosberg deu boas indicações também para a Mercedes, ao colocar-se em sexto, na frente de Felipe Massa (Ferrari), Adrian Sutil (Force India), Michael Schumacher (Mercedes) e Pastor Maldonado (Williams).

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Renault regressa aos escapes originais para o resto do fim de semana

Tendo avaliado ao longo do dia de ontem uma solução com saídas de escape junto ao difusor no monolugar de Nick Heidfeld, a Renault optou por reverter para a solução mais radical vista desde o início da temporada, com as saídas de escape junto ao início dos flancos.

f1995ef1.jpeg


Ainda que os resultados de Heidfeld tenham sido promissores, tendo o piloto alemão confirmado também que a solução era mais eficaz, a Renault decidiu que a nova solução de escapes ainda não está suficientemente desenvolvida, a começar pelo facto de ser cerca de quatro quilos mais pesada do que a versão original, já que não é integralmente concebida em fibra de carbono.

Assim, e de acordo com o site Autosport.com, os dois monolugares da equipa britânica vão contar com os mesmos sistemas de escapes utilizados até aqui no fim de semana do GP da Alemanha, embora o novo sistema deva continuar a ser aperfeiçoado para futura introdução no R31. Em declarações ao Autosport.com, Eric Boullier, diretor da equipa, explicou que "parece que o carro está a funcionar muito melhor agora", mas demonstra confiança na melhoria da performance da Renault, até porque estão já a ultimar novas evoluções do monolugar.

Autosport
 
Topo